O que é gerundismo e dê exemplos?
Perguntado por: João Reis | Última atualização: 4. Februar 2025Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando.
O que é gerúndio exemplifique?
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Quais são as palavras em gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Qual diferença entre gerúndio e gerundismo dê exemplos?
Quando o gerúndio é empregado para reforçar a ideia de progressividade no futuro, ou seja, quando deixa de cumprir sua função gramatical e passa a ser empregado para indicar ações futuras, acontece aquilo que chamamos de gerundismo.
Porque gerundismo é errado?
O gerúndio pode e deve ser empregado, não é errado o uso dele; porém ele deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra. Para evitar o gerundismo é fundamental que saibamos a forma correta de empregar o gerúndio nas frases. Simplificar a frase é sempre a melhor saída.
GERUNDISMO: Vício de Linguagem de que Você PRECISA CORRER! Aprenda a Utilizar o Gerúndio!
Pode iniciar frase no gerúndio?
Usar o gerúndio em uma redação possui bastante flexibilidade quanto à sua disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. O fato é que usar o gerúndio corretamente é para expressar ações que estão acontecendo. Portanto, o que influencia é a sua intenção de comunicação.
O que é gerundismo na língua portuguesa?
O gerundismo é uma locução verbal na qual o verbo principal apresenta-se no gerúndio. Seu uso no português brasileiro é recente, é considerado por muitos como vício de linguagem, uma vez que seu uso é demasiadamente impreciso.
É correto falar no gerúndio?
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Porque devemos evitar o gerundismo?
Além de ser um desconforto sonoro, a utilização exagerada do gerundismo empobrece o vocabulário e torna a linguagem desmotivadora. Primeiramente, vamos entender o que é o gerúndio. É uma forma verbal que indica uma ação que não está completa, mas sim, em andamento.
É correto falar eu vou estar fazendo?
“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!
O que é gerundismo e como ele é formado?
Gerundismo: vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio, na tentativa de reforçar a ideia de continuidade de uma ação no futuro: “Vou estar fazendo a lição de casa após o almoço”.
Qual é o gerúndio?
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
Como tirar gerúndio do texto?
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.
Estou enviando e gerundismo?
O gerundismo é um vício de linguagem que consiste no uso inadequado e excessivo do gerúndio, principalmente quando não se tratam de ações contínuas. Em muitos casos, ele é marcado pelo uso de três formas verbais em uma mesma oração. Veja os exemplos abaixo: Vou estar enviando uma mensagem para ela.
Como é possível combater o gerundismo?
Resposta: É importante que se faça um constante policiamento das falas perante o público, fato que só pode acontecer com consciência, maturidade e treinamento.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Qual frase está correta e sem apresentar gerundismo?
A frase correta e sem apresentar gerundismo é: "Vou verificar no sistema, aguarde por favor." O gerundismo é evitado, e a mensagem é direta.
Quais verbos exigem gerúndio?
3. Alguns verbos que demandam gerúndio (-ing): enjoy(desfrutar, aproveitar, curtir); finish (terminar, acabar); avoid(evitar); give up (desistir); mind (importar-se, ligar); look forward to (esperar ansiosamente por); it's worth (vale a pena); can't stand (não pode suportar/ tolerar).
Quando usar gerúndio na redação?
Ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento, duradoura ou em continuidade. Por isso que quando usamos o gerúndio o verbo é empregado em ações prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento, sendo caracterizado pelo uso da terminação –ndo.
Porque os portugueses não usam o gerúndio?
No Brasil, o gerúndio (com a terminação "ndo") é utilizado frequentemente na fala e na escrita, mas em Portugal há a ausência da conjugação verbal. Dessa forma, em vez dos portugueses perguntarem "Você está acordando?", eles perguntam "Tu estás a acordar?", substituindo o gerúndio por a + o verbo no infinitivo.
Quantos trabalhadores têm no Brasil 2020?
Quanto tempo crime prescreve?