O que é IAM e cuidados de enfermagem?
Perguntado por: Alexandra Cunha | Última atualização: 26. Mai 2024Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) se dá por uma oclusão da artéria coronária, através da formação de um coágulo ou placa de ateroma, diminuindo o fluxo sanguíneo e levando parte do miocárdio à um processo de necrose.
Quais são os principais cuidados de enfermagem?
- Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
- Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
- Promover a segurança do paciente. ...
- Prevenir complicações de doenças. ...
- Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
- Prevenção de lesões por pressão.
O que significa a sigla IAM na enfermagem?
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma emergência médica. Ele é causado por uma obstrução de uma das artérias coronárias, que nutre o próprio músculo do coração.
O que fazer com paciente com IAM?
Pacientes com suspeita de IAM e achados de maior gravidade (dor persistente, dispnéia, palpitações ou síncope) devem ser encaminhados para serviços de emergência, monitorados em ambulância.
O que é o Protocolo de IAM?
Trata-se de um protocolo assistencial gerenciado para o atendimento a pacientes com queixas de dor torácica aguda ou de seus equivalentes, ou seja, sintomas compatíveis com a possibilidade de serem decorrentes de uma síndrome coronária aguda (SCA) ou de outras doenças cardiovasculares graves.
PROTOCOLO DE IAM | O básico que você precisa saber
O que é IAM e quais os tipos?
Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou simplesmente infarto é um evento decorrente da interrupção no fluxo sanguíneo para o coração, levando à morte de parte do tecido cardíaco. Geralmente, a falta de irrigação pelo sangue é consequência da obstrução de uma artéria por uma placa de gordura ou coágulo.
Quais as medidas de prevenção do IAM?
“Controlar a pressão e diabetes, manter uma dieta balanceada, deixar de fumar, praticar atividades físicas e tentar reduzir a carga de estresse são medidas que tendem a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, principalmente de infarto”, afirma Danielli Lino, membro do Grupo Condutor do Infarto Agudo do Miocárdio ...
Qual o tipo de tratamento do IAM?
O tratamento do infarto deve ser feito no hospital e pode incluir o uso de medicamentos para melhorar a circulação sanguínea e procedimentos cirúrgicos para restabelecer a passagem de sangue para o coração.
Quais os 6 sinais de um ataque cardíaco?
- 1 – Dor no Peito. ...
- 2 – Tonturas e vertigens. ...
- 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
- 4 – Dificuldades para respirar. ...
- 5 – Dores nos braços. ...
- 6 – Fraqueza. ...
- 7 – Dores na região do estômago.
Quais são os primeiros sinais de um infarto?
Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.
Quais os 3 tipos de infarto?
Os tipos de infarto são: Infarto tipo 1: instabilidade da placa. Infarto tipo 2: desbalanço da oferta x demanda. Infarto tipo 3: morte súbita.
Quais são os tipos de ataque cardíaco?
- Tipo 1: Instabilidade da Placa. Esse é o infarto “clássico”, relacionado à ruptura de placa aterosclerótica, fixação, erosão ou dissecção com trombo intraluminal. ...
- Tipo 2: Desbalanço de oferta e demanda. ...
- Tipo 3: Morte Súbita. ...
- Tipo 4: Relacionado a ATC. ...
- Tipo 5: Relacionado a Cirurgia Cardíaca.
Quando usar oxigênio no IAM?
O uso rotineiro de oxigênio suplementar para pacientes com IAM e saturação de O2 acima de 90% é proscrito (classe III). O uso de O2 suplementar é recomendado nos casos em que há saturação de O2<90% (opinião de especialistas)
Quais os 5 deveres do técnico de enfermagem?
Auxiliar equipe em procedimentos invasivos; auxiliar em reanimação de paciente; aprontar paciente para exame e cirurgia; efetuar tricotomia; coletar material para exames; efetuar testes e exames (cutâneo, ergométrico, eletrocardiograma); controlar administração de vacinas.
Quais são os 13 certos da enfermagem?
Seguir os “treze certos” da enfermagem para administração de medicamentos (paciente certo, prescrição certa, medicamento certo, validade certa, dose certa, compatibilidade certa, via de administração certa, forma/apresentação certa, horário certo, orientação ao paciente certa, registro certo, ação certa, tempo de ...
O que o técnico de enfermagem pode fazer?
- Administração de medicamentos.
- Assistência aos médicos de plantão.
- Coleta de materiais para exames.
- Cuidados de pré e pós-operatório.
- Preparação de equipamentos hospitalares.
- Primeiros socorros.
- Vacinação.
- Enfermagem geral.
Qual é o braço que dói no infarto?
E quando o infarto acontece? O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.
O que é que causa o infarto?
Entre os fatores de risco do infarto estão o sedentarismo, o tabagismo, a alimentação rica em gorduras prejudiciais e sódio, o colesterol alto, o estresse e condições como diabetes e hipertensão.
Como é a pressão de quem está infartando?
Os principais sintomas são palpitações, desmaios, tontura, fraqueza, pressão baixa, dor no peito e confusão mental, mas é importante ressaltar que a arritmia também pode ser assintomática e neste caso apenas será diagnosticada num check-up de rotina.
Quais os principais medicamentos utilizados no IAM?
- 1- Aspirina e outros antiagregantes plaquetários: ...
- 2- Oxigênio: ...
- 3- Analgesia e Sedação. ...
- 4- Nitratos. ...
- 5- Betabloqueadores. ...
- 6- Bloqueadores dos canais de cálcio. ...
- 7-Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (IECA) ...
- 8- Anticoagulantes.
Como diagnosticar o IAM?
O diagnóstico laboratorial do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) pode ser realizado através de biomarcadores como mioglobina, CK-MB e troponina. Dr. Anderson apresenta dados gráficos referentes à curva de ascensão de cada marcador, bem como respectivos valores basais e a duração dos níveis de dosagem.
Para que serve o AAS para infarto?
Nas plaquetas, isso diminui a produção de tromboxano, um tipo de lipídeo que favorece a agregação plaquetária. Por essa razão, na linguagem popular, costuma-se dizer que o AAS “afina” o sangue, ou seja, diminui a probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo.
Qual a idade de maior risco de infarto?
“O infarto é mais frequente em homens, especialmente a partir dos 45 anos, porém, também tem acometido pessoas mais jovens. Ainda, observamos um aumento significativo no sexo feminino”, afirma o cardiologista. “Dor no peito é um dos principais sintomas, que pode ser irradiado para o braço, normalmente, esquerdo.
O que é IAM e seus fatores de risco?
Quais os fatores de risco para IAM? Os fatores de risco são: Diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (triglicerídeos elevados, colesterol LDL elevado e HDL baixo), história familiar de doenças do coração, tabagismo, obesidade/sobrepeso, inatividade física, comportamento sedentário, estresse e depressão.
Quais os cinco tipos de IAM?
- Contexto de infarto agudo do miocárdio.
- Tipo 1: Instabilidade de Placa.
- Tipo 2: Desbalanço entre oferta e demanda.
- Tipo 3: Morte Súbita.
- Tipo 4: Relacionados à angioplastia.
- Tipo 5: Relacionados à cirurgia cardíaca.
- Conclusão.
- Referências.
Quantos livros uma pessoa lê em média por ano?
O que significa o leão no candomblé?