O que é infecção e quais os tipos?

Perguntado por: Bernardo Rui de Oliveira  |  Última atualização: 13. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

A infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso, o qual pode ser, por exemplo, um vírus, uma bactéria, um protozoário ou um fungo. Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.

O que é infecção e seus tipos?

A infecção é uma invasão em um determinado local do corpo por parte de organismos muito pequenos que só podem ser vistos por meio de microscópio. Vírus, bactérias, protozoários/helmintos e fungos, são os principais microrganismos causadores de doenças em humanos.

Quais são os 4 tipos de infecção hospitalar?

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

O que é uma infecção infecciosa?

Infecção é a penetração, multiplicação e / ou desenvolvimento de um agente infeccioso em determinado hospedeiro; doença infecciosa são as conseqüências das lesões causadas pelo agente e pela resposta do hospedeiro manifestada por sintomas e sinais e por alterações fisiológicas, bioquímicas e histopatológicas.

Quais são os principais tipos de agentes infecciosos?

Entre os principais agentes infecciosos, podemos citar: vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta.

Infecção HOSPITALAR Vs COMUNITÁRIA: As diferenças

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de infecções bacterianas?

Exemplos de infecções bacterianas
  • Infecção urinária;
  • Meningite;
  • Clamídia;
  • Gonorreia;
  • Sífilis;
  • Hanseníase;
  • Tuberculose;
  • Pneumonia;

Quais são os tipos de infecção no sangue?

Os principais vírus detectados pelo exame de sangue são:
  • Covid-19. Os anticorpos da doença podem ser indicados através de análise sanguínea, podendo indicar se a pessoa em questão já teve contato com o coronavírus anteriormente.
  • HIV. ...
  • Hepatites. ...
  • Doenças exantemáticas.

O que causa a infecção?

Uma vez invadido o corpo, os micro-organismos têm de se multiplicar para causar uma infecção. Depois de se multiplicarem, verifica-se uma de três situações: Os micro-organismos continuam a multiplicar-se até ultrapassarem as defesas do corpo. Um estado de equilíbrio é atingido, dando origem a uma infecção crônica.

Como identificar o tipo de infecção?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Qual é a diferença de inflamação e infecção?

A partir dessas informações, pode-se concluir que, enquanto a infecção envolve a invasão e proliferação de organismos patogênicos, a inflamação é uma resposta do corpo a danos ou irritações.

Quais são os três tipos de infecção?

Esse agente pode ser físico, químico ou biológico. Nesse último caso, a inflamação pode estar relacionada à infecção, pois apresenta-se como uma resposta a esse processo infeccioso.

Quais são os dois tipos de infecção?

Infecções bacterianas e infecções virais podem causar sintomas semelhantes, como tosse e espirros, febre, inflamação, vômitos, diarreia, fadiga, e cólicas, sintomas os quais são maneiras que o sistema imunológico tenta livrar o corpo de organismos infecciosos.

Qual é o tipo de infecção mais grave?

As infecções hospitalares são as principais causas de sepse e consequente morte de paciente. Causadas por bactérias resistentes ao tratamento, as doenças que costumam fazer mais vítimas fatais, e mais rapidamente, são meningite meningocócica, fasciíte necrosante, pneumonia necrosante e febres hemorrágicas.

O que causa uma infecção bacteriana?

As infecções bacterianas ocorrem quando as formas prejudiciais das bactérias começam a se multiplicar no interior do corpo. A gravidade dessas infecções varia de acordo com o estado geral do hospedeiro.

Qual a diferença entre infecção viral e bacteriana?

Uma das principais diferenças entre vírus e bactérias é que a infecção bacteriana pode ser tratada com antibióticos, enquanto a infecção viral não. Inclusive, o uso de antibióticos quando o paciente apresenta uma infecção viral pode representar um sério risco, uma vez que surge a resistência bacteriana.

O que é uma infecção hospitalar?

Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

Como se pega uma infecção?

Uma vez invadido o corpo, os micro-organismos têm de se multiplicar para causar uma infecção. Depois de se multiplicarem, verifica-se uma de três situações: Os micro-organismos continuam a multiplicar-se até ultrapassarem as defesas do corpo. Um estado de equilíbrio é atingido, dando origem a uma infecção crônica.

O que é bom para combater infecção?

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

Quais são os sintomas de uma infecção bacteriana?

Eles são: tosse, espirro, febre, inflamação, catarro, fadiga, entre outros.

Qual o exame que detecta infecção?

Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

É possível ter uma infecção e não ter febre?

Não. Febre é um dos sinais que pode estar presente. Entretanto, posso ter infeção sem febre, principalmente em imunodeprimidos, diabéticos, idosos... Assim como posso ter febre sem haver necessariamente infecção, como é o caso de artrites, afecções auto imunes, vasculites, reações medicamentosas, ...

O que é uma infecção grave?

Quando a infecção é muito grave, geralmente causada por bactérias e vírus, o corpo lança mecanismos de defesa que prejudicam as funções vitais. A sepse é essa resposta do organismo e faz com que o sistema circulatório não consiga suprir as necessidades sanguíneas de órgãos e tecidos.

Qual é a bactéria que pode levar à morte?

Mais mortes foram ligadas a dois dos agentes mais mortais – Staphylococcus aureus e Escherichia coli – do que HIV/Aids (864.000 mortes) em 2019.

Quais são os 4 tipos de bactérias?

Observe os principais formatos apresentados pelas bactérias.
  • Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. ...
  • Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ...
  • Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.
  • Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.

Quais são as 4 doenças causadas por bactérias?

Veja a seguir o nome de algumas das principais doenças causadas por bactérias:
  • Antraz.
  • Botulismo.
  • Clamídia.
  • Cólera.
  • Coqueluche.
  • Difteria.
  • Disenteria.
  • Febre maculosa.

Artigo anterior
O que significa LUER?
Artigo seguinte
Qual a influência da Igreja sobre as práticas artísticas na Idade Média?