O que é formação continuada em serviço?

Perguntado por: Flávio Joel Barbosa Rodrigues  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

FORMAÇÃO CONTINUADA E FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO
Uma é encará-la como extensão e complementação da formação inicial, ao longo da vida profissional do docente, e outra como “reflexão da reflexão da prática” como salienta Garrido (2000:5), apoiando-se nas teorias do profissional reflexivo de D. A. Schon.

Qual a importância da formação continuada?

A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

O que é projeto de formação continuada?

A formação continuada é uma estratégia de melhoria da qualidade de ensino. Consiste em estabelecer propostas que contribuam para que o conhecimento seja socializado, da melhor forma possível, num processo de humanização.

Qual a diferença de formação inicial e continuada?

Negrine (1997) diz ainda que a primeira etapa funciona como um pré-requisito para a atuação profissional, e a segunda deve ser entendida como um processo contínuo, agregada às experiências que vivenciamos como profissionais com erros e acertos.

Quais são os princípios da formação continuada?

Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.

Podcast: A importância da formação continuada em serviço

27 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios que fundamentam sua prática pedagógica?

As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

Quais são os princípios da prática pedagógica?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

O que é formação docente inicial e continuada?

Objetivo: Apoiar à formação inicial de professores em exercício na educação do campo e quilombola, assegurando condições de acesso aos cursos de licenciatura destinados a atuação docente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

O que é a formação inicial de professores?

A formação inicial propõe diversas situações de aprendizagem, na qual podemos incluir estudo teórico em que os professores transmitem estudos de autores renomados na área da educação, pesquisas atuais voltadas para o âmbito escolar, políticas públicas, entre outras.

O que é curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional?

Os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social. Esses cursos abrangem: a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização para cidadãos com todos os níveis de escolaridade.

O que é um projeto de formação?

Análogo ao projeto institucional, elaborado pelo diretor escolar, o projeto de formação é um roteiro para o trabalho do coordenador pedagógico na formação dos professores sobre um tema ou um aspecto determinado.

Como fazer formação continuada?

Confira as dicas para fazer uma formação continuada para professores eficiente!
  1. Entender as necessidades da equipe. ...
  2. Aplicar pesquisas de autoavaliação. ...
  3. Estimular a postura de professor-pesquisador. ...
  4. Promover seminários com profissionais sobre o tema. ...
  5. Alinhar a capacitação com o objetivo da escola.

O que é formação continuada na educação infantil?

A formação continuada no paradigma inovador acompanha a necessidade que o professor tem de buscar qualificação ao longo de toda a sua vida profissional, que pode acontecer na própria escola, nas universidades ou nos centros de formação a fim de discutir e encontrar, em grupo ou individualmente, os caminhos para ...

Qual é a importância da formação?

Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

Qual a importância da formação continuada para os profissionais da educação infantil?

Diante das especificidades do trabalho docente, a formação continuada desempenha um papel fundamental na formação de um repertório de saberes para a atuação do professor na Educação Infantil, sendo esse, um processo que proporciona ao profissional construir saberes e formas que lhe possibilitem produzir a própria ...

Qual a importância da formação para professores?

Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”.

O que é a formação inicial?

A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Como deve ser a formação de professores na educação?

Art..62 - A formação de docentes para atuar na educação far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, ...

O que Paulo Freire fala sobre formação de professores?

Com Freire insistimos que “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (FREIRE, 1996, p. 44).

Qual a importância da formação inicial seja ela em nível médio ou superior?

Assim, é preciso destacar a relevância da formação inicial e formação continuada para o processo de inicialização da profissão na decorrência da profissionalização e do profissionalismo, uma vez que tanto a formação inicial como a formação continuada vem a contribuir em muitos aspectos positivos, inclusive com a ...

Como o processo de formação continuada de professores se concretiza na prática escolar?

E através da leitura dos livros e as aulas dessas disciplinas que o docente vai adquirindo mais conhecimento. O processo de formação continuada, trata-se efetivamente de um processo continuo que toma como partida o saber experiencial dos professores, os problemas e desafios da prática escolar.

Por que o professor de ciências e demais professores deverão ter formação inicial e continuada?

Portanto, cursos de formação continuada têm o papel, entre nós, não só de garantir a atualização dos professores, como também de suprir deficiências dos cursos de formação. ... Da mesma forma ocorre nos cursos de Licenciatura em Física e em Química, também pela concentração de disciplinas em suas áreas específicas.

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aula
  • Educação digitalizada. ...
  • Empoderamento do aluno. ...
  • Socialização. ...
  • Conscientização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Aprendizagem compartilhada. ...
  • Atividades em grupo. ...
  • Integrações culturais.

Quais são as características das práticas pedagógicas?

É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. Neste contexto, a informação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos são fatores impulsionadores da participação nas atividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestão da escola.

Quais os princípios básicos da educação infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Artigo anterior
Como criar um arquivo no Visual Studio Code?
Artigo seguinte
Quais são os indicadores ambientais nacionais?