O que é interdisciplinaridade na Educação Infantil?

Perguntado por: Sara Silva  |  Última atualização: 20. April 2022
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O que é interdisciplinaridade na Educação Infantil? É uma forma de construir conhecimento de maneira integrada. O conteúdo interdisciplinar une as ferramentas de várias disciplinas e as conecta com aplicações reais do cotidiano do estudante, saindo apenas do decorar ou repetir.

Como trabalhar interdisciplinar na Educação Infantil?

Confira, agora, 5 dicas para inserir de vez a interdisciplinaridade no projeto pedagógico de sua escola.
  1. Aposte em um bom planejamento. ...
  2. Permita que os professores tenham flexibilidade. ...
  3. Aposte em atividades lúdicas. ...
  4. Utilize recursos digitais. ...
  5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar.

Qual é a principal característica da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Ela implica na articulação de ações disciplinarares que buscam um interesse em comum.

O que é uma educação interdisciplinar?

O que é interdisciplinaridade? Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.

O que a Bncc fala da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade na BNCC

A Base funciona como um guia para a construção dos currículos escolares. O documento valoriza o papel complementar dos currículos no que diz respeito à construção de conhecimentos que levem o contexto e a realidade local das escolas em consideração.

A interdisciplinaridade no contexto da Educação do Século 21

27 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

O que é interdisciplinaridade no ensino fundamental?

A interdisciplinaridade é uma prática integradora que envolve todas as áreas do conhecimento, onde os educandos estabelecem relações entre os conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas.

Porque a educação interdisciplinar é importante na formação dos alunos?

Resumindo: a interdisciplinaridade na educação é importante porque engloba diversas habilidades que um estudante precisa desenvolver para atuar em diversas áreas da vida. Se parar para pensar, por exemplo, os problemas do mundo real são interdisciplinares.

O que é uma equipe interdisciplinar?

Equipe interdisciplinar é formada por vários profissionais de diversas áreas da saúde que trabalham em conjunto, muitas vezes coordenada por um médico, permitindo atendimento global de acordo com as necessidades dos pacientes.

Porque trabalhar de forma interdisciplinar?

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. ... Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas.

Quais são os tipos de interdisciplinaridade?

E derivam-se da categoria “interdisciplinaridade” os níveis no âmbito do conhecimento: multidisciplinaridade, significando saberes fragmentados, em que existe justaposição de várias disciplinas, porém sem relação aparente entre si; pluridisciplinaridade, em que algumas disciplinas pertencentes a conteúdos afins ou a ...

Qual é a importância da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade é uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. É importante porque abrange temas e conteúdos permitindo dessa forma recursos ampliados e dinâmicos, onde as aprendizagens são entendidas.

Como montar um projeto interdisciplinar na escola?

8 ideias para desenvolver projetos interdisciplinares na escola
  1. Robô de sucata para proteger a natureza. ...
  2. Leitura com alunos vestidos de personalidades famosas. ...
  3. Museu temporário para celebrar histórias pessoais dos alunos. ...
  4. Fotos de comida no Facebook. ...
  5. Autores mirins mobilizados pela causa ambiental.

Como trabalhar com projetos interdisciplinares?

Agora que você já sabe algumas das vantagens da interdisciplinaridade, veja algumas dicas de como adotá-la em projetos desenvolvidos durante o isolamento social.
  1. Faça um planejamento preciso. ...
  2. Escolha os recursos adequados. ...
  3. Encoraje a flexibilidade. ...
  4. Invista em atividades lúdicas.

Quais são as maiores dificuldades no trabalho interdisciplinar?

Os autores observaram que os maiores problemas do trabalho interdisciplinar na escola são: a falta de tempo para planejamento coletivo, as dificuldades em compatibilizar os horários dos docentes para esse planejamento e a diversidade de formação dos professores.

O que é uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar?

O foco da equipe multidisciplinar

Quando profissionais de uma mesma área se reúnem para atender a um único foco específico, por exemplo, atender demandas especializadas em doenças cardíacas, chamamos esse tipo de equipe de interdisciplinar, por integrar os saberes de diversas profissões na assistência integrada.

Qual a diferença entre equipe multiprofissional e interdisciplinar?

Enquanto uma atividade interdisciplinar integra diferentes áreas do conhecimento com um objetivo comum, em um projeto multidisciplinar, ainda que haja um tema que norteie todo o planejamento, cada componente curricular traz o conteúdo para dentro do seu contexto.

O que é profissional interdisciplinar?

Seguindo a lógica da definição da palavra nos dicionários, o profissional interdisciplinar é aquele que dialoga tranquilamente com duas ou mais áreas de uma determinada profissão. Eles são, portanto, colaboradores que fogem um pouco do tipo de trabalhador clássico, especialista em apenas um único objeto de estudo.

Qual a importância da interdisciplinaridade na formação do professor e no ensino de ciências?

A interdisciplinaridade possibilitou aos futuros professores a quebra de paradigmas, antes preso somente ao contexto da área em formação, para novos olhares sobre a forma de pensar um objeto de estudo, principalmente no despertar do trabalho em equipe, tornando as práticas em sala de aula momentos de debates, reflexões ...

Como a interdisciplinaridade pode auxiliar no processo de cognição do aluno?

Levar os alunos ao pensamento crítico

A interdisciplinaridade ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.

Quais os benefícios da interdisciplinaridade?

Quais os principais benefícios da interdisciplinaridade na educação
  • aprendizagem de maior qualidade;
  • revisão de conceitos;
  • estímulo ao pensamento crítico;
  • conscientização sobre globalização;
  • ampliação do leque de conhecimentos também dos professores.

Como trabalhar a interdisciplinaridade no contexto escolar?

Faça um bom planejamento: as atividades interdisciplinares precisam de um planejamento pedagógico eficaz para se encaixar na rotina escolar, pois envolvem professores de várias disciplinas. Assim, eles podem conversar sobre cada conteúdo que está sendo dado em suas aulas e refletir sobre como trabalhá-los em conjunto.

Qual é o papel do professor na interdisciplinaridade?

Na proposta interdisciplinar o professor deve ser sensível em sua prática, fazendo uso de uma didática que o aproxime dos alunos e os possibilite modificar, enriquecer e construir novos métodos de interpretação do conhecimento, pois o aluno será sempre o agente da aprendizagem.

O que é interdisciplinaridade nova escola?

Em termos gerais, a interdisciplinaridade é quando dois ou mais componentes curriculares relacionam seus conteúdos para aprofundar um conhecimento, superando a sua visão fragmentada e recuperando, assim, a integração dos saberes.

Como surgiu o conceito de interdisciplinaridade?

Segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.

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