O que é insolvencia empresarial?

Perguntado por: Manuel Leal Andrade  |  Última atualização: 18. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

Simplificadamente, a insolvência empresarial é a circunstância em que progressivamente a empresa não consegue arcar com seus deveres. Independentemente do modelo empresarial, todo negócio precisa trabalhar em busca do equilíbrio, isso é, as receitas devem ser suficientes para pagar os custos e as despesas.

O que é a insolvência de uma empresa?

A insolvência é um estado em que o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe. Portanto um insolvente não consegue cumprir as suas obrigações (pagamentos). ... Uma empresa ou pessoa falida não estão automaticamente insolventes e vice-versa.

O que é o processo de insolvência?

Insolvência civil – declaração judicial de que as dívidas do devedor são maiores do que seu patrimônio. Atinge pessoas físicas ou jurídicas que não sejam empresários. Regulada pelos artigos 748 a 743 do Código de Processo Civil (antigo), Lei no 5.869/73. Pode ser requerida pelo próprio devedor ou por credores.

Qual a diferença entre insolvência civil e empresarial?

A insolvência ocorre quando devedores civis possuem dívidas que excedem a importância de sues bens. São passíveis de falência os empresários e as sociedades empresárias. As demais pessoas, físicas e jurídicas, que não se caracterizem como empresárias se aplica a insolvência civil.

O que é insolvência jurídica?

Em outras palavras, para fins de falência, a Lei 11.101/2005 adota o sistema de presunção de insolvência jurídica, ou seja, mesmo que o ativo seja suficiente para suprir o passivo, apenas o fato de o devedor não pagar suas obrigações, presume-se que este é insolvente.

Insolvência Jurídica | Falências | Empresarial | PROF CARLOS MOTTA

22 questões relacionadas encontradas

Como funciona a insolvência civil?

A insolvência civil ocorre quando o valor das dívidas é superior ao valor dos bens e direitos do devedor. Ou seja, ocorre quando todos os bens e direitos do devedor, somados, são insuficientes para quitar as suas dívidas. ... Ainda, pode ser requerida pelo próprio devedor.

Qual a diferença entre insolvência económica e insolvência jurídica?

O sistema falimentar, ao contrário da insolvência civil (art. 748 do CPC), não tem alicerce na insolvência econômica. ... O pressuposto para a instauração de processo de falência é a insolvência jurídica, que é caracterizada a partir de situações objetivamente apontadas pelo ordenamento jurídico.

Quando uma empresa se torna insolvente?

Simplificadamente, a insolvência empresarial é a circunstância em que progressivamente a empresa não consegue arcar com seus deveres. Independentemente do modelo empresarial, todo negócio precisa trabalhar em busca do equilíbrio, isso é, as receitas devem ser suficientes para pagar os custos e as despesas.

O que é um devedor insolvente?

A insolvência civil equivale à falência de quem não é empresário, ou seja, é a situação da pessoa física que possui mais dívidas do que poder econômico para saldá-las, da pessoa que tenha um passivo maior do que o ativo, o que gera uma insegurança jurídica tão grande na sociedade que essa situação após declarada pelo ...

Quais são as consequências da insolvência civil?

Com o reconhecimento da insolvência o devedor perde o direito de administrar seus bens, que passam a ser geridos pelo maior credor. Todos os bens do devedor passam a ser denominados "massa" do insolvente e o maior credor passará a ser o "administrador da massa".

Como executar devedor insolvente?

Não há inicio de outra execução contra o devedor insolvente. Aparecendo novos bens, a arrecadação deles será feita nos próprios autos da insolvência, que serão assim, reabertos, a requerimento de qualquer dos credores incluídos no quadro geral, subsiste o processo concursal.

Quais são as três etapas do procedimento de insolvência?

PROCEDIMENTO

Traz DONIZETTI três etapas do procedimento da insolvência: de conhecimento, da administração e da liquidação.

Quando ocorre o encerramento do processo de insolvência?

O encerramento do processo de insolvência ocorre com o pagamento aos credores ou com qualquer uma das outras causas de encerramento do processo de insolvência.

O que acontece com o insolvente?

A Insolvência civil tem como conseqüência a perda do Direito de administrar os próprios bens por parte do devedor declarado insolvente, até que a dívida seja paga integralmente. Acarreta também a perda de todos os bens passíveis de penhora, inclusive aqueles adquiridos ao longo do processo de execução.

Como provar insolvência?

A presunção de insolvência só se cria se foi junta à petição a prova de já estar correndo contra o devedor execução forçada ou terem sido arrestados bens do devedor, com fundamento no art. 813, I, II e III.”

O que é o credor quirografário?

É o que, não possuindo título legal de preferência, tem o mesmo direito que os outros credores, nas mesmas condições sobre os bens do devedor comum, sendo pago em rateio do saldo que houver.

O que é insolvência económica?

O processo de insolvência civil apoia-se no pressuposto da insolvência econômica, que consiste na presença de ativo deficitário para fazer frente ao passivo do devedor, nos termos do art. 748 do CPC: “Dá-se a insolvência toda vez que as dívidas excederem à importância dos bens do devedor”.

Para que o devedor seja considerado juridicamente insolvente é necessário que existam quatro características distintas Quais são elas?

Será decretada a falência do devedor que: I – sem relevante razão de direito, não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salários-mínimos na data do pedido de falência; ... A falência requerida com base no art.

O que é a autofalência?

A autofalência é um mecanismo para a confissão de dívidas pela empresa devedora que não possui meios para saldar os seus débitos, seja em razão de crise econômico-financeira, seja por não se enquadrar, de fato, aos requisitos da recuperação empresarial.

Quais são as fases do processo de recuperação judicial?

A recuperação judicial faz parte do Direito Empresarial. A Lei 11.101/05 divide o processo em três etapas: postulatória, deliberativa e executória.

Quantas e quais são as fases do processo falimentar?

O processo falimentar tem três fases: a fase pré-falimentar, a fase falimentar e a fase pós-falimentar.

Quais são os meios de defesa do devedor durante o processo de execução?

Recentemente, o Código de Processo Civil passou a contar com três modalidades de defesa do executado, a saber: os embargos oferecidos pela Fazenda Pública, os embargos opostos em execução de título extrajudicial e a impugnação ao cumprimento da sentença.

O que é devedor insolvente é como ocorre sua insolvência?

A insolvência civil ocorre quando o valor das dívidas é superior ao valor dos bens e direitos do devedor. Ou seja, ocorre quando todos os bens e direitos do devedor, somados, são insuficientes para quitar as suas dívidas. A insolvência é frequentemente confundida com a falência.

O que é uma execução concursal?

Resumidas essas considerações preliminares, torna-se fácil o conceito de execução concursal como sendo aquela que busca satisfazer em igualdade de condições os credores do devedor não comerciante, causando-lhe um desequilí-brio em sua esfera patrimonial.

Qual a consequência imediata da declaração de insolvência do devedor?

Através da arrecadação o insolvente perde a posse de seus bens penhoráveis, representando assim em verdade a perda da disponibilidade de seu patrimônio, por vezes com a manutenção da posse, e sempre com a manutenção da propriedade.

Artigo anterior
O que é d pantenol?
Artigo seguinte
O youtube paga por inscritos ou visualizações?