O que é frase ativa e passiva?

Perguntado por: Kyara Érika Matias de Pires  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.

O que é frase passiva?

De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), a frase passiva é uma «construção em que participam alguns verbos transitivos directos, transitivos directos e indirectos ou transitivos predicativos, na qual o constituinte interpretado como complemento de uma relação de predicação é realizado como sujeito, sendo o verbo ...

O que é uma frase ativa?

Na frase ativa o sujeito é o agente da ação verbal. Na passiva, o sujeito da frase sofre a ação verbal.

Como fazer frases passivas?

Uma frase está na voz passiva quando o sujeito gramatical sofre a acão verbal, ou seja, quando é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva.
...
Exemplos de frases na voz passiva sintética
  1. Viu-se o filme.
  2. Comprou-se o equipamento de natação.
  3. Realizaram-se as provas qualificativas.

Qual frase está na voz passiva?

Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.

Frase ativa e passiva | C. agente da passiva

28 questões relacionadas encontradas

O que é voz passiva exemplos?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

Qual frase está na voz passiva de acordo com a imagem?

Confira abaixo algumas frases na voz ativa que foram passadas para a voz passiva.

O que é voz ativa de um exemplo?

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.

O que é ter voz ativa?

A voz ativa ocorre quando o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Confira exemplos: Eu escrevi este poema.

Quais são os verbos na voz ativa?

A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: O professor reprovou Cristiano. ... Reprovou: verbo na voz ativa; a ação praticada pelo sujeito: reprovar Cristiano.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quando usar voz passiva?

A voz passiva é utilizada para demonstrar interesse pela pessoa ou objeto que sofre uma ação, ao invés da pessoa ou objeto que realiza a ação. Em outras palavras, a coisa ou pessoa mais importante passa a ser o sujeito da oração.

Como identificar funções sintáticas?

Se analisarmos as relações entre os termos na oração, perceberemos que eles exercem as seguintes funções sintáticas:
  1. “eu”: sujeito da oração;
  2. “pedi o carro ao meu pai ontem”: predicado da oração;
  3. “o carro”: objeto direto;
  4. “ao meu pai”: objeto indireto;
  5. “ontem”: adjunto adverbial.

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Como saber se a frase está na voz reflexiva?

A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.

O que é voz ativa analítica?

Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias. Voz passiva analítica: Os e-mails são lidos pelo diretor todos os dias.

Como evitar a voz passiva?

Conforme foi dito anteriormente, uma boa maneira de evitar o uso da voz passiva, é fazendo uso da voz ativa, afinal ela é muito mais direta e permite que o leitor compreenda a mensagem com muito mais facilidade.

O que é voz passiva Brainly?

Na voz passiva, o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo. O praticante da ação é classificado como agente da passiva. Admitem transposição de voz passiva somente verbo transitivo direto e bitransitivos.

O que é voz passiva analítica exemplos?

A voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar SER e eventualmente, outro verbo auxiliar, o particípio de um verbo transitivo, uma preposição e o agente da passiva. Exemplo: O trabalho (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) feito (verbo no particípio) por (preposição) ele (agente da passiva)

O que é voz passiva no texto?

A voz passiva é usada quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal. Indica, assim, que o sujeito gramatical é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva. ... Conforme o seu processo de formação, a voz passiva pode ser classificada em voz passiva analítica e voz passiva sintética.

Qual é a estrutura da voz passiva?

A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Artigo anterior
O que é um gênero textual?
Artigo seguinte
Quantos jovens falam inglês no Brasil?