O que é insulina?

Perguntado por: Matilde Sousa de Rodrigues  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Insulina é uma hormona responsável pela redução da glicemia, ao promover a entrada de glicose nas células. Esta é também essencial no metabolismo de sacáridos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lípidos. É produzida nas células beta das ilhotas de Langerhans, do pâncreas endócrino.

Qual é a função da insulina?

O que a insulina faz? A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose¹, ou seja, no controle do nível de glicose no sangue. Além disso, ela reduz a produção de glicose pelo fígado e aumenta a captação desse hormônio nos tecidos adiposo e muscular².

Qual é a definição de insulina?

Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia. Pessoas com diabetes podem precisar de injeções de insulina por diferentes motivos: não produzirem insulina suficiente, não conseguirem usá-la adequadamente ou ambos os casos.

O que a insulina pode causar?

O principal efeito colateral de qualquer tipo de insulina é a hipoglicemia, que é a redução exagerada da glicose. Esta alteração provoca sintomas como tremores, tonturas, fraqueza, transpiração e nervosismo, e é muito perigosa, pois, se não for corrigida rapidamente, pode causar desmaio e até coma.

Qual a diferença entre glicemia e insulina?

Explicando bem basicamente, quando você consome carboidratos, o nível de açúcar no sangue (glicemia) sobe e a insulina é secretada pelo pâncreas para regular a glicemia.

O que é insulina?

23 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da insulina no controle da glicemia?

A principal função da insulina é controlar a quantidade de glicose no sangue após a alimentação1. Ela informa as células de que a glicose deve ser absorvida. Caso isso não aconteça, a permanência de níveis elevados de glicose na corrente sanguínea pode ser altamente tóxica.

Qual a diferença entre exame de glicose e glicemia?

O exame de glicose, também conhecido como teste da glicose, é feito com objetivo de verificar a quantidade de açúcar no sangue, que recebe o nome de glicemia, e é considerado o principal exame para diagnosticar a diabetes.

Como a insulina pode matar?

A superdosagem de insulina é capaz de levar a pessoa ao coma e, em seguida, a morte por hipoglicemia, independentemente de ela ser diabética, explica a endocrinologista Denise Reis Franco, diretora da ADJ Associação Diabetes Brasil.

O que acontece quando se tem excesso de insulina no organismo?

Se chegar a acontecer uma overdose de insulina, então você sofrerá uma diminuição dos seus níveis de glicose no sangue. Este fenômeno se conhece como hipoglicemia. Os sintomas não demoram.

Quais são as reações adversas da insulina?

Os sintomas em geral ocorrem repentinamente e podem incluir: suor frio, palidez, nervosismo ou tremor, ansiedade, cansaço ou fraqueza incomum, confusão, dificuldade de concentração, sonolência, fome excessiva, alteração temporária da visão, dor de cabeça, náusea e palpitação.

O que é a insulina basal?

Para que serve a insulina

Basal: é a secreção de forma contínua da insulina, para manter um mínimo constante ao longo do dia; Bolus: é quando o pâncreas libera grandes quantidades de uma vez, após cada alimentação, impedindo assim, que o açúcar dos alimentos se acumule no sangue.

O que é o pico de insulina?

Portanto, os picos de insulina se referem às taxas elevadas do hormônio na corrente sanguínea em determinados períodos. Resumidamente, esse picos ocorrem por dois principais motivos: Quando ingerimos comida em excesso, acima das nossas necessidades nutricionais. Quando consumimos muitos alimentos ricos em carboidratos.

O que é o exame de insulina?

O Exame Insulina é usado para medir os níveis de insulina no sangue. O resultado dele ajuda no diagnóstico de insulinoma, que são tumores endócrinos, além de identificar resistência à insulina e insulina elevada, problemas que podem evoluir para doenças crônicas, como o diabetes.

Qual a função da insulina no organismo animal?

A insulina atua na síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, reduzindo a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio age também no crescimento e diferenciação celular.

Qual a função da insulina e quando ela é acionada?

O pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio denominado insulina e glucagon. É a insulina que controla a glicemia no sangue. Insulina é feita e secretada pelas células beta das ilhotas pancreáticas, pequenas ilhas de células endócrinas no pâncreas.

Qual a ação da insulina e do glucagon no organismo?

A ação da insulina é antagônica à ação do glucagon.

Entretanto, quando os níveis de glicose caem, entra em ação o glucagon, que garante a liberação da glicose que está armazenada no corpo. A insulina garante a redução dos níveis de glicose, enquanto o glucagon garante o aumento de glicose no organismo.

Quando a insulina perde o efeito?

Insulina perde o efeito acima de 8º C e traz riscos à saúde.

Por que a insulina engorda?

Conforme já citamos nesse artigo, a resistência à insulina provoca o aumento do peso. Isso porque a insulina não consegue mais fazer com que as células absorvam a glicose dos alimentos, logo, para que essa glicose não fique muito alta no sangue a insulina transforma essa glicose em gordura e armazena no seu corpo.

Por que a pessoa q tem diabetes tem diarreia frequente?

A flora intestinal do diabético obeso também é doente e propicia diarréia além de absorção alterada de fragmentos de bactérias, que levam à uma inflamação sistêmica. O mais comum é a metformina, de forma isolada ou em associação a outros remédios, provocar diarréia.

O que causa o excesso de insulina?

Quando resulta em coma geralmente é por causa dos níveis baixos de glicose no sangue quando: Dose excessiva de insulina; Álcool durante a hipoglicemia; Exercícios esgotaram o estoque de glicogênio do corpo.

Como é a morte por hipoglicemia?

O ruim da hipoglicemia é que ela cria estragos de forma imediata. A pessoa entra em coma, sobrevive, mas ela fica com sequelas neurológicas muito graves”, alerta.

Qual a quantidade máxima de insulina por dia?

A necessidade diária total de insulina individual em adultos pode variar e é geralmente entre 0,5 e 1,6 unidade/kg/dia. Recomenda-se o monitoramento da glicose no sangue e o ajuste da dose de insulina para obter um controle glicêmico ideal.

Qual o nível perigoso de glicose?

Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

É considerado diabetes a partir de quanto?

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Quais os tipos de exame de glicose?

Principais exames para diabetes
  1. Exame de glicose em jejum. ...
  2. Teste de Tolerância à Glicose (TOTG) ...
  3. Teste de glicemia capilar. ...
  4. Teste da hemoglobina glicada.

Artigo anterior
Quanto custa a bike mais cara do mundo?
Artigo seguinte
O que e transtorno alimentar?