O que é hipercromia da pele?

Perguntado por: Mariana Ana Lourenço Costa  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

> Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.

O que é hipercromia na pele?

As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.

O que causa a hipercromia?

As hipercromias, mais conhecidas como manchas de pele são causadas pelo excesso da produção de melanina, ou seja, os melanócitos produzem mais melaninas do que deveria, levando ao surgimento de lesões mais escuras que a tonalidade da pele.

Quais são os tipos de hipercromia?

TIPOS DE HIPERCROMIAS
  • Mancha senil ou melanose:
  • Efélides:
  • Hipercromia pós inflamatória:
  • Melasma e cloasma:
  • Câncer de pele:
  • Luz Intensa Pulsada.
  • Microagulhamento.
  • Cosmetologia.

Qual o tratamento para hipercromia?

Diferentes tratamentos têm sido propostos para os vários tipos de hipercromias, ainda que poucos tenham promovido melhora satisfatória e duradoura. Entre as opções para o manejo estético estão os Peelings químicos, a microdermoabrasão, o laser e a luz intensa pulsada.

Hipercromias - Manchas

16 questões relacionadas encontradas

O que é hipercromia residual?

Você já ouviu falar em hipercromia pós-inflamatória? Tratam-se das manchas que surgem na pele após uma inflamação local, como os quadros de #acne , provocando uma produção exagerada de melanina. Essas manchinhas podem ser agravadas por alterações hormonais, estresse e pela exposição ao sol.

O que é hipercromia hereditária?

Hipercromia na região periocular, mais frequente em mulheres morenas. O tratamento é estético com tópicos, alguns lasers e luz intensa pulsada. É caracterizada por pigmentação reticulada da pele, mucosa oral e conjuntival ou por pigmentação linear deltoidea e nos braços. Não necessita de tratamento.

Quais são os tipos de olheiras?

Tipos de olheiras: saiba como reconhecer e tratar cada caso das manchas escuras nos olhos (infográfico)
  • Olheiras profundas: Geralmente, têm coloração castanha; ...
  • Olheiras pigmentares: Possuem coloração amarronzada; ...
  • Olheiras sanguíneas: Têm coloração arroxeada; ...
  • Olheiras vasculares: Cor ligeiramente azulada;

Quais são os dois tipos de melanina?

Dois subtipos de melanina são produzidas no interior dos melanossomos: a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina possui um alto peso molecular e destaca-se por apresentar uma cor que varia de marrom a negro. A feomelanina, por sua vez, possui coloração vermelha ou amarela.

Quais os tipos de hiperpigmentação?

O que é a hiperpigmentação e quais são os diferentes tipos deste problema?
  • O que é a hiperpigmentação e quais são os diferentes tipos deste problema? ...
  • Hiperpigmentação: manchas de pigmentação, tais como as manchas da idade. ...
  • Hiperpigmentação: melasma. ...
  • Hiperpigmentação: Hiperpigmentação pós-inflamatória.

O que causa Hipocromia pós Inflamatoria?

Nesse caso, o melanócito é danificado pelo traumatismo ou pela inflamação, que podem levar ao aumento da produção de pigmento, mas também à sua diminuição. Nesse último caso, trata-se de uma hipocromia pós-inflamatória, já um caso de mancha clara, a que vem logo depois de um machucado.

O que causa hiperpigmentação?

Podem ser causadas por inúmeros fatores como: exposição solar, trauma, uso de hormônio ou de algumas medicações, doenças endocrinológicas, uso de alguns cosméticos, exposição a agentes físicos e químicos, alterações genéticas e tumores (melanomas).

O que causa Hipocromia na pele?

As causas da hipocromia são as anemias, em especial aquelas causadas pela carência do ferro (ferropênica). Outras anemias, como a talassemia, também podem cursar com hipocromia.

O que é Hipercromicas?

Essas manchas são classificadas de duas formas: > Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.

O que é Hipomelanose na pele?

A hipomelanose é uma desordem adquirida que afeta, particularmente, as extremidades de indivíduos de pele mais escura. Provavelmente afete todas as etnias, sendo apenas mais aparente em pessoas com essa tonalidade de pele. Atinge igualmente homens e mulheres, sendo mais frequente com o avançar da idade.

Como tratar Acromia na pele?

Para as manchas mais escuras, os tratamentos podem incluir medicamentos tópicos como clareadores e ácidos, intervenção cirúrgica ou a exclusão de medicamentos da rotina do paciente.

Quais são os tipos de melanina?

Em resumo, há três tipos de Melanina, a saber:
  • Eumelanina: tipo mais comum de melanina de coloração marrom ou preta, encontrada nas pessoas morenas.
  • Feomelanina: melanina de coloração avermelhada e amarelada, que surge nas pessoas loiras e ruivas.
  • Neuromelanina: pigmento escuro presente no cérebro.

Em qual tecido é encontrado a melanina?

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

Quais são e onde são encontrados os três principais pigmentos da pele?

Podem ser: eumelanina, feomelanina, neuromelanina e alomelanina. Eumelanina (poli 5-6 indolquinona): corresponde a forma mais comum das melaninas, com coloração marrom ou preta, alcalina e insolúvel em água. Presente nos cabelos, pele e olhos, exercendo efeito fotoprotetor.

Qual o pior tipo de olheira?

Olheira estrutural: “Esse tipo de olheira acontece pela presença de goteira lacrimal profunda ou falta de tecido abaixo dos olhos, sendo assim possível visualizar o músculo que está por baixo da pele devido à transparência da pele.” A profundidade gera uma “sombra” que piora ainda mais a olheira.

O que são olheiras vasculares?

Olheira vascular: essa é a tão conhecida "olheira de cansaço", causada pelo aumento da vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos, que também podem causar inchaço. A coloração, em geral, tem tons azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo.

Como saber se você tem olheiras?

Você deve limpar bem a pele, chegar perto do espelho, esticar a pele da olheira para baixo. Se você conseguir ver os vasinhos, significa que a pele está arroxeada por causa dos vasos. Se a pele se mantiver escura, a causa é o excesso de pigmentação. Para descobrir se a olheira é funda, você verá uma sombra no rosto.

O que causa a Melanodermia?

Aumento anormal, difuso, generalizado ou localizado da coloração da pele, devido a infiltração na camada profunda da derme de melanina. Pode ser consecutiva a intoxicações, doenças endócrinas, infeções crónicas, doenças nervosas, etc.

O que é mancha Hipocromicas?

Hipocromia significa que os glóbulos vermelhos têm menos cor do que o normal quando examinados ao microscópio. Isso, geralmente ocorre, quando não há pigmento suficiente que transportar o oxigênio (hemoglobina) até às células vermelhas do sangue.

O que causa a vitiligo na pessoa?

As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo.

Artigo anterior
É um homem mal ou mau?
Artigo seguinte
O que significa o termo fanfiction?