O que é gerúndio na língua portuguesa?
Perguntado por: Flávio Joaquim Mota | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (47 avaliações)
Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.
O que é um exemplo de gerúndio?
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
O que é falar no gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Como identificar gerúndio?
O gerúndio composto tem uma especificidade gramatical. Primeiro, ele aponta para uma ação concluída antes da ação da oração principal. E segundo, o gerúndio composto aparece nas orações com a presença de dois verbos. Um verbo auxiliar que pode ser “tendo” ou “havendo” e o outro verbo principal na forma de particípio.
Como se forma o gerúndio em uma frase?
- O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
- Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
- Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.
GERÚNDIO | PORTUGUÊS | Prof. Kel
Pode usar gerúndio em início de frase?
Nesse caso, o verbo no início da frase é o sujeito! Assim, a forma adequada é com o sufixo ING. Então, lembre-se: quando o verbo for o sujeito da frase, ele estará no gerúndio em inglês, embora na tradução, ele seja falado no infinitivo: Practicing exercises is a great way to avoid health problems.
Pode iniciar frase com gerúndio?
Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.
Estou verificando é gerúndio?
Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."
Como identificar um verbo no particípio?
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo. O pai era muito folgado.
Como conjugar verbo gerúndio?
O gerúndio indica o estado de uma ação prolongada, que ainda está em curso, transmitindo assim uma noção de continuidade de ação verbal. No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3.
É errado falar no gerúndio?
Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso. Abolir definitivamente o gerundismo de seus textos.
Quais são os Gerundios?
- Verbo amar: amando.
- Verbo caminhar: caminhando.
- Verbo conversar: conversando.
- Verbo chamar: chamando.
- Verbo convidar: convidando.
- Verbo vender: vendendo.
- Verbo fazer: fazendo.
- Verbo agradecer: agradecendo.
Como parar de falar no gerúndio?
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.
O que é gerúndio e particípio?
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
Quando o verbo está no particípio?
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal. O particípio é usado na formação dos tempos compostos, sendo também utilizado em locuções verbais e em orações reduzidas.
O que é verbo no particípio exemplos?
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Como saber se é particípio ou adjetivo?
Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).
É correto falar estarei enviando?
A estrutura básica é a seguinte: verbo ir (eu vou, você vai) + verbo estar no infinitivo + qualquer verbo no gerúndio. Fica assim: “Eu vou estar enviando”, “Você vai estar recebendo”, “Eu vou estar transferindo”, “O senhor vai estar aguardando”... Nessa história toda tem sempre verbo demais.
Como saber se a frase está correta?
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Quando não usar vírgula antes de gerúndio?
Há aí uma finalidade implícita: “para pedir informações”. Este é um dos casos em que não se coloca vírgula antes do gerúndio, isto é, quando ele configura e introduz uma oração adverbial final, como nos seguintes exemplos: Foi emitida nota oficial informando que o prazo de entrega do IR foi prorrogado.
Quando usar o verbo no gerúndio em inglês?
- Quando os verbos são substantivos nas frases, eles ficam no gerúndio (-ing), diferentemente do português, que usamos no infinitivo. ...
- Se utilizarmos verbos após preposições, eles devem ficar no gerúndio (-ing). ...
- Alguns verbos sempre demandam gerúndio (-ing)
Quando usar vírgula antes de gerúndio?
Se o gerúndio fizer parte de uma oração reduzida adverbial, põe-se geralmente uma vírgula para marcar a fronteira com a oração principal: (i) «Dizendo isto, todos se levantaram.» (ii) «O professor levantou-se, apoiando-se na bengala.»
Como substituir um gerúndio?
O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''. O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.
Como evitar o gerúndio no call center?
A rapidez no atendimento pode ser melhorada com redução do uso do gerúndio, não necessariamente falando mais rápido. Várias são as estratégias para eliminar esse gerúndio: transcrever os atendimentos e reescrevê-los com tempos verbais no presente, leituras de textos específicos, entre outros.
Quando volta o WhatsApp e Instagram?
Quem é melhor pain ou Itachi?