O que é hipoglicemia reativa?

Perguntado por: Cláudia Vieira Rocha  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

A hipoglicemia reativa, ou hipoglicemia pós-prandial, é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição, sendo também acompanhada por sintomas típicos de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas.

O que fazer em caso de hipoglicemia reativa?

Para aliviar a hipoglicemia reativa, alguns profissionais de saúde recomendam o seguinte:
  1. comer refeições pequenas e lanches a cada 3 horas.
  2. ingerir alimentos variados, incluindo carne vermelha, aves, peixe ou outras fontes de proteína, vegetais e produtos lácteos.

Quais as doenças que causam hipoglicemia?

Hipoglicemia de jejum

Graves doenças do rim, fígado, coração; Baixos níveis de hormônios, tais como cortisol, hormônio do crescimento, glucagon ou adrenalina; Tumores, tais como um tumor em pâncreas que produza muita insulina ou um tumor que produza um hormônio semelhante à insulina, chamado IGF1.

O que é crise de hipoglicemia?

Esse quadro, mais comum em pessoas com diabetes, é perigoso - mas tem sinais típicos e tratamento. Conheça a condição! Daria pra resumir assim: a hipoglicemia é uma queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue. Quando isso ocorre, surgem sintomas como tontura, palidez e confusão mental.

O que é uma hipoglicemia de rebote?

Existe também um caso em que, mesmo ingerindo açúcar, a pessoa corre o risco de sofrer hipoglicemia. É o chamado efeito rebote. Isso acontece quando se ingere uma quantidade muito grande de açúcar cerca de 40 minutos antes de realizar atividade física intensa.

Hipoglicemia Reativa - Você Bonita (20/09/16)

37 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de hipoglicemia de rebote?

Sintomas da hipoglicemia reativa
  • Dor de cabeça;
  • Fome;
  • Tremores;
  • Enjoo;
  • Suor frio;
  • Tontura;
  • Cansaço;
  • Sonolência ou agitação;

Como a hipoglicemia pode matar?

A hipoglicemia é uma alteração no metabolismo do carboidrato (não é uma doença), onde a concentração sérica (do sangue) de açúcar (glicose) encontra-se anormalmente baixa. Quando caracterizada como severa ou grave pode levar à inconsciência, coma ou até mesmo à morte.

O que pode causar crise de hipoglicemia?

Quando há muita insulina no sangue, muita glicose entra nas células e pouca permanece na corrente sanguínea, o que caracteriza a hipoglicemia. O problema também pode ocorrer também quando diminui a quantidade dos hormônios de contrarregulação (glucagon, hormônio do crescimento, adrenalina e cortisol).

O que comer em caso de crise de hipoglicemia?

O que comer para evitar crises de hipoglicemia?
  • Aveia: as fibras ajudam a regular e sustentar o nível de glicose no sangue por mais tempo.
  • Oleaginosas: gorduras boas e saudáveis que ajudam a manter os níveis de glicose ideais no sangue.
  • Iogurte com frutas: lanche com carboidrato, proteína e gorduras boas.

Quais os sintomas de uma crise de diabetes?

Quais os sintomas do diabetes?
  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Qual o perigo da glicose baixa?

Quanto mais baixos os valores de glicose no sangue mais severos são os sinais e sintomas. Os sintomas de hipoglicemia podem variar desde quadros de tremores, sudorese, dor de cabeça, taquicardia, dentre outros, até confusão mental, delírios, falta de coordenação motora, convulsões e perda da consciência.

Como saber que está com hipoglicemia?

O diagnóstico de hipoglicemia é feito geralmente por meio da observação clínica.. No entanto, poderá ser necessário que o médico peça exames para diagnosticar o distúrbio. O mais comum dos exames feitos para este tipo de problema é a glicemia de jejum, em que uma amostra de sangue é enviada para análise em laboratório.

Quando a pessoa tem hipoglicemia?

A hipoglicemia, também chamada de glicose baixa, acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão mais baixos que o normal. O valor normal da glicose em jejum é, de forma geral, até 99 mg/dL em jejum, sendo considerado hipoglicemia quando os níveis de glicose no sangue estão abaixo de 70 mg/dL.

O que fazer em caso de crise de hiperglicemia?

1. Hiperglicemia - açúcar alto
  1. Procurar uma seringa de insulina SOS, que a pessoa possa ter para situações de emergência;
  2. Injetar a seringa na região ao redor do umbigo ou na parte superior do braço, fazendo uma prega com os dedos, mantendo-a até ao final da injeção, como mostra a imagem;

O que fazer quando estou com hiperglicemia?

10 dicas simples para controlar a diabetes
  1. Registrar os valores de açúcar no sangue. ...
  2. Reduzir o consumo de certas frutas isoladamente. ...
  3. Evitar o consumo de doces. ...
  4. Reduzir o consumo de álcool. ...
  5. Não ficar mais de 3 horas sem comer. ...
  6. Manter o peso ideal. ...
  7. Eliminar o uso do cigarro. ...
  8. Controlar a pressão arterial.

Qual o nível perigoso de glicose?

Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Qual a diferença entre diabetes e hipoglicemia?

A hipoglicemia é a baixa de açúcar no sangue e pode acontecer quando a pessoa não se alimenta em quantidade suficiente, atividade física intensa, ou o mais comum no caso dos diabéticos: usa medicamento que diminui a glicemia no sangue ou insulina de maneira errada.

O que faz a glicose baixa?

Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.

Como doce e me sinto mal?

Segundo explicou, o que acontece com os doces é que frequentemente eles são preparados com uma bela dose de gorduras — como a manteiga e o creme de leite, por exemplo —, e elas retardam o esvaziamento do estômago, provocando a sensação de mal-estar que associamos ao enjoo.

Por que o Diabetico tem hipoglicemia?

Estes incluem as doses de insulina que são excessivas ou inoportunas, a perda ou atraso de refeições ou lanches, a falta de compensação de carboidratos para aumento de atividade física, a ingestão de álcool, ou a administração errada de insulina.

Qual exame fazer para detectar hipoglicemia?

O teste de glicemia detecta a hipoglicemia e a hiperglicemia, ou seja, quando há pouco ou muito açúcar em circulação. O segundo quadro denuncia o diabetes mesmo quando não há sintomas da doença. Orientações: Para a coleta deste exame, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.

Quem tem hipoglicemia pode vir a ter diabetes?

A hipoglicemia reativa pode ser um sinal precoce de diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa estão baixos, o pâncreas libera um hormônio chamado glucagon.

O que acontece quando a glicose está acima de 400?

Quando a glicemia pós-prandial está entre 140 e 200, temos uma Intolerância à glicose ou pré-diabetes. Valores acima de 200 são considerados elevados e já caracterizam o diabetes.

Quais as dores que um paciente com diabetes pode sentir?

No caso da diabetes, a alta taxa de glicemia no organismo causa lesão nas bainhas de mielina prejudicando a comunicação entre os neurônios. A neuropatia diabética pode provocar problemas em todo o corpo, causando muita dor, principalmente nas suas extremidades (mãos e pés).

Como é a urina do Diabetico?

Muita vontade de urinar

Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

Artigo anterior
O que é uma amante?
Artigo seguinte
Por onde sai o sangue da menstruação?