O que é impronúncia no Processo Penal?

Perguntado por: Valentim Fábio Vaz Guerreiro Domingues  |  Última atualização: 6. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

370 do mesmo código. b) impronúncia: É a decisão que rejeita a imputação para julgamento perante o Tribunal Popular, ou porque o juiz não se convenceu da existência do fato (crime) ou porque não há indícios suficientes de autoria ou participação.

Qual a diferença entre absolvição e impronúncia?

A absolvição sumária só deve ser reconhecida em processos próprios da soberania popular, como é o caso do julgamento pelo Júri, quando ficar provado que o réu não é o autor ou partícipe do fato. A ausência de indícios de autoria, por outro lado, leva apenas à impronúncia.

O que é impronúncia e despronúncia?

Vejam a diferença - IMPRONÚNCIA é a decisão que nunca pronunciou o réu (quer seja do juiz, quer seja do Tribunal confirmando a decisão do juiz de primeira instância em não pronunciar), já na DESPRONÚNCIA o réu foi pronunciado, mas venceu no recurso e a decisão foi reformada.

Qual a diferença entre impronúncia e desclassificação?

As outras três decisões possíveis são a impronúncia (CPP, artigo 414), a absolvição sumária (CPP, artigo 415) e a desclassificação (quando o magistrado entende que se trata de caso que não seja doloso contra a vida — CPP, artigo 419).

Quando for impronunciado ou absolvido?

Com a impronúncia, encerra-se o juízo da formação da culpa e a instância do processo penal condenatório, porque não há lastro para a acusação; na absolvição sumária, encerra-se o processo e a ação penal, porque a pretensão punitiva deduzida na acusação é improcedente.

O que é uma decisão de impronúncia?

42 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre impronúncia?

b) impronúncia: É a decisão que rejeita a imputação para julgamento perante o Tribunal Popular, ou porque o juiz não se convenceu da existência do fato (crime) ou porque não há indícios suficientes de autoria ou participação. Acontece quando a acusação não reúne elementos mínimos para serem discuti- dos.

O que acontece após a impronúncia?

Note-se, portanto, que a consequência da impronúncia é o “arquivamento” dos autos, já que concluindo o juiz pela impronúncia, ele profere uma sentença (mais precisamente, sentença terminativa) e extingue o processo sem julgamento do mérito, sem condenar ou absolver.

Qual o recurso cabível contra decisão de impronúncia?

Contra as sentenças de impronúncia ou absolvição sumária proferidas a partir da vigência da norma que alterou o dispositivo do CPP, o recurso cabível é o de apelação. Art. 416 CPP -. Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação.

Qual recurso cabível contra impronúncia?

O recurso cabível da impronúncia será a apelação, conforme art. 416 CPP. Nas hipóteses taxativas do art. 415 CPP, o juiz presidente proferirá sentença de mérito, absolvendo o acusado em decisão capaz de formar coisa julgada material.

Qual o recurso cabível contra sentença de impronúncia e de absolvição sumária?

são cabíveis o recurso de apelação e o recurso em sentido estrito, respectivamente.

O que significa proferida sentença de impronúncia?

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou as acusações feitas contra a pessoa acusada e encaminhou o processo para julgamento no Tribunal do Júri.

O que é a absolvição sumária?

Significa que um juiz ou uma juíza reconheceu a inocência do réu e encerrou o processo.

Quando ocorre a absolvição sumária?

Absolvição sumária é uma decisão judicial tomada pelo juiz após a análise dos elementos presentes nos autos do processo que absolve o réu de todas as acusações apresentadas contra ele ainda na fase inicial do processo, ou seja, antes mesmo do julgamento propriamente dito.

Quais as 3 fases do processo penal?

  • Inquérito policial – A polícia investiga as circunstâncias e motivos do crime, identifica autor e testemunhas, e elabora o laudo com a causa da morte.
  • Indiciamento do autor – A polícia envia o processo ao juiz.
  • Denúncia – Autorizado pelo juiz, o promotor analisa o processo e decide denunciar o acusado.

O que é o animus necandi?

A operação policial recebeu essa denominação em razão da expressão “ANIMUS NECANDI”, etimologicamente proveniente do latim, significar “intenção de matar” ou “vontade de matar”, sendo utilizada no Direito Penal para destacar o dolo do agente ao praticar o crime contra a vida de outra pessoa, correspondendo à vontade do ...

Quais são os tipos de absolvição?

Espécies de Sentença Absolutória
  • Sentença Absolutória Própria. Trata-se da decisão que reconhece a improcedência da pretensão punitiva acusatória (MP ou querelante). ...
  • Sentença Absolutória Imprópria. ...
  • Absolvição Sumária. ...
  • Absolvição sumária imprópria. ...
  • Sentença Absolutória anômala. ...
  • Efeitos Primários. ...
  • Efeitos Secundários.

Pode o assistente recorrer da sentença de impronúncia?

271, 577 e 584, § 1º, do CPP, o assistente do Minis- tério Público pode recorrer da decisão de impronúncia, mas não da de pronúncia, com a qual se conformou aquele órgão."

O que é a despronúncia?

Trata-se da reforma da decisão de pronúncia, quando do julgamento do recurso em sentido estrito. A pronúncia é alterada para impronunciar o réu. Isso se chama despronúncia.

O que acontece depois da absolvição sumária?

416 do CPP, é a única regra aplicável em tal situação: “Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação”, uma vez que a absolvição sumária gera coisa julgada material, indo assim ao encontro do inciso I do art. 593 do CPP, que diz que contra decisão definitiva absolvição cabe apelação.

Qual decisão judicial não cabe recurso?

Em relação às decisões dos tribunais de 2º grau, se forem tomadas por um1 julgador, desafiam agravo interno. Se, pelo colegiado, em regra, apenas RE ou REsp. Das decisões do STJ cabe, excepcionalmente, RE ao STF. Das decisões do STF não cabem recursos, salvo eventuais embargos de declaração.

Qual o prazo para recurso de apelação criminal?

593 do Código de Processo Penal prevê o prazo de 5 dias para interposição do recurso de apelação, contados da intimação do réu ou de seu defensor, o que ocorrer por último.

O que diz o artigo 593 do CPP?

c) injustiça da sentença do juiz presidente, quanto à aplicação da pena ou da medida de segurança. Parágrafo único. Quando cabivel a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra.

Qual o prazo para o juiz receber a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

Quanto tempo dura uma audiência criminal?

Quanto tempo dura uma audiência penal? No que se refere ao tempo de execução de punições não-privativas de liberdade, a média de duração é de 1 ano e 9 meses, isto no juízo comum. Já nos juizados especiais criminais, a duração média é de 2 anos.

O que o juiz fala no início do julgamento?

Antes mesmo de formar o tribunal, um juiz já começa a trabalhar. É de responsabilidade dele, ao receber a denúncia, instruir o processo, ouvir as testemunhas e colher as provas. Só após esse processo, o magistrado avalia se o caso deve, ou não, ser encaminhado ao tribunal do júri.

Artigo anterior
Quem tem esquizofrenia é perigoso?
Artigo seguinte
Quais as causas do Xantoma?