Porque a replicação ocorre de forma bidirecional?

Perguntado por: Melissa Doriana Assunção de Maia  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (9 avaliações)

Duas forquilhas de replicação são formadas a partir de cada origem de replicação, e essas se afastam da origem nas duas direções, separando o DNA a medida que vão se afastando. Dessa forma, a replicação do DNA nos cromossomos bacterianos e eucarióticos é dita bidirecional.

Por que a replicação das duas fitas não ocorre na mesma direção em que a forquilha de replicação se move?

Por ser um processo bidirecional, depois de separadas, a replicação de uma das fitas (leading - líder) se dá de forma contínua no sentido do movimento da forquilha de replicação 5'→3', e da outra fita (lagging) de forma descontínua e em direção oposta ao movimento da forquilha, formando os Fragmentos de Okazaki.

Porque ocorre a replicação?

A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.

Como funciona o processo de replicação?

A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.

Por que se diz que a duplicação do DNA e semiconservativa?

A duplicação é semiconservativa, pois cada molécula nova de DNA apresenta uma fita da molécula que serviu como molde.

REPLICAÇÃO (DUPLICAÇÃO) DO DNA | Biologia com Samuel Cunha

33 questões relacionadas encontradas

Como se chama a duplicação com um engano da molécula de DNA?

Os erros que são duplicados em cópias subsequentes são chamados de mutações.

O que é incorreto afirmar sobre a replicação do DNA?

Sobre o processo de replicação do DNA, é incorreto afirmar que: Cada molécula de DNA nova é composta por um filamento antigo e um filamento recém-sintetizado. Não há a necessidade de um primer de RNA para a polimerização do filamento contínuo.

Quais são as etapas do processo de replicação?

A replicação desenrola-se em 3 etapas: iniciação, elongação e terminação. O mecanismo de replicação, embora comum a todos os organismos, sejam eles eucariotas ou procariotas, apresenta grandes diferenças no processo.

O que significa o termo semiconservativa?

1. Que tem a propriedade de conservar algo parcialmente. 2. [ Genética ] Que resulta da reprodução de uma molécula e conserva uma cadeia da molécula inicial (ex.: o ADN sofre duplicação semiconservativa).

Em qual das fases representadas ocorre a duplicação de DNA?

Ela pode ser dividida em três etapas G1, G2 e G3. Podemos definir essa etapa como um período entre duas divisões celulares. Em G1 ocorre a duplicação do DNA.

O que é origem de replicação quais suas características?

Origens de replicação são regiões específicas na sequência nucleotídica de moléculas de DNA, nas quais determinadas proteínas se ligam para abrir a dupla hélice deste ácido nucléico, permitindo o início da biossíntese (replicação) de novas moléculas de DNA.

Como ocorre a replicação do RNA?

A replicação do RNA ocorre no citoplasma e é realizada pela RNA polimerase viral. A fita mais é coberta em todo o seu comprimento por proteínas do nucleocapsídeo à medida que é feita (RNAm não são cobertos com esta proteína, o que poderia interferir na maquinária de tradução de proteínas hospedeiras).

Qual é a diferença entre replicação e transcrição?

Na transcrição a informação é transcrita, ou seja, é copiada, onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs. Já na replicação ocorre duplicação de uma molécula de DNA.

Qual a diferença entre replicação em procariontes e eucariontes?

Então, uma diferença importante entre os mecanismos de replicação de procariontes e eucariontes refere-se à quantidade e à natureza das origens de replicação. Enquanto as bactérias apresentam apenas uma origem de replicação em seu cromossomo, a replicação de uma molécula de DNA eucariótico inicia-se em diversos sítios.

Quais os tipos de replicação?

Os três modelos de replicação do DNA
  • Conservativo. A replicação produz uma hélice feita inteiramente de DNA antigo e uma hélice feita inteiramente de DNA novo.
  • Semiconservativo. A replicação produz duas hélices que contêm uma fita de DNA antigo e uma fita de DNA novo .
  • Dispersivo.

O que é uma forquilha de replicação?

Forquilhas de Replicação

Nessas forquilhas, a máquina de replicação se desloca sobre o DNA, causando a abertura das duas fitas da dupla-hélice e usando cada um das fitas como um molde para produzir uma nova fita-filha.

Qual enzima abre a fita de DNA?

Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.

Por que os sítios de replicação são ricos em adenina e timina?

Portanto, um segmento de DNA rico em pares de bases A – T é relativamente mais fácil de ser separado e, com isso, esses pares são normalmente encontrados nas origens de replicação.

Qual é a função da topoisomerase?

A enzima DNA TOPOISOMERASE I atua em uma única fita do DNA. A TOPOISOMERASE II atua sobre as duas fitas do DNA. Enzimas que regulam a topologia do DNA através de ações, como quebra, liberação, transporte e reconstrução das fitas de DNA nas células.

Por que a síntese de DNA e continua em uma fita e descontínua na outra?

Portanto, a síntese de DNA é contínua em um filamento devido à orientação das enzimas envolvidas, enquanto é descontínua no filamento oposto devido à direção antiparalela das fitas de DNA.

É correto afirmar sobre a replicação do DNA?

Sobre o processo de replicação do DNA nos organismos, é correto afirmar o que segue. A enzima DNA polimerase utiliza as fitas do DNA como molde para a replicação e a transcrição, respectivamente. É semiconservativa, pois as novas duplas fitas são formadas a partir do DNA mãe.

Quais as diferenças entre nucleotídeos de DNA e RNA?

no DNA, há apenas nucleotídeos que possuem as bases adenina, guanina, citosina e timina. no RNA, há apenas nucleotídeos que possuem as bases adenina, guanina, citosina e uracila.

Quem faz a duplicação do DNA?

A ação da enzima DNA polimerase

Diversos aspectos da duplicação do DNA já foram desvendados pelos cientistas. Hoje, sabe-se que há diversas enzimas envolvidas nesse processo. Certas enzimas desemparelham as duas cadeias de DNA, abrindo a molécula.

Artigo anterior
Qual valor do salário do comércio 2021?
Artigo seguinte
Como limpar sandália de plástico transparente?