O que é imperativo positivo?

Perguntado por: Constança Íris Esteves de Neto  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica.

O que é imperativo afirmativo exemplos?

Exemplos: Compre esta blusa! Tragam os potes de geleia. Para a conjugação do verbo no imperativo afirmativo, repete-se a mesma forma do presente do modo indicativo, na 2ª pessoa do singular (tu) e a 2ª pessoa do plural (vós).

O que é o imperativo negativo?

Já o Imperativo Negativo necessita que um advérbio ou uma locução adverbial de negação acompanhe o verbo conjugado. Aqui o objetivo do falante é levar o interlocutor a não realizar uma ação. Exemplo: a) Não vá embora!

O que é um imperativo?

O modo imperativo é um tipo de flexão verbal e está associado à ação de dar uma ordem ou um conselho e fazer um pedido, um convite ou uma súplica. A formação do imperativo afirmativo da segunda pessoa do singular (tu) e do plural (vós) está relacionada à conjugação de verbo no presente do indicativo.

Qual frase está no imperativo afirmativo?

Frases com verbos no imperativo afirmativo

Façam silêncio, por favor! Saia daqui imediatamente! Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.

Modo Imperativo - Formação + Conjugação Completa (verbos regulares) - Fácil I Português On-line

23 questões relacionadas encontradas

Como construir o imperativo afirmativo?

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

Como se forma o imperativo negativo?

Terminações do imperativo negativo (verbos regulares)
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) --- (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. (Eles) radical + -em.
  2. ª conjugação (-er) (Eu) --- (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Por que se chama imperativo?

No dicionário, a palavra imperativo significa aquele que ordena, ou exprime uma ordem; autoritário. Mas, como afirma o professor Sérgio Nogueira, o verbo na forma imperativa não é usado apenas para dar ordem, mas também para fazer um convite, aconselhar e, até, implorar.

Qual o sinônimo de imperativo?

2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante. Ordem: 3 dever, ditame, ordem, imposição, mando, obrigação.

Como saber se a frase está no imperativo?

O imperativo é usado na indicação de uma ordem, um pedido, um conselho, uma súplica, um convite, um comando ou uma exortação. É um modo verbal - modo imperativo, tal como o modo indicativo e o modo subjuntivo.

Quais são as frases no imperativo?

As frases imperativas são aquelas que têm como função dar ordens, exortar, incitar ou mandar outra pessoa a realizar algo. Estas frases recorrem, na maioria dos casos, ao modo imperativo dos verbos. Por exemplo: Desligue o seu celular.

Como saber o modo do verbo?

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Como passar frase para imperativo?

No modo imperativo afirmativo a ordem, solicitação ou conselho são feitos através de uma afirmação e conjugados da seguinte forma: A 2ª pessoa do singular (tu) e a 2ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo sem o -s final.

Qual frase resume o que é imperativo?

b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo.

Quais são os tipos de pretérito?

Os tempos verbais

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

Quais são os 6 modos verbais?

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

Quais são os 5 tempos verbais?

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Por que é importante identificar o uso de verbos no modo imperativo em textos?

Instrui o leitor! Não é o texto que argumenta, que narra, que debate, mas que leva o leitor a determinada orientação transformadora. Nesses textos, as frases, geralmente, estão no modo imperativo. O modo imperativo expressa ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica etc.

Qual é o oposto de imperativo?

O contrário de hiperativo é: Principais antônimos de hiperativo: 1 controlado, atento, calmo, concentrado, quieto.

Artigo anterior
Como fazer o intestino funcionar diariamente?
Artigo seguinte
Pode aceitar atestado rasurado?