O que é ginastica laboral e seus beneficios?

Perguntado por: Laura Constança Rodrigues Campos  |  Última atualização: 12. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

O que é ginástica laboral e seus benefícios?

A ginástica laboral reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, como lombalgia, cervicalgia e tendinites, causadas, dentre outros fatores, por estresse e má postura. Ela não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. Ela é uma medida preventiva contra lesões.

Qual é a definição de ginástica laboral?

De acordo com a ABGL (2012), a ginástica laboral pode ser definida como “um programa de exercícios aplicados durante a jornada de trabalho, que con- templa em seus objetivos específicos minimizar e compensar a sobrecarga ge- rada nas estruturas musculoesqueléticas; otimizar a percepção corporal e da postura; contribuir ...

Qual é a finalidade da ginástica laboral?

Os exercícios laborais consistem em uma série de alongamentos e atividades físicas, desenvolvidos para serem feitos dentro do ambiente de trabalho, com o objetivo de prevenir lesões e doenças ocupacionais.

Quais são os 5 tipos de ginástica laboral?

Quais são os 5 tipos de ginástica laboral?
  • Ginástica preventiva. Ela busca trabalhar em duas frentes: os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos. ...
  • Ginástica corretiva. ...
  • Ginástica preparatória. ...
  • Ginástica compensatória. ...
  • Ginástica de relaxamento.

GINÁSTICA LABORAL - AULA COM BASTÃO

42 questões relacionadas encontradas

Quais são as três fases da ginástica laboral?

O ideal é que a prática seja adotada em diferentes horários do expediente, com fases de ginástica laboral para a preparação do trabalhador para o expediente, ginástica laboral compensatória e ginástica laboral de relaxamento.

Quais os 3 três tipos de ginástica laboral?

Ginástica Laboral Preparatória. Ginástica Laboral Compensatória. Ginástica Laboral de Relaxamento. Ginástica Laboral Corretiva.

Quais são os tipos de exercícios da ginástica laboral?

Tipos de ginástica laboral
  1. Ginástica laboral preparatória. De acordo com o próprio nome, ela tem o objetivo de iniciar a preparação a jornada de trabalho. ...
  2. Ginástica laboral compensatória. ...
  3. Ginástica laboral de relaxamento. ...
  4. Ginástica laboral corretiva.

O que fazer na ginástica laboral?

Alongamento e ginástica laboral
  1. Evitar movimentos abruptos;
  2. Realizar dez minutos de alongamento lento antes de iniciar e durante sua atividade laboral;
  3. Fazer os movimentos de forma suave e lenta, inclusive no momento de trocar de exercício;
  4. Manter a posição de alongamento por, pelo menos, 30 segundos;

Qual a NR que fala sobre ginástica laboral?

NR-17 Ginastica Laboral.

Qual a maior importância da ginástica laboral?

Os benefícios vão desde a melhoria da condição física, prevenção de lesões, redução do nível de estresse e satisfação no ambiente de trabalho. “São atividades que compensam os profissionais como dinâmicas, alongamentos, exercícios que trabalham a parceria, raciocínio, trabalho em dupla e em equipe.

Como se divide a ginástica laboral?

Tipos de ginástica laboral
  1. Ginástica laboral preparatória. De acordo com o próprio nome, ela tem o objetivo de iniciar a preparação a jornada de trabalho. ...
  2. Ginástica laboral compensatória. ...
  3. Ginástica laboral de relaxamento. ...
  4. Ginástica laboral corretiva.

Quem foi que criou a ginástica laboral?

Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925, em que operários da Polônia faziam uma pausa adaptada de acordo com cada ocupação para se exercitarem. Após alguns anos esse tipo de pausa para prática de exercício começou a ser introduzido na Holanda e Rússia.

Qual é a importância da prática da ginástica?

A Ginastica Geral traz benefícios para o desenvolvimento humano, desperta a criatividade, o senso crítico, a socialização, a interação, a integração, e o desenvolvimento motor, físico, mental e cognitivo dos alunos. Assim, beneficia o desenvolvimento integral como seres humanos e traz uma melhor qualidade de vida.

Qual o valor da ginástica laboral?

Em geral, nos programas de Ginástica Laboral é cobrado em média de R$ 80,00 a R$ 110,00 a hora aula.

Quais os pontos mais importantes da ginástica laboral?

Além de melhorar a disposição para o trabalho, incentivar comportamentos saudáveis e ser um momento para realizar exercícios físicos e respiratórios, a ginástica laboral é um espaço de socialização e educação à saúde - ponto tão importante para as pessoas que estão sofrendo com a distância causada pelo trabalho remoto.

Qual é o local de aplicação da ginástica laboral?

A ginástica laboral, se refere às atividades de trabalho, ou seja, pode-se ser qualquer atividade física que ajude a manter o corpo em movimento durante o expediente de trabalho, para assim impedir futuros problemas. Dessa forma, o objetivo da ginástica laboral é realizar atividade física mesmo no horário de trabalho.

Quem pode dar aula de ginástica laboral?

Art. 5º A ginástica laboral deverá ser ministrada por profissional graduado em Educação Física, devidamente habilitado para aplicar e supervisionar os exercícios de alongamento das estruturas corpóreas exigidas nas ações inerentes ao trabalho. desenvolvida no âmbito do local de trabalho.

Como aplicar a ginástica laboral no ambiente de trabalho?

Como implantar a ginástica laboral na sua empresa? O primeiro passo para realizar essa prática em sua empresa é contar com um profissional habilitado. Ele deve ser contratado pela empresa para guiar as atividades. Após isso, os problemas ergonômicos devem ser mapeados para que o treinamento tenha mais objetividade.

O que é a ginástica laboral corretiva?

A ginástica laboral corretiva é um tipo de ginástica laboral que tem como foco reduzir o estresse muscular e as consequências negativas que algumas atividades de trabalho podem causar no corpo do colaborador.

Quais são os sete tipos de ginástica?

Os sete tipos de ginástica, segundo a Federação Internacional de Ginástica (FIG), são:
  • Ginástica artística masculina;
  • Ginástica artística feminina;
  • Ginástica rítmica;
  • Ginástica de trampolim;
  • Ginástica aeróbica;
  • Ginástica acrobática e.
  • Ginástica para todos.

Qual foi o primeiro nome da ginástica laboral?

Sobre a Ginástica Laboral, a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na Polônia em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa. Era destinada a operários e alguns anos depois surgiu também na Holanda e Rússia.

Qual o país de origem da ginástica?

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.

Em que ano a ginástica laboral chegou ao Brasil?

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901, mas a Ginástica Laboral teve sua proposta inicial publicada em 1973.

Artigo anterior
Qual o prazo para dar baixa no gravame?
Artigo seguinte
Como apagar o carvão?