O que é fluorescência?

Perguntado por: Joel César Marques  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

Fluorescência é o fenômeno pelo qual uma substância emite luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta, raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

Como ocorre a fluorescência?

A fluorescência ocorre porque, sob o efeito da radiação invisível, elétrons da substância absorvem energia e passam do chamado estado fundamental para o estado excitado. Ao voltar ao estado fundamental, eles liberam o excesso de energia na forma de radiação.

O que é fluorescência exemplos?

A fluorescência ocorre, por exemplo, nas lâmpadas fluorescentes. Nessas lâmpadas, por meio de uma corrente elétrica os átomos de mercúrio do interior do tubo são excitados e passam a emitir luz ultravioleta além de outros comprimentos de onda.

Qual é a diferença entre fluorescência e fosforescência?

Quando nos referimos a uma lâmpada, a palavra certa é fluorescente. Quando é uma coisa que brilha no escuro, o correto é fosforescente e florescente vem da palavra flor, de florescer. Não deixem de notar que em todas essas palavras, o s aparece antes do c!

Como ocorre a fluorescência breve *?

A fluorescência ocorre quando um elétron de uma molécula, um átomo ou nanoestrutura relaxa ao seu estado fundamental ao emitir um fóton de luz depois de ser excitados para um estado quântico mais elevado por algum tipo de energia.

O que é Fluorescência? Lâmpadas fluorescentes

24 questões relacionadas encontradas

Como funciona a cor fluorescente?

Fluorescente: uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.

O que é a técnica de fluorescência de raios Xe como ela funciona?

A espectrometria de fluorescência de raios-X é uma técnica não destrutiva que permite identificar os elementos presentes em uma amostra (análise qualitativa) assim como estabelecer a proporção (concentração) em que cada elemento se encontra presente na amostra.

Qual a diferença entre fluorescência e fosforescência de um exemplo de cada?

Diferentemente do que ocorre na fosforescência, as substâncias fluorescentes emitem luz somente enquanto estão recebendo energia de alguma fonte externa, assim como as lâmpadas ultravioletas. Dessa forma, quando a fonte de energia cessa, o processo de fluorescência é interrompido imediatamente.

Qual a diferença em relação aos materiais fluorescentes?

A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.

O que é um material fosforescente?

Materiais fosforescentes são usados em interruptores elétricos e relógios a fim de torná-los visíveis em ambientes desprovidos de luz após as lâmpadas se apagarem, permitindo sua fácil localização ou inspeção. ... Um exemplo de uma substância fosforescente é o sulfeto de zinco.

Onde encontramos a fluorescência no cotidiano?

O fenômeno da fluorescência constitui a base física do funcionamento das lâmpadas fluorescentes e de mecanismos tais como o do cintiloscópio, aparelho utilizado na medição de radiações ionizantes.

O que é fluorescência atômica?

A fluorescência atômica é a emissão óptica de átomos na fase de gás que foram excitados a níveis mais altos de energia por absorção de radiação eletromagnética. É uma técnica de elementos múltiplos utilizada para a análise de traços de metais em água de mar, substâncias biológicas e amostras agrícolas.

Como ocorre a fluorescência por que objetos fluorescência só é visível quando expostos à luz negra?

A maioria das ondas eletromagnéticas produzidas pelas lâmpadas fluorescentes são raios ultravioleta, formados pela aceleração de um vapor de gás em seu interior. Essa radiação é absorvida por uma fina camada de pó branco composta de sais de fósforo, que produz a luz visível por meio da fosforescência.

Qual é a diferença entre luminescência e quimioluminescência?

A quimiluminescência é luminescência onde a energia é fornecida por meio de reações químicas. ... A bioluminescência é luminescência causada por reações químicas em seres vivos; que é uma forma de quimioluminescência. Vagalumes brilham por bioluminescência. Eletroluminescência é luminescência causada por corrente elétrica.

O que é a fotoluminescência?

Fotoluminescência é a propriedade que determinados elementos têm para emitir radiação luminosa (fotões) após submetidos a uma fonte de excitação externa. As substâncias fotoluminescentes quando expostas a fontes de luz (natural ou artificial) armazenam energia através de um simples fenómeno de excitação dos átomos.

Quais os tipos de luminescência?

Tipos
  • Quimioluminescência. Bioluminescência. Eletroquimioluminescência.
  • Fotoluminescência. Fluorescência. Fosforescência.
  • Termoluminescência.
  • Eletroluminescência.

O que significa a palavra Quimioluminescencia?

Significado de Quimioluminescência

substantivo feminino Processo que consiste na produção de luz partindo de uma reação química, nomeadamente na reação de produtos químicos capazes de, por meio da sua decomposição, liberar luz.

O que significa Xrf?

A fluorescência de raios X (XRF) é uma técnica analítica que pode ser utilizada para determinar a composição química de uma ampla variedade de tipos de amostras, incluindo sólidos, líquidos, pastas e pós soltos.

O que é DRX e FRX?

Com isso, algumas ferramentas vêm sendo utilizadas com intuito de fornecer alta qualidade e precisão, em escalas atômicas, das propriedades dos minerais. Dentre eles podemos destacar a Difração de Raio X (DRX) e a Fluorescência de Raio X (FRX).

O que seriam as radiações KΑ KΒ e LΑ?

O espectro L é constituído pelas radiações emitidas em transições eletrônicas para a camada L. As raias designadas por Kα são as que correspondem às transições eletrônicas L→K e as designadas por Kβ correspondem às transições M, N→K.

Como é feita a tinta fluorescente?

Tintas Fluorescentes são compostas por pigmentos orgânicos transparentes que recebem tingimento para a determinação de sua cor, por ser uma pigmentação transparente a base utilizada influência totalmente no resultado final da pintura, obtendo-se o melhor resultado quando aplicado sobre base branca, que, fisicamente ...

Qual a cor fluorescente?

As cores neon ou fluorescentes são as versões extremamente brilhantes das cores primárias e secundárias, como azul, vermelho, verde, amarelo e roxo. Elas se encontram numa categoria separada das demais pelo fato de emitirem luz (são luminescentes).

Qual o nome da tinta que brilha no escuro?

A tinta luminescente corion led cell, a tinta que acende no escuro, absorve raios uv de luz natural (sol) ou artificial (lâmpadas elétricas) e propicia luminescência no escuro.

Como é formada a luz negra?

As lâmpadas de luz negra possuem um invólucro negro que absorve a radiação visível, liberando somente radiação ultravioleta (UV) de longo comprimento de onda, invisível para o olho humano. Certas substâncias, quando sujeitas à irradiação com raios UV, absorvem essa radiação, reemitindo-a em outro comprimento de onda.

Como a luz negra é feita?

A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.

Artigo anterior
Quanto come um cachorro por dia?
Artigo seguinte
Em que ano foi criado o estado de Roraima?