O que é flexibilidade das articulações?

Perguntado por: Carolina Pacheco  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

Flexibilidade - (Sinônimos - Extensibilidade ou Mobilidade Articular): "É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento"(BARBANTI,1994, p. 129).

Que tipo de flexibilidade?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

O que a falta de flexibilidade pode causar?

A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).

Qual é a relação entre a flexibilidade e o alongamento?

O alongamento refere-se às situações que envolvem mais diretamente a estrutura muscular e os tecidos moles que envolvem a articulação. ... Já a flexibilidade, é resultante do trabalho de alongamento, que se reflete na amplitude do movimento articular.

O que é flexibilidade na educação física?

Mas afinal, o que é flexibilidade? Pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Aula de Yôga - Flexibilidade das Articulações

43 questões relacionadas encontradas

O que é flexibilidade exemplo?

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.

Qual é a capacidade física da flexibilidade?

Flexibilidade: É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças.

Qual é a diferença entre alongamento e flexibilidade?

Flexionamento é a forma de trabalho que visa obter uma melhora na flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores as originais, ou seja, o alongamento visa a realização dos movimentos com mais eficácia e com menor gasto energético, ao passo que o flexionamento visa ...

Qual a importância do alongamento e flexibilidade?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Quais os benefícios da flexibilidade e do alongamento?

Benefícios do alongamento
  1. Melhora a postura. Músculos tensos podem causar má postura. ...
  2. Melhora a amplitude de movimento e evita perda de função muscular. À medida que envelhecemos, nossas articulações perdem a amplitude de movimento. ...
  3. Diminui a dor nas costas. ...
  4. Previne lesões musculares. ...
  5. Reduz a dor muscular.

O que a falta de mobilidade articular pode causar?

A diminuição ou perda da mobilidade articular pode interferir no desempenho físico, pois gera compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos que certamente facilitam o acometimento de lesões. Uma compensação bem frequente é a projeção dos joelhos medialmente (valgismo dinâmico) durante o agachamento.

O que causa a perda da flexibilidade?

A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento.

Quais sinais de falta de mobilidade articular?

Alguns sinais de que o idoso está perdendo mobilidade são: quando o idoso perde o equilíbrio, quando ele precisa se segurar em algum familiar para caminhar, se levanta com dificuldade e precisa de apoio e ajuda das mãos.

Quais são os componentes da flexibilidade?

Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.

Quais são os testes de flexibilidade?

  • Flexômetro de Leighton.
  • Fleximeter - (Baseado no Flexômetro de Leighton)
  • Eletrogoniômetro.
  • Goniômetro - (Goniometria)

Quais são os exercícios de flexibilidade?

Lista De Exercícios Para Ganhar Flexibilidade
  1. Alongamento de ombro puxando para frente. ...
  2. Alongamento de ombro com puxada para trás. ...
  3. Alongamento de peitoral. ...
  4. Alongamento de isquiotibiais. ...
  5. Alongamento quadríceps. ...
  6. Abertura de perna com flexão lateral. ...
  7. Flexão coxo-femural. ...
  8. Alongamento de glúteo.

Qual é a importância da flexibilidade?

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético. ...

Porque é importante se alongar diariamente?

O exercício alivia as tensões e prepara seus músculos para o treino. Os alongamentos são essenciais na rotina de quem faz atividades físicas porque evitam lesões, distensões e inflamações.

Qual a importância do alongamento e da atividade física?

É de extrema importância, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.

Quais são as semelhanças e diferenças entre alongamento e flexibilidade?

Para entender melhor essa questão é importante esclarecer a diferença entre alongamento e flexibilidade. O alongamento refere-se à capacidade do músculo de ser ”elástico”, de se “encompridar”. Flexibilidade refere-se à amplitude de movimento em uma determinada articulação e a facilidade com que esta se move.

Qual a diferença entre alongamento e movimentações?

Mobilidade estamos nos referindo à capacidade de explorar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem, pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. Alongamento é um tipo de exercício físico que tem como objetivo a manutenção ou melhora da flexibilidade.

Qual o tempo certo para se alongar?

Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.

Qual a capacidade física envolvida no alongamento?

A flexibilidade é uma capacidade física relacionada á saúde, enquanto que alongamento é a técnica utilizada para se alcançar níveis de flexibilidade. Dentre as principais diferenças entre alongamento e flexibilidade destacamos a definição, importância, a técnica de execução, etc.

Qual a capacidade física do equilíbrio?

Equilíbrio: É a capacidade física obtida em virtude de uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo, posicionado sobre uma base contra a ação de forças externas, de maneira estática ou com movimento. Exemplo, caminhar por uma superfície de pequena amplitude.

O que é preciso fazer para melhorar a capacidade física e a flexibilidade?

Dicas para melhorar a flexibilidade do corpo
  1. Mude sua rotina. Se você trabalha por muito tempo sentado ou sem se movimentar, isso pode estar prejudicando sua flexibilidade corporal. ...
  2. Alongue-se. ...
  3. Respire corretamente. ...
  4. Beba muita água.

Artigo anterior
O que são métodos cirúrgicos?
Artigo seguinte
Quais são os direitos da Educação?