O que é o método dedutivo?

Perguntado por: João Araújo  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinadas premissas. O método dedutivo normalmente se contrasta com o método indutivo.

O que é um método dedutivo?

Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.

O que é método dedutivo e indutivo?

O método indutivo é o que contrasta com o método que utiliza a dedução como ferramente principal de análise. Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

O que é o método indutivo?

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

Qual a principal característica do método científico dedutivo?

Método Dedutivo é um meio de pesquisa utilizado por cientistas e pesquisadores a fim de se obter conclusão por meio de premissas verdadeiras. ... Logo, como o próprio nome sugere, o método utiliza a dedução e o raciocínio lógico para, após as etapas do processo, chegar a uma conclusão verídica.

#020 - [ METODOLOGIA ] O que é método dedutivo?

39 questões relacionadas encontradas

São características do raciocínio dedutivo?

O raciocínio dedutivo faz do conhecimento geral um conhecimento específico, já que ele permite que se aprofunde nos argumentos. Faz uso das regras da lógica para chegar a uma conclusão. Se as premissas são verdadeiras e as leis aplicadas estiverem corretas, quer dizer, necessariamente, que a conclusão é verdadeira.

Quais as principais características do método indutivo?

Se baseando na dedução, ou seja, na análise de algo específico, o método pretende observar uma situação para chegar a uma verdade. Neste caso, a conclusão genérica pode ser verdadeira ou falsa. Dessa forma, a conclusão pode ser um resultado que não estava previsto na premissa, ou seja, na ideia inicial. ...

Onde é usado o método indutivo?

Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. ... O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria. Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

O que é indução exemplo?

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

O que é a indução na filosofia?

A indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. ... Por isso, a indução é o tipo de raciocínio mais usado em ciências experimentais.

Qual é a diferença entre indução e dedução?

A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).

O que é argumento indutivo exemplos?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

O que é argumento dedutivo exemplo?

ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem." Conclusão : "João é mortal."

O que é dedução de um exemplo?

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

O que é método dedutivo Segundo autores?

Método Dedutivo segundo os conceitos de alguns autores: ... O método dedutivo garante que os teoremas devem ser verdadeiros se forem verdadeiros os axiomas e postulados. Embora o conteúdo dos teoremas já esteja fixado nos axiomas e postulados, ele está longe de ser óbvio. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).

Como se realiza a indução de exemplos?

5. Como se realiza a indução? Dê um exemplo novo. Na indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que os explica e os subordina.

O que é indução no raciocínio lógico?

Indução. No caso do raciocínio lógico indutivo, o indivíduo determina uma regra. Para isso, ele utiliza um raciocínio analítico e crítico observando os diversos exemplos de como uma determinada situação sempre leva a outra. Ou seja, a conclusão segue a premissa.

O que é uma indução na lógica?

Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação.

Qual escola econômica se originou do método indutivo?

Da utilização do método indutivo, também denominado realista, originou-se a Escola Histórica alemã, da qual foi destacado precursor o economista Roscher. Tal método ainda hoje é muito utilizado, sendo uma das suas modalidades o sistema das monografias ou inquéritos sociais e econômicos de Le Play, economista francês.

Qual é o papel do método indutivo na criação das súmulas?

E essa edição de súmulas ocorre essencialmente por método indutivo: a partir de enunciados singulares (gerados em casos judiciais concretos) conduz-se a um enunciado universal, a súmula, de caráter genérico, que adquire status normativo e passa a ser aplicada a casos futuros.

Qual é a tarefa da indução?

É tarefa da indução: aplicar a relação necessária descoberta a casos não observados da mesma espécie. Essa explicação parcial e fracionada de uma realidade não satisfaz a curiosidade científica.

Quais as características do método indutivo de Aristóteles?

O método indutivo aristotélico refutado por Bacon é, como vimos, a indução por enumeração, a generalização a partir de poucos exemplos, que são escolhidos para comprovar a conclusão. ... Por isso, seu método também é conhecido por “indução eliminativa”.

Quais são as principais etapas do método científico?

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

O que podemos chamar de raciocínio dedutivo?

O raciocínio dedutivo, também chamado de lógica dedutiva ou dedução lógica ou até mesmo, informalmente, a lógica "top-down", é o processo de raciocínio a partir de uma ou mais afirmações (premissas) para chegar a uma certa conclusão lógica. O raciocínio dedutivo liga afirmações (ou premissas) com conclusões.

Quais são os tipos de raciocínio?

Raciocínio
  • Raciocínio significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. ...
  • Um raciocínio pode ser classificado como um pensamento, cálculo, deliberação ou dedução. ...
  • A lógica determina três tipos de raciocínio: dedução, indução e abdução.

Artigo anterior
Quanto tempo deixar o ácido azelaico no rosto?
Artigo seguinte
Quantos metros tem uma Carreta 3 eixos?