O que é frustração de direito assegurado por lei trabalhista?

Perguntado por: Salvador Morais Garcia  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

Previsto no artigo 203 do Código Penal (CP), a frustração de direito assegurado por lei trabalhista é um dos crimes contra a organização do trabalho, sendo o ato de frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho, cuja pena é de detenção de um ano a dois anos, e multa, além da ...

Qual a conduta criminosa do art 203 CP?

203 – Frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho: Pena – detenção de (1) um ano a (2) dois anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

O que é crime contra a organização do trabalho?

Trata-se de um crime em que o sujeito obsta, priva, impede que seja obedecida a lei relativa à nacionalização do trabalho. Deve ser por meio de fraude ou violência física. A objetividade neste caso, é o dolo, a intenção de praticar os delitos descritos no artigo em questão.

Qual o direito do trabalhista?

O direito do trabalho, também chamado de direito trabalhista, é um ramo do direito privado que é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas. O direito do trabalho é um dos ramos do direito privado mais importantes para a sociedade.

Quem retém os documentos do trabalhador para impedir seu desligamento do emprego comete sempre o crime de frustração de direito trabalhista?

Incorre na mesma pena prevista para o crime de frustração do direito assegurado por lei trabalhista aquele que impedir alguém de se desligar de serviços de qualquer natureza, mediante coação ou por meio da retenção de seus documentos pessoais ou contratuais, não havendo, todavia, aumento de pena, nesta hipótese, se a ...

Arts. 201, 202 e 203, CP

21 questões relacionadas encontradas

O que diz o art 198 do Código Penal?

- Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a celebrar contrato de trabalho, ou a não fornecer a outrem ou não adquirir de outrem matéria-prima ou produto industrial ou agrícola: Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

De quem é a competência para processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho?

De acordo com o art. 109 inciso IV de nossa Constituição Federal, aos juízes federais compete processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho (os crimes contra a organização do trabalho são aqueles previstos nos artigos 197 a 207 do Código Penal).

Quais são os direitos trabalhistas 2021?

Vale salientar que o empregado segue tendo direito a férias, FGTS, 13° e previdência, e sua remuneração não pode ficar abaixo do valor do salário mínimo por hora. Se anteriormente as leis trabalhistas não permitiam o trabalho remoto, a pandemia obrigou inúmeras empresas a adotarem essa modalidade.

O que o trabalhador recebe quando é demitido?

Quais são os direitos do trabalhador demitido?
  • Aviso prévio e aviso prévio proporcional. ...
  • Acerto do salário, férias e décimo terceiro. ...
  • FGTS com multa. ...
  • Seguro-desemprego.

Qual o direito trabalhista mais importante para o empregado?

Não existe um direito trabalhista mais importante, todos representam o empregado perante o trabalho. Existem alguns direitos e deveres diferentes que são vigentes de acordo com a profissão desenvolvida. É indispensável que o empregado e o empregador conheçam todas as leis.

Quais crimes contra a organização do trabalho?

Art. 202. Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, com o intuito de impedir ou embaraçar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.

Quais são os crimes trabalhistas?

Paralisação de trabalho, seguida de violência ou perturbação da ordem. ... A violência pode tanto ser empregada contra a pessoa quanto contra a coisa (estabelecimento empresarial). O crime consuma-se com a prática do ato violento cometido pelo emprego ou pelo empregador durante a greve ou “lockout”.

É crime contra a organização do trabalho recrutar trabalhadores com o fim de emigração?

Previsto no artigo 206 do Código Penal (CP), o aliciamento para o fim de emigração é um dos crimes contra a organização do trabalho, sendo o ato de recrutar trabalhadores, mediante fraude, com o fim de levá-los para território estrangeiro. A pena é de detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.

O que diz o artigo 203 da Constituição Federal?

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988. V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

O que significa o artigo 203?

Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa, de dois contos a dez contos de réis, alem da pena correspondente à violência. Pena - detenção de um ano a dois anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

O que significa artigo 203?

Art. 203. Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. ... § 4º Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, independem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessário.

O que tem que ser pago na rescisão?

Quando o colaborador é demitido sem justa causa, o empregador deve pagar uma indenização de 40% sobre o valor do FGTS do empregado, como se fosse uma multa de rescisão de contrato de trabalho.

Quando os crimes contra a organização do trabalho que não são da competência da Justiça Federal?

O STF possui entendimento semelhante. Para a Corte, somente são da competência da Justiça Federal os crimes contra a organização do trabalho (arts. 197 a 207 do CP) quando causarem prejuízo à ordem pública, econômica ou social e ao trabalho coletivo (RE 599943 AgR, Relator Min.

O que diz o artigo 200 da Constituição Federal?

Artigo 200

Art. 200 - Participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, praticando violência contra pessoa ou contra coisa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

O que é o artigo 201?

201 - Participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupção de obra pública ou serviço de interesse coletivo: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

O que diz o Código Penal brasileiro sobre o crime de discriminação religiosa?

Estabelece o Código Penal Brasileiro (CPB) em seu artigo 208 : Art. 208. Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou funçãoreligiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiarpublicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena — detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Qual o bem jurídico tutelado no crime previsto no artigo 199 do Código Penal?

A liberdade de associação profissional ou sindical, ou seja, a liberdade de associar-se, é o bem jurídico tutelado por esse artigo. Fernando Capez afirma que “qualquer pessoa pode praticar o delito, não há exigência que o sujeito ativo integre o sindicato ou associação profissional.

O que representa o crime ser de natureza formal?

É aquele em que a lei descreve uma ação e um resultado, no entanto, o delito restará consumado no momento da prática da ação, independentemente do resultado, que se torna mero exaurimento do delito.

Quando ocorre a consumação do crime previsto no art 207 do CP?

A consumação ocorre no momento que a vítima constrangida: a) exerce, ou não, arte, ofício, profissão ou indústria (inciso I); b) trabalha, ou não, durante certo período ou em determinados dias (inciso I); c) abre ou fecha seu estabelecimento de trabalho (inciso II).

Quais os tipos de reclamações trabalhistas?

Quais são os tipos de ações trabalhistas mais comuns nas empresas?
  1. Reconhecimento do vínculo trabalhista. ...
  2. Pagamento de horas extraordinárias. ...
  3. Recolhimento do FGTS. ...
  4. Intervalo intrajornada. ...
  5. Assédio moral. ...
  6. Verbas atrasadas. ...
  7. Acidente em serviço.

Artigo anterior
O que faz um libriano se afastar?
Artigo seguinte
Qual é a habilidade EF09LP02?