O que é gerenciamento de resíduos hospitalares?

Perguntado por: Violeta Tavares Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

O gerenciamento de resíduos hospitalares exige adequado manejo para evitar que esses materiais se tornem veículos de doenças ou gerem riscos de acidentes durante o tratamento. Os resíduos — conhecidos como RSS — são produzidos diariamente em hospitais, clínicas, laboratórios e diversas instituições da área de saúde.

Qual a importância do gerenciamento de resíduos hospitalares?

O gerenciamento dos resíduos hospitalares tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar uma gestão e destinação segura e eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Qual o objetivo do gerenciamento dos resíduos de saúde?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...

Como deve ser o gerenciamento dos resíduos nos serviços de saúde?

Os resíduos sólidos devem ser acondicionados em sacos resistentes à ruptura e vazamento e impermeáveis, de acordo com a NBR 9191/2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Deve ser respeitado o limite de peso de cada saco, além de ser proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.

Quais são os resíduos hospitalares?

São considerados resíduos hospitalares os materiais descartados por farmácias, hospitais, clínicas, postos de saúde, estúdios de tatuagem, laboratórios de análises clínicas e demais organizações que produzem quaisquer tipos de resíduos contendo secreções ou contaminações com restos cirúrgicos de humanos ou animais.

Web Aula: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de resíduos que existem?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

Como deve ser o tratamento dos resíduos do Grupo E?

Os resíduos Perfurocortantes (Grupo E) contaminados com material possivelmente infectante (Grupo A) devem ser acondicionados em caixas próprias, contendo a identificação de infectante e adequadamente identificados com o rótulo padrão da UFSC.

Quais são os tipos de tratamento dos resíduos no serviço de saúde?

Quais são os tipos de tratamento de resíduos de serviços de saúde?
  • Incineração de lixo hospitalar.
  • 1.1 Incineradores de Grelha Fixa.
  • 1.2 Incineradores de Leito Móvel.
  • Pirólise.
  • Autoclave hospitalar.
  • Microondas de resíduos de serviços de saúde.
  • Radiação Ionizante de lixo hospitalar.

São objetivos do gerenciamento de adequado dos resíduos dos serviços de saúde exceto?

5a Questão (Ref.: 201703355293) Fórum de Dúvidas (2 de 4) Saiba (0) São objetivos do gerenciamento de adequado dos Resíduos dos Serviços de Saúde, EXCETO: Aprender sobre a composição, a classificação, a legislação, as normas e as resoluções dos descartes dos resíduos. Realizar a segregação dos resíduos.

Qual a importância da destinação correta dos resíduos?

A destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos é de extrema importância para as empresas tanto devido às obrigações legais e exigências normativas, quanto para o mercado que exige um comprometimento mais sustentável das organizações.

Quais os 3 tipos de tratamento e desinfecção dos RSS?

  • Grupos. Microondas.
  • (Desinfecção) Autoclave.
  • (Esterelização. )
  • Incinerador. (Incineração)

Quais são os 5 grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos
  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

Qual o tratamento adequado para o lixo?

Quais são as possibilidades para o tratamento de lixo?
  • Aterros sanitários. Os aterros sanitários são a alternativa adequada em substituição aos lixões. ...
  • Incineração. As usinas de incineração de lixo têm a vantagem de demandar uma pequena área para instalação e de reduzir o volume de lixo descartado. ...
  • Reciclagem. ...
  • Compostagem.

Como devemos fazer o acondicionamento dos resíduos na empresa?

O acondicionamento de resíduos perigosos deve ser temporário e até espera para reciclagem, recuperação, tratamento e/ou disposição final. Pode ser realizados em contêineres, tambores, tanques e/ou a granel. Os resíduos inertes e não inertes não devem ser acondicionados juntamente com os resíduos perigosos.

O que é tratamento de resíduos sólidos?

Como o nome sugere o tratamento é feito usando processos físicos em usinas de triagem para separar ou reduzir o tamanho dos resíduos. Podem ser usadas técnicas de quebra, trituração ou aglomeração para posterior classificação, separação ou compactação.

Como devemos lidar com o resíduo perigoso?

A PNRS diz que os consumidores devem devolver os resíduos aos comerciantes ou distribuidores, que por sua vez, vão encaminhá-los aos fabricantes ou aos importadores dos produtos e embalagens, os quais, por fim, devem dar a destinação ambientalmente adequada, sendo o rejeito encaminhado para a disposição final em aterro ...

O que são os resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Como descartar resíduos do Grupo A?

Os resíduos de saúde do Grupo A devem ser separados em saco branco leitoso ou em saco vermelho. Os sacos brancos são designados para os resíduos que serão autoclavados. Já os sacos vermelhos são destinados para os resíduos de saúde que serão incinerados.

Fazem parte do grupo A em resíduos de serviços de saúde RSS?

Grupo A: componentes contendo agentes biológicos e que apresentam risco de infecção devido a características como virulência e concentração; Grupo B: substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública e/ou ao meio ambiente, devido a características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Quais são os principais resíduos gerados pelo corpo humano?

Geralmente é constituído de seringas, agulhas, curativos e outros materiais que podem apresentar algum tipo de contaminação por agentes patogênicos (causadores de doenças).

O que são resíduos do grupo C?

RESÍDUO RADIOATIVO GRUPO C - São considerados rejeitos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 - "Licenciamento de Instalações Radiativas", e para os quais a reutilização é ...

Quais as etapas do manejo dos RSS?

Quais as etapas do manejo dos RSS? » Segregação » Acondicionamento Page 12 9 Manejo de resíduos de serviços de saúde » Identificação » Tratamento intermediário » Transporte interno » Armazenamento temporário » Armazenamento externo » Tratamento final » Disposição final.

Como é o manejo tratamento e destino final do RSS?

Os RSS que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, aproveitamento energético ou logística reversa. Sempre que não houver indicação específica, o tratamento do RSS pode ser realizado dentro ou fora da unidade geradora.

Como são classificados os RSS?

Os RSS são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. De acordo com a RDC ANVISA 306 de 2004 e Resolução CONAMA 358 de 2005, os RSS são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E.

Artigo anterior
Quais os nervos do sistema nervoso periférico?
Artigo seguinte
Porque meu cabelo não segura mais a chapinha?