O que diz o artigo 316?

Perguntado por: Mónica Verónica Valente de Oliveira  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

316 CPP. O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem. Parágrafo único.

Qual é o crime do artigo 316?

Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

O que pode acontecer após o prazo de 90 dias definido no artigo 316 do CPP justifique Segundo o entendimento do STF?

Prisão preventiva após 90 dias não pode ser revogada automaticamente, decide STF. O Tribunal entendeu que a reavaliação desse tipo de prisão deve, obrigatoriamente, ser feita pelo juízo competente e não se aplica após a condenação em segunda instância.

Qual é o prazo máximo da prisão preventiva?

Pois bem, a partir desta breve introdução é fácil perceber que a abrangência da prisão preventiva é muito maior do que prisão em flagrante e temporária, e também que não há qualquer limite temporal de duração.

O que diz o artigo 317 do Código Penal?

Art. 317-A. Possuir, manter ou adquirir, para si ou para outrem, o funcionário público, injustificadamente, bens ou valores de qualquer natureza, incompatíveis com sua renda ou com a evolução de seu patrimônio: Pena - reclusão, de três a oito anos, e multa.

Concussão (art. 316 do CP) || Missão PC/SP

43 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 318 do Código Penal?

318. Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho (art. 334): Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa. * Pena alterada pela Lei nº 8.137, de 27/12/1990.

O que diz o artigo 327 do Código Penal?

(...) Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

Tem como sair da prisão preventiva?

A revogação aplica-se aos casos de prisão cautelar (temporária ou preventiva), que precisam de requisitos para serem decretadas. Quando o magistrado constatar que as exigências legais não estão mais presentes, deve revogar a prisão ou substituí-la por medidas cautelares diversas.

Quais os crimes que cabe prisão preventiva?

Recente alteração legal restringe a prisão preventiva a casos específicos: crimes dolosos com pena superior a 4 anos; existência de condenação prévia por crime doloso; ou em caso de violência doméstica contra mulher, criança, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência.

Qual é a pena mínima para caracterizar prisão preventiva?

Conforme o artigo 313, inciso I, para decretar a prisão preventiva o crime imputado ao acusado deve ser doloso e a pena privativa de liberdade máxima atribuída a ele deve ser superior a 04 (quatro) anos.

Quanto tempo demora para uma pessoa ser julgada?

Sendo o sumário, o prazo geral e razoável é de 75 (setenta e cinco) dias, enquanto, no caso do procedimento do tribunal do júri, o prazo geral para o encerramento da primeira fase do processo é entre 135 e 178 dias.

O que fazer quando o juiz nega o pedido de liberdade provisória?

Mas, e se ela for negada? O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

Quanto tempo demora para julgar um pedido de liberdade provisória?

O pedido de liberdade provisória pode ser concedido (com ou sem fiança), ainda, durante a audiência de custódia que, por sua vez, deve ocorrer no prazo máximo de até 24 horas depois da realização da prisão. Na referida audiência é preciso que estejam presentes o membro do Ministério Público, o acusado e seu advogado.

Qual a pena para desvio de dinheiro?

Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

O que é prevaricação exemplo?

Funcionário público que dificulte ou falte com os deveres de seus cargo, ou pratique atos de ofício, para atender interesses pessoais, comete crime de prevaricação. Ex: Delegado que deixa de instaurar inquérito...

O que diz o artigo 319 do Código de Processo penal?

O artigo 319 do mencionado código descreve expressamente, em seu texto, 9 medidas cautelares diversas da prisão, quais sejam: 1) comparecimento periódico em juízo; 2) proibição de acesso ou de frequentar determinados lugares; 3) proibição de manter contato com determinadas pessoas; 4) proibição de ausentar-se da ...

Quais são os 3 tipos de prisão?

Defensoria Quais tipos de prisão existem no Brasil? 02/02/2023 - 15:48
  • Prisão em flagrante. A prisão em flagrante pode ser aplicada em três situações configuradas como crime. ...
  • Prisão temporária. ...
  • Prisão preventiva. ...
  • Prisão por execução de pena. ...
  • Medida de segurança e apreensão de adolescente em conflito com a lei.

Quando o juiz pode decretar a prisão preventiva?

311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.

Tem fiança para prisão preventiva?

Estabelece o artigo 324, IV, CPP, um caso de inafiançabilidade quando “estiverem presentes os motivos que autorizam a decretação da prisão preventiva”. A lógica do legislador é irretocável.

Quais são os crimes que pode responder em liberdade?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, as pessoas que cometem crimes que não sejam considerados graves, como lesão corporal leve, ofensa à honra, ofensa ao sentimento religioso, dentre outros, têm grande possibilidade de responder em liberdade.

Quais os crimes que não admitem liberdade provisória?

Então, antes da promulgação da Lei nº 11.464 de 2007, a concessão de liberdade provisória era expressamente vedada nos casos de crimes hediondos (aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo) e equiparados, (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

Qual a diferença entre prisão preventiva e prisão provisória?

A principal diferença entre prisão preventiva e prisão provisória está na abrangência do termo “prisão provisória”, que engloba várias modalidades de privação de liberdade, enquanto a prisão preventiva é uma dessas modalidades específicas e se baseia em critérios mais rigorosos, como a presença de indícios de autoria e ...

O que significa o 7 no crime?

"7 no crime" é uma expressão popular que surgiu no contexto do crime organizado. Ela é usada para se referir a uma pessoa que é considerada leal e confiável dentro de uma organização criminosa.

O que é o 7 no crime?

7º - A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas conseqüências, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado à reparação do dano, restituições e outros efeitos civís; II - sujeitá-lo às penas acessórias e medidas de segurança pessoais.

O que diz o artigo 304 do Código Penal?

304 do Código Penal tipifica a conduta do agente que fizer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302, cominando, para tanto, a mesma sanção criminal prevista para a falsificação ou a alteração.

Artigo anterior
Qual é o valor da causa na ação de prestação de contas?
Artigo seguinte
Como saber se os pontos abriram?