Como funciona prótese dentária fixa?

Perguntado por: Miguel Carlos Pereira Garcia Silva  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

A prótese parcial fixa consiste em uma estrutura utilizada para a reabilitação de espaços sem dentes que não sejam longos. Ela é inserida sobre os dentes saudáveis adjacentes, que precisam ser desgastados para receber a prótese. Logo, trata-se da restauração total ou parcial da coroa do dente.

Qual o valor de uma prótese dentária fixa?

A dentadura fixa com 2 pinos custa, em média, a partir de 8 mil reais. Esse valor também é para uma das arcadas inteira. Há muitas clínicas que optam por trabalhar a partir de 4 pinos, com opções de 4, 5, 6 e 8 pinos. Ressaltamos novamente que o preço é uma estimativa e varia de acordo com diversos aspectos.

Qual o tempo de vida de uma prótese fixa?

No geral, o tempo aceitável da vida útil de uma prótese dentária sobre implantes ou dentes naturais na boca é de 5 anos. No entanto, há casos de destaque, como a prótese dentária de porcelana em metal, que pode durar de 7 a 8 anos, a de metal de 15 a 20 anos e a somente em porcelana por volta dos 15 anos.

Como é colocada uma prótese dentária fixa?

A prótese fixa não pode ser removida pelo paciente após ser instalada. Esta peça é confeccionada sobre um pino que esteja inserido na raiz do dente, ou colocada exercendo um apoio nos dentes que estejam ao redor, que servirão como suporte para ela.

Quais as desvantagens de uma prótese fixa?

Desvantagens da prótese fixa

Tem menor durabilidade que o implante dentário; O paciente precisa realizar consultas periódicas de avaliação; Impede a utilização de fio dental e, por isso, exige o uso de instrumentos especiais para limpeza; O tempo de tratamento costuma ser maior (até 6 meses).

Prótese Dentária Fixa Protocolo

22 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos de prótese dentária fixa?

Do ponto de vista funcional, há ainda mais riscos. Os implantes dentários podem ser insuficientes e/ou estar mal posicionados. Além disso, há o risco de a prótese protocolo ficar mal encaixada, o que abre espaço para o acúmulo de alimentos e a dificuldade de limpeza. Inclusive, os desafios podem estar combinados.

Quais os riscos de prótese fixa?

Em falhas biológicas pode-se mencionar a cárie, doença periodontal, fratura ou mobilidade do dente pilar e reabsorção radicular. Em falhas protéticas ou mecânicas incluem a perda de retenção, fratura e/ou desgaste do material de revestimento, limitações estéticas, ausência de contato proximal e desadaptação marginal.

Qual o melhor tipo de prótese fixa?

De maneira geral, a prótese dentária em porcelana pura aparece como o melhor material para prótese dentária fixa – seguida pela porcelana sobre zircônia. Como opção mais em conta está a zircônia pura, menos estética porém com durabilidade superior às demais, e as antigas porém eficientes metalocerâmicas.

Qual a prótese dentária mais confortável?

Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex)

Assim, esse modelo oferece mais conforto e resistência, além de ser esteticamente agradável. Esse material, por ser mais flexível e leve, adapta-se mais facilmente à gengiva.

O que é melhor prótese ou implante?

Em geral, o dentista indica o implante quando o paciente busca uma solução permanente e qualificada para seu problema de perda dentária, com uma estética aprimorada. Já a prótese fixa é mais recomendada para quem tem pressa em recuperar um dente ou poucos dentes perdidos.

Quando a prótese fixa é indicada?

Quando é indicada? A prótese dentária fixa deve ser indicada para dentes que sofreram uma grande perda coronária devido à destruição por cárie, trauma, ou restaurações de amálgama ou resina muito extensas com infiltrações.

Qual é a vantagem da prótese fixa?

Vantagens: tem bom resultado estético e durabilidade alta. Em caso de lesões como fraturas, evita que o dente sofra ainda mais desgaste. Sem falar que, como é parecida com um dente natural, é fácil de limpar. Desvantagens: o tratamento tende a demorar mais, principalmente quando há implante.

Quem tem perda óssea pode colocar prótese fixa?

Quem tem perda óssea pode usar dentadura? Apesar de não ser a opção de tratamento mais indicada, pessoas com perda óssea nos dentes podem utilizar uma prótese dentária, popularmente conhecida como dentadura.

Quais tipos de próteses fixas?

Os tipos de prótese fixa são:
  • Coroa dentária;
  • Jaqueta dentária;
  • Pivô dentário;
  • Pôntico dentário;
  • Prótese protocolo (dentadura fixa).

Quanto custa uma prótese fixa com 5 dentes?

A média de preço de uma prótese dentária fixa é de R$ 1.060,00 (mil e sessenta reais) a R$ 2.785,00 (dois mil setecentos e oitenta e cinco reais) por unidade.

Quais os tipos de prótese dentária fixa?

A prótese fixa pode ser confeccionada em diversos tipos de material. As próteses mais utilizadas atualmente são as de metal com porcelana e as de porcelana com infraestrutura sem metal. As próteses de metal e porcelana são as mais resistentes, apesar de terem uma perda estética.

Qual prótese fica mais natural?

Para ter o resultado mais “natural”, geralmente utilizamos próteses de perfil moderado, mas também pode ser usado o perfil alto. O enxerto de gordura no contorno superior da mama (no colo) e entre as mamas vai suavizar a transição, deixando menos marcado.

Qual o tipo de prótese mais moderna?

Atualmente, a Zirconia é o material mais moderno para próteses tanto sobre implante dentario total ou parcial.

Qual a prótese dentária mais natural?

Devido à coloração branca do material, o Ceramic Implant System deixa o implante mais natural, semelhante à raiz do dente. Dessa forma, temos um resultado superior em qualidade estética.

O que é prótese fixa sem implantes?

Qual é então a diferença entre implante e prótese? As próteses fixas são indicadas para os pacientes que perderam um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Não há possibilidade de realizar o procedimento sem essas condições, pois a prótese precisa dos outros dentes para servir de pilar e ser fixada.

Qual o melhor prótese fixa ou removível?

O principal motivo pelo qual uma prótese removível é recomendada é a falta de espessura ou consistência do osso da mandíbula. Se não houver osso suficiente ou se houver uma patologia, não será possível colocar uma prótese fixa, portanto, a melhor opção é recorrer a um método alternativo.

Qual é a diferença entre implante e prótese fixa?

A diferença entre prótese e implante está no fato de que o primeiro substitui a parte visível do dente — a coroa, no caso. Já o implante traz, inclusive, uma nova raiz. No geral, prótese e implante cumprem os mesmos objetivos: substituir um ou mais dentes perdidos, seja qual for o motivo que levou à extração do dente.

Qual é mais caro prótese ou implante?

Os implantes são muito mais duráveis do que as próteses, mas também são um pouco mais caros. Já a manutenção, em todos os casos, deve ser frequente, a fim de estender a vida útil desses procedimentos e garantir a saúde dos pacientes.

Qual a garantia de uma prótese fixa?

Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.

Quais são as pessoas que não podem fazer implante dentário?

Contraindicações. O implante dentário é contraindicado para pessoas que têm dificuldade de cicatrização ou uma deficiência no sistema imunológico. Pacientes com diabetes descontrolada, doenças cardíacas graves, câncer e doença autoimune também não estão aptos ao tratamento.

Artigo anterior
Como por internet explorer no pc?
Artigo seguinte
O que a Bíblia diz sobre enganar as pessoas?