O que é função expressiva?

Perguntado por: Filipe Hugo Torres de Lima  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

Qual é a função metalinguística?

A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.

O que é a função fática?

Quando a ênfase da comunicação está no contato estabelecido com o destinatário, damos a ela o nome de função fática da linguagem. As funções da linguagem têm nos elementos da comunicação o seu alvo.

O que é a função denotativa?

A função referencial ou função denotativa é uma das seis funções da linguagem mais utilizadas no cotidiano. Ela se caracteriza pela mensagem centrada naquilo de que se fala.

Quando ocorre a função emotiva ou expressiva cite exemplo?

Exemplos de função emotiva ou expressiva

Fiquei tão feliz em saber que nosso projeto venceu o concurso! Nasci em 1983, numa pequena casa, numa rua de terra batida no interior de Minas. Decidi participar neste filme porque me identifico muito com a luta da personagem que interpreto.

Função emotiva ou expressiva - Brasil Escola

26 questões relacionadas encontradas

É um exemplo de função emotiva?

5 exemplos de função emotiva ou expressiva

É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.

Onde encontramos a função emotiva?

A função emotiva pode estar presente também em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.

O que é referencial e denotativa?

A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar, indicar. Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.

O que é uma função apelativa?

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

O que é linguagem Fatica exemplos?

É função fática quando também o emissor testa o canal de comunicação, por exemplo: Alô! Você me ouve? Compreende o que eu falei?

O que é a função poética?

A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.

O que é linguagem apelativa exemplos?

3) Função apelativa ou conativa

É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos: a) Você já tomou banho? b) Mãe, vem cá!

O que é a linguagem Conativa?

A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação. Sua finalidade é focar o discurso de modo que incite a atuação do interlocutor. Esse tipo de linguagem, geralmente, é utilizada em alguns gêneros textuais como discursos políticos, publicidades e propagandas.

O que é um texto metalinguístico?

A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.

Quais são os tipos de metalinguagem?

Tipos de metalinguagem
  • Incorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formal ou naturalmente.
  • Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. ...
  • Aninhada ou Hierárquica: Similar a uma metalinguagem ordenada, em que cada nível apresenta maior grau de abstração.

O que é passagem metalinguística?

É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

Quais as características da função apelativa?

A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem.

O que é uma linguagem referencial?

A função referencial caracteriza-se pela mensagem centrada naquilo de que se fala. O compromisso com a informatividade é sua principal característica. Entre as seis funções da linguagem concebidas pelo linguista russo Roman Jackobson, a função referencial é a mais utilizada em nosso dia a dia.

O que é uma linguagem emotiva?

Gramática. A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

Quais são as principais características da função emotiva?

A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.

São características da função emotiva exceto?

São características da FUNÇÃO EMOTIVA, exceto: Verbos e pronomes na 1ª pessoa. Uso de pontos de exclamação. Uso de interjeições.

Qual a ênfase da função emotiva?

A função emotiva, ou expressiva, está centrada no remetente, ou seja, em quem envia a mensagem, e está relacionada diretamente com a atitude de quem fala em relação àquilo de que se está falando. Pode dar a impressão de certa emoção, verdadeira ou dissimulada, a respeito de determinado assunto.

Quais são as funções da linguagem exemplos?

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
...
Exemplos
  • Vote em mim!
  • Entre. Não vai se arrepender!
  • É só até amanhã. Não perca!

Como fazer texto emotivo?

Assim, a função de linguagem emotiva vem em discursos caracterizados por verbos e pronomes em primeira pessoa, interjeições (que revelam o estado emocional do emissor), adjetivos valorativos e sinais de pontuação que expressam sentimentos, como reticências ou pontos de exclamação.

O que é poéticos?

Significado de Poético

adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.

Artigo anterior
O que preencher no número de referência do DARF?
Artigo seguinte
Como se dar a competência em razão da infração?