O que é Índice de Basileia III?

Perguntado por: Isabel Alexandra Alves Morais  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

Basileia 3 é um conjunto de regulamentos bancários internacionais desenvolvidos pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) que tem por objetivo promover a estabilidade no sistema financeiro internacional.

Qual o índice de Basileia 3?

Assim, a faixa Índice de Basileia prevista para uma instituição classificada como relevante no sistema financeiro será de, no mínimo, 11,5 % em 2019. Na tabela abaixo, apresenta-se o cronograma de implementação de requerimento mínimo de capital das regras de Basileia III no Brasil.

Qual o índice de Basileia ideal?

Quanto maior o Índice de Basileia, menor é o risco

A recomendação internacional é um mínimo de 8%, mas no Brasil a exigência é um pouco maior: as instituições devem ter um índice mínimo de 11%, exceto nos casos dos bancos cooperados para os quais a exigência mínima é de 13%.

Para que serve o índice de Basileia?

A finalidade principal do Acordo de Basileia é dar mais segurança e preservar a solidez do sistema bancário mundial. Tal acordo tem como base duas medidas principais: A primeira é a criação de uma metodologia comum de avaliação de risco de crédito para as operações financeiras.

O que é a Convenção de Basileia?

A Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito tem como principal objetivo proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente frente aos efeitos prejudiciais dos resíduos perigosos.

O que é Índice de Basiléia? #YubbSimplifica

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os acordos da Basileia?

Os Acordos de Basiléia são um conjunto de acordos bancários firmados entre vários bancos centrais de todo o mundo para prevenir o risco de crédito criando exigências mínimas de reserva de capital. São organizados e publicados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia (BCBS).

Como melhorar o Índice de Basileia?

As principais inovações do Basileia III são:
  1. Elevação da qualidade e quantidade do capital regulatório;
  2. Aperfeiçoamento dos fatores para a ponderação de ativos pelo risco;
  3. Introdução dos buffers (colchões) de capital para conservação e contracíclico;
  4. ​Novos requerimentos de liquidez e alavancagem;

O que é capital de nível 1?

O capital de nível 1 é o capital principal de um banco e inclui as reservas divulgadas – que aparecem nas demonstrações financeiras do banco – e o capital social. Esse dinheiro são os fundos que um banco usa para funcionar regularmente e constituem a base da força de uma instituição financeira.

Quais são as exigências da Basileia III?

Requisitos de liquidez

O Basileia III implementou o uso de dois índices de liquidez, o índice de cobertura de liquidez (LCR) e o índice de financiamento estável líquido (NSFR). O LCR obriga os bancos a manter ativos de alta liquidez suficientes para 30 dias em um cenário de pressão especificado pelos supervisores.

O que acontece se o índice de Basileia atingir 5 %?

Quanto maior o índice de Basileia, mais sólida é a instituição. Ou seja, há menores riscos de ela enfrentar problemas e vir à falência. Ao mesmo tempo, índices muito altos também não são sustentáveis, já que o trabalho rotineiro do banco, corretora ou financeira deve envolver alavancagem e endividamento.

Quais as principais alterações que o Acordo de Basileia 3 estabeleceu em relação ao Acordo de Basileia 2?

As principais mudanças introduzidas por esse acordo foram as seguintes: aumento das exigências de capital dos bancos; introdução de um colchão de conservação de capital; introdução de padrões de liquidez e de alavancagem máxima global. É importante ressaltar que Basiléia III não se constitui em um novo acordo.

Quando foi criado o Acordo de Basileia III?

Os acordos de Basileia III surgiram diante das fragilidades regulatórias explicitadas pela crise financeira global deflagrada em 2008, tendo sido oficializados em 2010, a partir do Basel Committee on Banking Supervision (2010).

O que o plano de capital deve considerar?

O plano de capital, mencionado no art. 40, inciso IV, deve ser consistente com o planejamento estratégico da instituição, abranger o horizonte mínimo de três anos e prever: I - metas e projeções de capital; II - principais fontes de capital da instituição.

O que é o capital principal?

O Capital Principal é composto principalmente pelo capital social do banco (Ações ON + PN), Reservas de capital e Lucros acumulados. Essa parte representa principalmente o patrimônio líquido dos acionistas, o nível de capital mais apto a suportar perdas.

O que compõe o capital complementar?

Já o Capital Complementar é composto por instrumentos com características de perpetuidade, subordinados a todos os demais instrumentos, à exceção das ações ordinárias, resgatáveis apenas por iniciativa do credor e com autorização dos bancos centrais.

O que é Patrimônio de referência bancos?

Conta de patrimônio de instituição financeira, sobre o qual são calculados os limites prudenciais a que estão sujeitas todas as instituições financeiras. O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil sujeitam os bancos e as financeiras a um arcabouço de regras prudenciais.

Quais são os principais mercados financeiros?

Quais são os principais mercados financeiros? Os principais tipos de mercado financeiro que se destaca são: mercado de câmbio, mercado monetário, mercado de crédito e mercado de capitais.

O que compõe o sistema financeiro nacional?

O Banco Central do Brasil – BCB, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC são as entidades supervisoras do nosso Sistema Financeiro.

Qual objetivo do Icaap?

O Icaap* compreende a identificação, gestão e mensuração dos riscos, incluindo a mensuração da necessidade de capital para fazer face a perdas em um cenário de crise severa. O plano de capital deve ser compatível com o planejamento estratégico da instituição.

O que é Icaap?

§ 2º A instituição deve demonstrar, no processo de avaliação e de cálculo da necessidade de capital para os riscos de que trata este artigo, como considera o risco decorrente da exposição a danos socio ambientais gerados por suas atividades. ...

O que é Rwarps?

limite ou detalhamento de limite de que trata: Detalhamento do Patrimônio de Referência - PR, Detalhamento do Limite de Imobilização, Detalhamento dos requerimentos mínimos de PR, Nível 1 e Capital Principal e Detalhamento RWARPS – montante dos ativos ponderados pelo risco na forma simplificada.

Quais são os principais riscos do mercado financeiro?

Quais são os principais tipos de riscos financeiros?
  • Risco de crédito. O risco de crédito está relacionado com a possibilidade dos clientes não pagarem por algo que consumiram ou atestaram como sua responsabilidade financeira. ...
  • Risco de liquidez. ...
  • Risco operacional. ...
  • Risco cambial. ...
  • Risco legal e serviços regulatórios.

Quais são os riscos de mercado?

Risco de mercado é definido como o potencial de resultado negativo, devido a mudanças nos preços ou parâmetros de mercado. Os principais preços / parâmetros são preços de ações, curvas de juros, taxas de câmbio, volatilidades e correlações.

Quais são os dois tipos de riscos de mercado?

Tipos de risco de mercado
  • Cambial: é resultante das flutuações da taxa de câmbio;
  • Capital: é o excesso de custos de capital;
  • Crédito: está classificado como uma obrigação de determinada organização ou empresa, ou a capacidade de acesso ao capital reduzida;

Artigo anterior
Como ativar Superfetch Windows 10?
Artigo seguinte
Qual o perigo de fazer curso de radiologia?