O que é instrumentalidade das formas?

Perguntado por: Gil Hugo Campos de Melo  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (24 avaliações)

Em resumo, o princípio da instrumentalidade das formas pressupõe que, mesmo que o ato seja realizado fora da forma prescrita em lei, se ele atingiu o objetivo, esse ato será válido.

Em que consiste a instrumentalidade das formas?

Pelo princípio da instrumentalidade das formas, a existência do ato processual não se constitui em um fim em si mesmo, mas representa um instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade, quando não causa prejuízo às partes, ainda que contenha vício.

Em que consiste a instrumentalidade do Direito Processual Civil em relação ao direito material?

O princípio da instrumentalidade do processo revela as formas pré-dispostas da legislação processual atinentes à realização do direito material das partes. Em outras palavras, referido princípio indica a prévia existência de normas processuais a assegurar e realizar todas as relações jurídicas de direito material.

O que é forma do processo?

A forma dos atos processuais diz respeito ao aspecto exterior pelo qual os atos se apresentam. Em regra, impera o princípio da liberdade das formas, com ênfase na finalidade do ato.

Quando a lei prescrever determinada forma?

Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade. Art. 278. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.

Direito Processual Civil em Tópicos | Princípio da Instrumentalidade das Formas

45 questões relacionadas encontradas

O que é o princípio da Disponibilidade?

Princípios da disponibilidade e da indisponibilidade. Este princípio garante o direito das partes de exercer ou não seus direitos por meio do acesso ao Poder Judiciário. Esse procedimento é denominado poder dispositivo a liberdade que as pessoas têm de exercer ou não seus direitos.

O que é o princípio da fungibilidade?

Consagrado no meio processual, o princípio da fungibilidade serve para auxiliar a parte que, de forma equivocada e sem má-fé processual, utilizou-se de um recurso para atacar uma decisão judicial, sendo o remédio processual interposto aceito pelos operadores do Direito como se o acertado fosse.

Quais as formas de processo?

Os três tipos de processos judiciais
  • Processo de Conhecimento. O processo de conhecimento é o mais conhecido entre os tipos de processos judiciais. ...
  • Processo cautelar. ...
  • Processo de execução.

Qual é a forma pela qual as partes se manifestam no processo?

A regra é a oralidade. Partes, juiz e auxiliares podem se manifestar oralmente, mas tudo é reduzido a termo (convertido em texto escrito). Em alguns casos o CPC, além de se utilizar da escrita (imediata ou mediatamente), prescreve a forma como requisito de validade do ato processual.

Quanto à forma como podem ser os atos processuais?

Os atos processuais podem ser expressos de forma oral ou escrita. Contudo, se feito na forma oral, deve ser sempre reduzido a termo. O Novo Código de Processo Civil reiterou os atos processuais, preservando aquilo que trazia o código anterior.

O que é instrumentalidade no processo civil?

Pelo princípio da instrumentalidade das formas, temos que a existência do ato processual é um instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade. Assim, ainda que com vício, se o ato atinge sua finalidade sem causar prejuízo às partes, não se declara sua nulidade.

O que é um direito instrumental?

Vitória, o Direito Instrumental ou Direito Processual é aquele direito que se manifesta por meio da ação, ou seja, se manisfesta através do processo, é a manisfestação da lei nos casos concretos, por exemplo, a pessoa sofreu um dano (Direito Material), ela busscará a reparação do dano por meio da ação (Direito ...

Qual a importância do direito material?

"O direito material tem por fim ditar as normas de conduta para garantir a paz social, o direito processual tem por finalidade assegurar o cumprimento dessas mesmas normas. A finalidade de um ramo é ditar as regras, enquanto a finalidade do outro é garantir a obediência dessas mesmas regras35”.

O que é a instrumentalidade do processo penal?

A instrumentalidade do processo penal indicada pela doutrina consiste em dizer que o processo é o instrumento pelo qual se valerá o Estado para que seja verificada a existência ou não de um crime, para que assim seja possível a aplicação de uma sanção penal (TOURINHO FILHO, 2010, p. 48).

O que é aproveitamento do ato processual?

PRINCÍPIO DO APROVEITAMENTO DOS ATOS PROCESSUAIS. Nos termos dos artigos 128 e 460 do CPC , de aplicação subsidiária no processo do trabalho, o juiz deve proferir a decisão dentro dos limites fixados pela pretensão das partes, não podendo fazê-lo além, aquém ou fora do pedido.

Qual o significado do princípio da convalidação?

Princípio da Convalidação (ou Conservação) Apresenta-se por meio da previsão pela lei de hipóteses que ensejam a validação do ato defeituoso que, em princípio, deveria ser decretado inválido.

Quais são as partes de um processo judicial?

Principais fases de um processo judicial
  • Petição Inicial. É a apresentação do pedido pelo autor. ...
  • Contestação. Não havendo uma resolução amigável da lide, o Réu tem direito de apresentar os seus argumentos face às acusações sofridas. ...
  • Réplica. ...
  • Frase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Fase recursal. ...
  • Cumprimento de sentença.

Quais são as fases de um processo?

Etapas de um processo
  • Petição inicial. ...
  • Citação. ...
  • Réplica. ...
  • Fase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Recursos. ...
  • Cumprimento de sentença.

Quais são as partes do processo penal?

Os sujeitos principais do processo são o juiz, o autor e o réu. Os secundários ou acessórios são as pessoas que têm direitos perante o processo, mas podem existir ou não, sem afetar a relação processual.

Quais são os tipos de processo penal?

São três os sistemas processuais penais existentes no ordenamento jurídico: a) sistema inquisitório ou inquisidor; b) sistema acusatório; c) sistema misto, reformado, napoleônico ou acusatório formal.

Quais são as principais características dos processos?

São características de um processo:
  • Ser um trabalho contínuo e rotineiro;
  • Gerar resultados constantes e padronizados;
  • Ser permanente e replicável;
  • Corresponder à forma pela qual a organização trabalha;
  • Agregar valor às entregas para clientes.

Quais são os tipos de processo administrativo?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle. Os processos de expediente são extremamente simples e são inerentes à rotina burocrática da administração.

Quando é aplicado o princípio da fungibilidade?

A aplicação do princípio da fungibilidade tem como causa o interesse da parte que não deverá sofrer prejuízo processual nos casos em que houver erro na interposição de um recurso por outro, desde que presentes os requisitos de fundada dúvida sobre o cabimento do meio escolhido e a inexistência de erro grosseiro.

Em quais situações será aplicado o princípio da fungibilidade?

O princípio da fungibilidade pode ser aplicado aos recursos, substituindo-se um instrumento por outro, naqueles casos em que haja dúvida objetiva sobre qual recurso cabe de determinada decisão, quando não existir erro grosseiro ou má-fé e o prazo do recurso for o daquele cabível na hipótese.

O que é o princípio da fungibilidade das ações possessórias?

O princípio da Fungibilidade indica que uma ação proposta de forma inadequada, pode ser considerada válida, permitindo que o magistrado receba e processe a demanda equivocada (ação de reintegração de posse), quando o caso reclamava o ajuizamento de outra espécie possessória (ação de manutenção de posse), nos moldes do ...

Artigo anterior
Quem faz a voz do Damon?
Artigo seguinte
Quem é contribuinte do ICMS?