O que é hipertonia plástica?

Perguntado por: Patrícia Viviane de Fonseca  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

Acontece quando um membro do corpo mantém a posição natural, ou durante a mobilização o membro exerce uma resistência que cede de uma vez. A hipertonia plástica é encontrada em certas patologias como a doença de Parkinson.

Qual a diferença entre hipertonia elástica e plástica?

A hipertonia elástica está relacionada à espasticidade, e ocorre a nível de lesão do trato corticoespinhal, passando pela decussação das pirâmides. ... Já nos casos de hipertonia plástica existe uma certa rigidez muscular, mas que consegue se moldar ao alongamento.

O que causa a hipertonia?

Causas de hipertonia

A hipertonia ocorre quando as regiões do cérebro ou medula espinhal que controlam os sinais relacionados com a contração e o relaxamento muscular são danificados, o que pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais: Pancadas fortes na cabeça; Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Qual a diferença entre hipertonia e espasticidade?

Em que Consiste a Espasticidade Muscular. Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos.

Qual a definição de hipertonia?

1. [ Medicina ] Aumento do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: hipertonia dos membros, hipertonia espástica; hipertonia muscular). 2. [ Medicina ] Aumento de tensão.

HIPERTONIA ELÁSTICA E PLÁSTICA: Qual a diferença? Espasticidade x Rigidez - Rogério Souza #4

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre hipertonia e hipotonia?

A hipertonia, como o próprio nome diz, corresponde a um aumento da resistência ao movimento passivo das articulações. Hipotonia será a diminuição da resistência ao movimento passivo de uma articulação.

Quais os tipos de hipertonia muscular?

Definição de hipertonia

A hipertonia se dá quando há elevação excessiva do tônus muscular. Distinguimos dois tipos de hipertonia muito diferentes: hipertonia plástica e hipertonia elástica.

O que é paciente Espastico?

A espasticidade é em uma condição caracterizada pelo aumento involuntário da contração muscular, podendo surgir em qualquer músculo, o que pode dificultar que a pessoa faça as atividades do dia-a-dia, como falar, se movimentar e comer, por exemplo.

O que é estado espástico?

Significado de Espástico

[Fisiologia] Hipertônico; diz-se do estado em que há excesso de contração muscular, impossibilitando ou dificultando o movimento. Etimologia (origem da palavra espástico).

O que é sinais de espasticidade?

Sintomas da espasticidade

A espasticidade pode ser focal, regional ou generalizada. Os principais sintomas relacionam-se com a presença de movimentos involuntários como os espasmos, reações associadas indesejáveis e pela incapacidade para utilizar os músculos espásticos e realizar os movimentos pretendidos.

O que pode causar a hipotonia?

Essa diminuição do tônus muscular, de acordo com o médico, não é um problema de saúde em si, mas um sintoma de doenças do cérebro, da medula, dos nervos ou dos próprios músculos. Essas chateações se dão normalmente por falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas.

Como diminuir a hipertonia?

O alongamento muscular passivo é uma das principais técnicas utilizadas, sendo de extrema importân- cia para a redução da hipertonia. Além de contribuir para a dimi- nuição da dor, propicia maior mobilidade articular, prevenindo a instalação de contraturas musculares e deformidades9,10.

O que pode causar rigidez muscular?

A intensa rigidez muscular geralmente surge depois de um período de stress como um novo emprego ou ter que apresentar trabalhos em público, e a rigidez muscular não acontece durante o sono e é comum haver deformidades nos braços e nas pernas devido a presença destes espasmos, se a doença não for tratada.

Qual a diferença entre hipertonia é hipertrofia?

A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.

Qual escala é usada para avaliar hipertonia elástica?

Escala de Tardieu12(D): é uma escala ordinal em graus, ou seja, goniometria, da amplitude do movimento articular, que avalia a intensida- de da reação muscular ao estiramento lento e o mais rápido possível. O padrão internacional adotado é o da American Academy of Orthopedic Surgeons13(D).

Qual o tipo de hipertonia mais comum que se verifica em pacientes que tenham sofrido acidente vascular cerebral quais suas características e como é identificada?

A hipertonia, nesses pacientes, é a hipertonia elástica (hipertonia espástica/espasticidade). A referida hipertonia apresenta as seguintes características: aumento de tônus à mobilização passiva contrária à ação muscular, que varia com a velocidade, predomínio em um grupo muscular e sinal do canivete.

Como eliminar os espasmos musculares?

Algumas formas de aliviar ou tratar os espasmos para que se tenha uma qualidade de vida melhor!
  1. Medicamentos;
  2. Limitar o uso de cafeína;
  3. Fisioterapia;
  4. Acupuntura;
  5. Manter a alimentação equilibrada.

Como reduzir espasticidade fisioterapia?

Na espasticidade, é comum a aplicação de técnicas como a crioterapia. A medida consiste na aplicação de frio nos músculos para retardar os reflexos que provocam a contração. Também é possível a aplicação de calor, que reduz a dor pelo relaxamento temporário do músculo.

Quais são as causas da paralisia cerebral?

Paralisia cerebral pode ser causada por lesão cerebral durante a vida intra-uterina ou no nascimento. Também podem ser adquirido após o nascimento. Neste caso, paralisia cerebral geralmente é causada por lesões cerebrais nos primeiros meses ou anos de vida.

O que é espasticidade no AVC?

A espasticidade é causada por dano ou lesão a uma parte do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal) que controla o movimento voluntário. Este dano interrompe sinais importantes entre o sistema nervoso e músculos, criando um desequilíbrio que aumenta a atividade muscular ou espasmos.

Como quebrar o padrão espástico?

De acordo com a literatura, alguns métodos fisioterapêuticos podem ser aplicados sobre o membro espástico com intuito de reduzir o tônus muscular; um deles é o uso do frio (crioterapia) (11, 12, 19).

Como se faz cinesioterapia?

A cinesioterapia respiratória é feita com exercícios que estimulam a inspiração máxima e a expiração forçada, que podem ser realizados de pé, sentado ou deitado, com o acompanhamento dos braços ou com as mãos em contato com o abdômen para aumentar a conscientização da movimentação do diafragma.

Como avaliar hipertonia muscular?

Para avaliar se há hipertonia de ação, deve-se elevar a criança segurando-a pelas axilas. Caso haja hipertonia de ação, o paciente irá apresentar extensão das pernas, com predomínio do tono adulto.

Quais são os tipos de tônus muscular?

Há dois tipos de tônus muscular, o FÁSICO, que se caracteriza por uma contração rápida e envolve as estruturas apendiculares (Tônus de Ação), e o Tônus POSTURAL, decorrente de uma contração prolongada.

Como identificar hipotonia muscular?

O pequeno com o tônus muscular fraco pode apresentar alguns sinais, como:
  1. não conseguir flexionar os cotovelos e joelhos;
  2. pouco controle da cabeça;
  3. apresentar atrasos no desenvolvimento motor, como engatinhar e andar;
  4. dificuldade com habilidades motoras finas, como segurar um lápis de cor;
  5. postura prejudicada;

Artigo anterior
Qual é o lendario mais fraco?
Artigo seguinte
O que é movimento de cultura?