O que é imposto TLP?

Perguntado por: Tomás Leite de Pacheco  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

A Taxa de Limpeza Pública – TLP tem como fato gerador a prestação ou a colocação à disposição dos contribuintes dos serviços municipais, específicos e divisíveis, de coleta e remoção de lixo, coleta especial e eventual de lixo e colocação de recipientes coletores de lixo.

Tem que pagar TLP?

Já a TLP é uma verba vinculada e deve ser revertida exclusivamente para projetos que envolvam serviços de limpeza pública. Quem não paga o imposto corre o risco de ter o imóvel penhorado (apreensão judicial) e de ter o nome inscrito em dívida ativa do DF.

O que significa a sigla TLP no IPTU?

Vencem nesta semana a sexta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e também a da Taxa de Limpeza Pública (TLP), referente ao ano de 2022. Os pagamentos devem ser feitos entre esta segunda (17) e sexta-feira (21).

O que é TLP no DF?

TLP (Taxa de Limpeza Pública)

O que significa consolidada TLP?

A partir de agora, os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS-PF) e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL) com parcelas do exercício fiscal de 2022 em atraso podem quitar o débito por meio de uma guia consolidada.

IPTU, tudo sobre o IMPOSTO PREDIAL TERRITORIAL URBANO

31 questões relacionadas encontradas

Quem paga a TLP?

Se aprovada, a Taxa de Longo Prazo (TLP) será a taxa usada nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), o banco de fomento do governo brasileiro.

Qual a diferença entre IPTU e TLP?

O dinheiro arrecadado com o IPTU pode ser usado pelo Executivo local para qualquer finalidade, como pagamento de salários de servidores, pavimentação de ruas e reformas de equipamentos públicos. A TLP é revertida em projetos que envolvam limpeza pública.

Qual é a TLP?

A TLP é a taxa de longo prazo que substituiu a TJLP – taxa de juros de longo prazo – nas principais fontes de financiamentos de longo prazo, sejam eles diretos ou indiretos, nos contratos firmados a partir de janeiro de 2018.

Para que serve a TLP Taxa de longo prazo?

A Taxa de Longo Prazo (TLP) é a taxa de juros utilizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) nos empréstimos que concede. Como tem foco no apoio à criação e expansão de novos negócios, essa modalidade de cálculo afeta especialmente os empreendedores (inclusive pessoas físicas).

Quantos anos prescreve dívida IPTU?

A prescrição no caso do IPTU ocorre depois de 05 anos contados da notificação do lançamento, no caso, do dia em que recebemos o carnê do IPTU, caso você não tenha esse controle utilize o dia do primeiro vencimento como parâmetro até o despacho do juiz que ordena a citação.

Sou obrigado a pagar IPTU com mais de 5 anos?

O atraso no pagamento do IPTU por mais de 5 anos pode levar à prescrição da dívida. Isso significa que, após esse período, o município perde o direito de cobrar o imposto atrasado. No entanto, é importante destacar que a prescrição depende de vários fatores e pode variar de acordo com a legislação municipal.

Qual o valor do IPTU em Brasília?

O IPTU do DF pode ser pago em até seis parcelas iguais e sucessivas, sendo que o valor de cada não pode ser inferior a R$ 20.

Quem divulga a Taxa TLP?

A Finep esclarece a seus clientes e potenciais clientes que a Taxa de Longo Prazo (TLP), que foi instituída pela Lei n. 13.483/2017, não se aplica ao financiamento reembolsável concedido diretamente pela Finep – sejam os contratos vigentes, sejam os que vierem a ser assinados.

Quando foi criada a TLP?

A Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP foi instituída pela Medida Provisória nº 684, de 31.10.94, publicada no Diário Oficial da União em 03.11.94, sendo definida como o custo básico dos financiamentos concedidos pelo BNDES.

Quantas parcelas de IPTU do DF?

Técnicos da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) destacam que, conforme a Portaria nº 393, de 17 de novembro de 2023, o IPTU poderá ser pago em até seis parcelas iguais e sucessivas.

O que é a taxa referencial de juros?

O que é Taxa Referencial (TR)?

A Taxa Referencial é uma taxa de juros criada com o objetivo de controlar a inflação e desindexar a economia. Na década de 1990, durante o governo Collor, o Brasil sofreu com a hiperinflação. Em 1993, a inflação chegou a 2.447,15% ao ano.

O que é Taxa de limpeza pública?

A Taxa de limpeza pública – TLP é destinada a custear os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos sólidos, de acordo com a lei municipal nº 769/2017.

Como saber se um imóvel é residencial ou comercial?

Afinal, é muito simples fazer essa consulta, basta verificar o cadastro do imóvel na prefeitura da sua cidade. Nele, vai constar se o local é residencial, comercial ou se abrange os dois tipos de funcionamento.

Quantos anos de IPTU a prefeitura pode cobrar?

A dívida ativa só prescreve se for tributária, como IPTU, IPVA e Imposto de Renda. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até cinco anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não pode haver cobrança judicial.

Como calcular a TJLP mensal?

A TJLP é calculada com base em dois parâmetros: uma meta de inflação calculada pro rata para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa, inclusive, baseada nas metas anuais fixadas pelo Conselho Monetário Nacional; e um prêmio de risco.

Quem fixa a taxa TJLP?

A taxa atual, fixada pelo CMN, é de 6,75% ao ano. O valor da TJLP terá como limite superior o valor da meta para a Taxa Selic definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) quando o valor dessa meta for igual ou superior a 8,50%.

De quem é o BNDES?

Governo Federal (controlador e regulador)

As atividades do BNDES são supervisionadas diretamente pelo Ministério da Economia.

Como é calculado o TLP?

O cálculo da TLP pode ser dividido em duas partes: 1) inflação ocorrida e 2) taxa de juros apurada a partir das NTN-B (título público federal vinculado ao IPCA). A primeira parte é pós-fixada, pois depende da inflação ocorrida, medida pelo IPCA, nos dois meses antecedentes ao mês de referência.

Quem paga IPTU vira dono do imóvel?

A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor). Desse modo, podemos afirmar com certeza que apesar de a regra ser o dono pagar o IPTU, não necessariamente o titular no cadastro municipal do IPTU é o dono do imóvel.

Artigo anterior
Como é formada a relação de emprego?
Artigo seguinte
Como fazer um mosaico de fotos no Instagram?