O que é hipossuficiência fática?

Perguntado por: Iris Juliana de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

A hipossuficiência está ligada ao direito processual, à posição desfavorável do consumidor dentro da relação processual advinda de uma ação consumerista (dificuldade de produzir provas, etc.). Diferentemente da vulnerabilidade, a hipossuficiência decorre de uma situação fática e não jurídica.

Quais os tipos de Hipossuficiencia?

A hipossuficiência deve ser analisada sob três aspectos: a hipossuficiência econômica, a hipossuficiência de informação (ou técnica) e a hipossuficiência jurídica.

O que caracteriza Hipossuficiencia?

Hipossuficiência é um adjetivo que significa ausência ou carência. Este termo é muito usado com o significado de carência financeira, ou seja, quando não existem recursos suficientes para o próprio sustento.

Qual a diferença de vulnerabilidade e Hipossuficiencia?

O ponto de vista é objetivo: ser consumidor é ser vulnerável. Outro ponto a ser esclarecido: a vulnerabilidade é inerente ao consumidor, mas pode ser comprovada por uma Pessoa Jurídica. Por outro lado, a hipossuficiência é um critério para inversão do ônus da prova e pertence ao ramo do Direito Processual.

Quando o consumidor é considerado hipossuficiente ou vulnerável?

vSendo assim, entende-se por Consumidor Hipossuficiente aquele que se encontra em situação de impotência ou de inferioridade na relação de consumo, ou seja, está em desvantagem em relação ao fornecedor, decorrente da falta de condições de produzir as provas em seu favor ou comprovar a veracidade do fato constitutivo de ...

O que é DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA?

19 questões relacionadas encontradas

O que é um consumidor vulnerável?

A vulnerabilidade é o conceito que fundamenta todo o sistema consumerista, o qual busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo, a fim de promover o equilíbrio contratual. A vulnerabilidade da pessoa física consumidora é presumida (absoluta), mas a da pessoa jurídica deve ser aferida no caso concreto.

O que é um cliente vulnerável?

São considerados clientes vulneráveis as pessoas que demonstrem menor capacidade de compreensão e discernimento para análise e tomada de decisões ou de representar seus próprios interesses.

Quais os tipos de vulnerabilidade do consumidor?

A doutrina de forma geral conceitua a questão em tipificações diversas, no entanto, objetivando sintetizar a matéria e seguindo o entendimento majoritário, a vulnerabilidade do sujeito consumidor pode ser classificada em fática, técnica, informacional e jurídica.

Por que o trabalhador é considerado hipossuficiente?

O fato de um empregado ter uma escolaridade e remuneração diferenciada não lhe retira a característica de ser subordinado, ele continua sendo hipossuficiente.

Qual a diferença entre vulnerável é fraco?

Vulnerabilidade não é fraqueza, é coragem

Ela desconstrói a palavra vulnerabilidade, deixando claro que as pessoas que têm coragem, na verdade, são aquelas que não têm medo de se demonstrarem vulneráveis. É quando você se mostra imperfeito para o mundo que se torna alguém forte.

Quando uma pessoa é considerada hipossuficiente?

A Resolução nº 140, de 24 de junho de 2015, editada pela Defensoria Pública do Distrito Federal, estabelece como pessoa hipossuficiente aquela que recebe renda mensal correspondente ao valor de até 5 (cinco) salários mínimos.

Como provar que é hipossuficiente?

Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:
  1. Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.
  2. Cópia integral da CTPS – Carteira de Trabalho;
  3. Últimos 03 (três) contracheques;

Quantos salários mínimos para justiça gratuita?

Portanto, em 2021, para receber a Justiça gratuita é necessário receber salário de até R$ 2.573,42. A Lei 13.467 também prevê que é necessário que o cidadão comprove que não possui recursos para o pagamento das custas do processo.

O que é Hipossuficiencia Probatoria?

209): [...] a hipossuficiência que autoriza e impõe a inversão do ônus da prova pelo juiz nas lides de consumo é toda aquela que dificulta a defesa dos interesses e direitos do consumidor em juízo, vista sob a ótica da carência econômica, técnica e cultural aferida no caso concreto.

O que é declaração de hipossuficiência para casamento?

Uma declaração de hipossuficiência, a qual comprove a incapacidade de pagar os custos do processo, pode resolver o problema. Isso é possível porque a Lei Nº 10.406/02 – o Código Civil (CC) – em seu art. 1.512, parágrafo único, garante esse direito a quem precisa solicitar isenção das taxas do casamento civil.

Quais os critérios que definem um trabalhador hipossuficiente e um trabalhador Hipersuficiente?

Nos termos do §ú do art. 444 da CLT, o chamado trabalhador “hipersuficiente” seria aquele que possui: a) diploma de nível superior; e b) receba salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

O que é um trabalhador Hipersuficiente?

As condições que os trabalhadores precisam preencher para serem considerados empregados hipersuficientes são as seguintes: portar diploma de qualquer curso de ensino superior; receber remuneração igual ou superior a duas vezes o limite dos benefícios previstos no RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

O que é um empregado Hipersuficiente?

Negociação individual

Segundo o dispositivo, considera-se hipersuficiente o empregado que tem diploma de nível superior e que tem salário superior ou igual a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

Quem é a parte mais vulnerável na relação de consumo?

A Constituição Federal ao referir-se à defesa do consumidor, pressupõe a necessidade de proteção ao consumidor, por ser a parte mais fraca da relação jurídica de consumo.

Quais são as formas de vulnerabilidade analisadas para caracterização de relação de consumo?

Como visto, consolida-se o entendimento de que a vulnerabilidade do adquirente pode se configurar sob três modalidades diferentes: a fática, nas situações em que a insuficiência econômica, física ou até mesmo psicológica do consumidor o coloca em pé de desigualdade; a jurídica, consistente na falta de conhecimento ...

São espécies de vulnerabilidade reconhecidas pelo STJ a técnica a jurídica a real fática e a informacional?

Juridicamente, são reconhecidos quatro tipos de vulnerabilidade: a técnica, a jurídica, a fática e a informacional, sendo todo consumidor presumivelmente vulnerável, embora não seja, necessariamente, hipossuficiente, não se tratando, pois, de expressões sinônimas.

O que é situação de vulnerabilidade?

A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.

Quais os graus de vulnerabilidade de clientes?

Quais as novas regras na proteção dos consumidores vulneráveis?
  • capacidade civil;
  • deficiência física ou mental;
  • doença grave, nos termos da legislação;
  • superendividamento;
  • grau de escolaridade;
  • habilidade e/ou maturidade digital;
  • idade; e.
  • renda.

Quem são as pessoas consideradas vulneráveis na relação consumerista?

A relação jurídica de consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem por objetivo a proteção e a defesa dos consumidores. Tal proteção se dá em razão do consumidor ser considerado vulnerável na relação consumerista.

Quais são os tipos de vulnerabilidades?

Quais são os tipos de vulnerabilidade?
  • Marginalização e Exclusão. Nesse subgrupo encontramos as pessoas que residem em moradias em situação deplorável, bem como um baixo nível de renda e educação. ...
  • Vulnerabilidade na área da saúde. ...
  • Vulnerabilidade Territorial. ...
  • Vulnerabilidade Juvenil.

Artigo anterior
Qual melhor cartão de crédito Digital 2021?
Artigo seguinte
Como deixar a mão mais nova?