O que e gravidez na adolescência?

Perguntado por: Rúben Joel Amaral de Nascimento  |  Última atualização: 12. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)

Segundo a especialista, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera gravidez na adolescência a gestação que ocorre entre 10 e 20 anos de idade. A faixa etária dos 10 aos 15 anos é a que apresenta maior risco.

Qual a causa da gravidez na adolescência?

Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente e, como conseqüências foram ...

O que falar sobre gravidez na adolescência?

Converse com sua mãe, seu pai ou responsável. Tenha um diálogo franco, explique o que aconteceu e como vocês se sentem. O garoto, futuro pai do bebê, estar junto nesse momento é fundamental para a segurança da adolescente gestante. Procure também apoio nos serviços de saúde.

Por que a gravidez na adolescência é um problema?

A gravidez nessa fase subtrai da mãe a chance de passar cada fase da vida de maneira natural, tirando dela a oportunidade de amadurecer. Além disso, é uma espécie de círculo vicioso da miséria, pois nem sempre a adolescente tem condições financeiras para cuidar da criança.

Quais são os riscos de uma gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Com 8 anos? Menina GRÁVIDA dá a luz a GÊMEOS e o motivo impressiona!

17 questões relacionadas encontradas

Por que devemos evitar a gravidez na adolescência?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta faixa etária é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.

O que pode ser feito para prevenir a gravidez na adolescência?

Desde a primeira relação, é super importante se prevenir. Por quê? Não só para evitar a gravidez na adolescência como também não contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST). Para isso, use o que chamamos de dupla proteção, que é o método contraceptivo hormonal combinado com o método contraceptivo de barreira.

O que causa a gravidez?

A gravidez é um evento resultante da fecundação do ovulo (ovócito) pelo espermatozoide. Habitualmente, ocorre dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser.

O que fazer em caso de gravidez na adolescência?

Os casos de crianças ou adolescentes com 14 anos incompletos, que se encontrem grávidas, devem ser informados ao Ministério Público e Conselho Tutelar. Este é o teor de uma recomendação expedida hoje, dia 9, pela PGJ aos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude no estado.

Qual é a taxa de gravidez na adolescência no Brasil?

Um a cada sete bebês brasileiros é filho de mãe adolescente. Por dia, 1.043 adolescentes se tornam mãe no Brasil.

Qual a idade considerada de risco para engravidar?

No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.

Como a gravidez na adolescência pode afetar a família?

Assim, a gravidez na adolescência pode representar um momento de conflito para a família, exigindo uma redefinição de crenças, valores e atitudes, além da necessidade de novos arranjos no espaço físico no lar, de tempo e de finanças.

Como falar sobre gravidez na adolescência na escola?

Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essas falas, pois elas poderão servir de embasamento para uma futura discussão.

É crime engravidar na adolescência?

Do ponto de vista legal, especialistas ouvidos pela BBC News Brasil explicam que relações sexuais e atos libidinosos com pessoas menores de 14 anos são sempre considerados estupros, independentemente de existir qualquer tipo de consentimento das vítimas.

Quais os riscos de uma gravidez aos 14 anos?

Riscos da gravidez na adolescência

Foram registradas 17,5 mil gestações nessa faixa etária. Toda a gravidez na adolescência tem o risco aumentado. Mas para as menores de 15 anos, o risco de mortalidade materna aumenta em cinco vezes, segundo o Ministério da Saúde.

Quais são os riscos de uma gravidez?

Veja os principais: Condições anteriores à gestação: hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, infecções crônicas (como HIV), problemas cardíacos, pulmonares ou renais e idade materna (mães que dão à luz com menos de 17 e mais de 35 anos têm maior risco de complicação.

De quem é a responsabilidade da gravidez na adolescência?

Nesse tocante, uma gravidez acarreta, para a adolescente e futura mãe, além das transformações físicas e emocionais inerentes à gravidez, a responsabilidade por outra vida, o que requer maturidade biológica, psicológica e socioeconômica para prover suas próprias necessidades e as do filho/a.

Quais são os sintomas da gravidez?

Os primeiros sintomas de gravidez, por ordem cronológica, são:
  1. Atraso da menstruação. ...
  2. Corrimento vaginal cor-de-rosa. ...
  3. Corrimento espesso. ...
  4. Cólica e inchaço abdominal. ...
  5. Cansaço fácil e sono excessivo. ...
  6. Mamas sensíveis e escurecimento da aréola. ...
  7. Dor no fundo das costas. ...
  8. Aversão a cheiros fortes.

Qual é o papel dos pais na gravidez na adolescência?

Pais têm papel importante na prevenção da gravidez na adolescência e do casamento precoce. A pandemia de Covid-19 aumentou o risco de casamento infantil para muitas meninas. Dados do Unicef estimam que, ao longo desta década, 10 milhões de casamentos infantis poderão ter ocorrido em decorrência da pandemia.

O que fazer para evitar a gravidez?

Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos disponíveis para evitar uma gravidez indesejada e até mesmo infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os mais modernos e populares são a pílula e a camisinha, porém há outras opções. Eles são classificados por: métodos de barreira e métodos hormonais.

É possível uma menina de 10 anos engravidar?

No entanto, um novo grande estudo publicado no Jama foi além e analisou os riscos de acordo com a faixa etária e constatou que engravidar entre 10 e 13 anos aumenta em 56% o risco de parto prematuro e em 32% o de uma cesárea, em comparação com adolescentes que ficam grávidas entre 14 e 17 anos.

Qual é a posição mais fácil para engravidar?

Cachorrinho. A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres ...

É fácil engravidar na primeira vez?

Muitos casais pensam que engravidarão rapidamente. Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar.

Quantas meninas engravidam na adolescência?

A taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada 1 mil meninas de 15 a 19 anos. No Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente.

Qual o país com a maior taxa de gravidez na adolescência?

Segundo o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), ao considerar meninas entre 10 a 19 anos, o Brasil é um dos países da América Latina com a maior prevalência de gravidez na adolescência (14%), ficando atrás de países como o Paraguai (15%) e Equador e Colômbia, ambos com 18%.

Artigo anterior
O que é uma superdosagem?
Artigo seguinte
Como funciona o plano da OdontoPrev?