O que é gíria exemplos?

Perguntado por: Renato Isaac de Neto  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

Gíria é uma palavra ou expressão, criada pelo povo, que substituí na linguagem cotidiana determinadas palavras oficiais da língua. Exemplos de gírias muito usadas pela população: - Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito.

Quais são gírias?

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

O que que é gíria?

Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. Portanto, a gíria pode ficar restrita ou pode se tornar pública.

Quais são as gírias do Brasil?

Gírias do Brasil por região
  • Abestado: bobo, tolo, leso;
  • Amofinado: aborrecido;
  • Azuretado: confuso;
  • Aluado: que fica no mundo da lua;
  • Barril: quando algo é difícil ou perigoso;
  • Amarrado: pessoa avarenta, mesquinha;
  • Arretado: que é legal, bacana, tudo de bom;
  • Cafuringa: é uma coisa muito pequena;

Quais são as gírias mais usadas pelos jovens?

Gírias atuais mais usadas na internet
  1. Ranço. Ranço é uma gíria usada para descrever o sentimento de desprezo ou raiva que uma pessoa pode desenvolver por algo ou alguém. ...
  2. Biscoiteiro/Dar biscoito. ...
  3. 10/10. ...
  4. Tá na Disney. ...
  5. LOL. ...
  6. Maria Mucilon. ...
  7. Partiu! ...
  8. Deus me livre, mas quem me dera.

O que é GÍRIA?

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as gírias de adolescentes?

“Nudes, nu”. “Brinks: Brincadeira, não levar a sério. ” “Crush, bofe, boy, pegue-te, paixão, pessoa que está paquerando ou tem algum tipo de queda atração, está interessado. ” “Trollar, zoar, tirar sarro, caçoar, brincar, aprontar com alguma pessoa, pegar de surpresa, fazer uma pegadinha. ”

O que os jovens falam hoje em dia?

Flip, em inglês, significa virar, tombar. Ou seja, "algo deu errado ou deu ruim". Existem variações (conjugações, para ser mais exato) do "verbo" flopar, como "flopou, flopado, flopando". Comparando com uma gíria mais tradicional, pode significar "dançou/dancei", "me dei mal" ou até mesmo "lascou".

O que é Maria Mucilon gíria?

Maria Mucilon

Forma de chamar mulheres que gostam de rapazes ou meninas mais novos. É o que, antigamente, era conhecido como “papa-anjo”. Mucilon é o nome de uma marca de cereal infantil. A gíria exagera e dá a entender que as pessoas pelas quais uma Maria Mucilon se interessa são tão novas que ainda comem o alimento.

O que quer dizer Biscoiteiro?

DEFINIÇÃO: Pessoa que busca chamar a atenção fazendo ou dizendo coisas com o objetivo descarado de receber elogios ou curtidas em postagens nas redes sociais. “Está querendo biscoito” é o novo “está querendo confete”.

Quais são as gírias de São Paulo?

Gírias Paulistas: 49 gírias mais usadas em São Paulo
  1. Bagunçado. Falar que alguém está “bagunçado” é o mesmo que dizer que ele está bêbado. ...
  2. Balada. Pode ser usado para falar sobre qualquer festa ou lugar animado. ...
  3. Bang. ...
  4. Bater uma xepa. ...
  5. Bater uma laras. ...
  6. BO. ...
  7. Bugado. ...
  8. Camelar.

Onde nasceu a gíria?

Linguagem cifrada de grupos restritos

Explicar a palavra gíria já é a maior “mão-de-obra”. Ela é sinônimo de geringonça, que se origina do espanhol jerigonza, ou ainda, jerga. Etimologistas acreditam que, por onomatopéia, jerga tenha nascido do verbo latino garrire, ou seja, tagarelar.

O que significa mulher b * * * * * *?

Gíria usada para se referir pejorativamente à mulher que têm muitos relacionamentos amorosos.

O que quer dizer a palavra c * * * * * *?

substantivo masculino Ch Pênis, cacete, pica. interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.

O que significa a gíria 33?

33 na gíria significa: traficante. A gíria atrelada ao número é devido ao artigo 33 da lei penal 11.434/06 que se refere á tráfico de drogas.

Quais os 5 níveis de linguagem?

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

O que é regionalismo exemplos?

O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!

O que significa Biscoitar no Instagram?

Dar biscoito/Biscoiteiro

Por isso, quando se diz que alguém quer biscoito, significa que a pessoa está se empenhando para receber elogios, seja postando selfies ou textões. Seguindo o raciocínio, dar biscoito seria o mesmo que elogiar alguém.

O que quer dizer biscoito nas redes sociais?

O Dicionário popular diz: “A palavra biscoito remete aos cachorros que chamam a atenção de seus donos para receber recompensas” e com isso utilizaram o termo nas redes sociais para dizer que a pessoa quer interações (likes, comentários, compartilhamentos), ou seja, gerar mais engajamento com a atenção da audiência.

O que é F1 e f2 gíria?

Gíria usada no sentido de fumar maconha.

O que quer dizer a gíria F1?

Um post da criadora de conteúdo Mariana Torquato no Twitter resolveu o mistério para parte dos seguidores que, sim, em algum momento, acreditaram que estavam diante de apaixonados pela Fórmula 1: "F1", na verdade, significa "fumar um baseado" — e, por algum motivo, a pessoa gosta de deixar isso claro entre seus ...

O que significa a gíria braba?

“BRABA” traz em seu nome uma referência à gíria carioca, que significa pessoa destemida, independente, que não precisa de ninguém para realizar suas metas, seus objetivos.

Qual é a linguagem dos jovens?

E, nesse campo da linguagem, fenômeno curioso a ser observado, na atualidade, é o uso de gírias e expressões populares, nascidas em meio aos jovens, que estão sempre a imprimir dinamicidade, velocidade, criatividade e animação à língua. A essas novas palavras são criadas para situações momentâneas, são as gírias.

Como os jovens se comunicam?

1 – Ouça o que eles têm a dizer

A geração Z não só consome o que lhe é passado, eles produzem, opinam, compartilham suas ideias e são decididos quanto as suas preferências. Por isso, ouça o que eles têm a dizer, dê voz ao aluno. Deixe que eles tragam temas para serem debatidos em sala de aula.

Como chamar os adolescentes?

Criança, menina, menino, garota, garoto, adolescente, rapaz, moça, jovem, ao invés de menor, moleque e outros.

Artigo anterior
Quais os benefícios que a radiação traz para a população?
Artigo seguinte
O que acontece se entrar ar na veia?