O que é filosofia de acordo com Platão?

Perguntado por: Enzo Sandro de Anjos  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Para Platão, a Φιλοσοφία significa posse ou aquisição de um conceito que seja ao mesmo tempo o mais válido e o mais amplo possível. “O objetivo da filosofia é o de elevar a alma à contemplação do mais perfeito do seres”, diz o filósofo. Além disso, o uso desse conhecimento deve ser realizado em benefício do homem.

O que diz a filosofia de Platão?

Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).

O que é a filosofia e qual é a sua importância para Platão?

De fato, Platão pode ser considerado o inventor do tema da filosofia, aquilo de que ela de fato trata, tendo a filosofia como um rigoroso e sistemático exame dos assuntos éticos, políticos, metafísicos e epistemológicos através de um método distintivo.

O que é filosofia de acordo com os filósofos?

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.

Qual é o conceito de filosofia?

Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. ... Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

PLATÃO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

36 questões relacionadas encontradas

Como a filosofia é definida?

A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético. ... Na sociedade atual a filosofia se traduz na busca de um consenso ético que seja o mais racional possível, porém respeitando as crenças individuais de cada um.

Qual é o principal objetivo da filosofia?

Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.

O que é a filosofia e qual a sua importância?

A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos, está sempre à procura de respostas, é um ato filosófico para o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que possui diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos. ...

Qual a diferença entre a filosofia de Platão e Aristóteles?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Por que a filosofia de Platão é considerada idealista?

Platão afirmou a existência de duas realidades distintas: a realidade material ou sensorial e a realidade ideal. ... O que Platão chamou de mundo das ideias seria a dimensão em que o idealismo estaria estabelecido e o único conhecimento verdadeiro e confiável seria o conhecimento intelectual das ideias e formas.

Qual a importância da filosofia de Aristóteles?

Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.

Qual foi a principal ideia de Platão?

A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.

Qual a diferença entre Sócrates Platão e Aristóteles?

Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi um estudante de Platão. ... A obra de Platão, no entanto, foi mais individualmente focada e preocupada com a alma. Aristóteles era mais um pensador político que tentou colocar suas ideias em um contexto social. Para ele, era impossível considerar um sem considerar o outro.

O que é filosofia e sua importância para a sociedade?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Qual a importância de se estudar filosofia?

Ela nos desafia a despertar nosso espírito critico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte. A filosofia é a busca de novos horizontes, é a busca por respostas, são questionamentos incessantes...

Para que a filosofia?

A Filosofia se aplica na investigação do mundo, buscando conhecer a realidade como ela é, questionando, até mesmo, a essência da mesma. ... Assim, ela nos propõe questões relevantes sobre temas importantes como a natureza do conhecimento, da verdade, sobre a natureza humana, moral, ética, e justiça.

Qual a principal característica é maior objetivo da filosofia?

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. ... Essa seja, talvez, a maior característica da Filosofia, que, por meio do livre pensar e da crítica, permite que seja desenvolvida uma maneira autônoma de se pensar sobre diversos assuntos, impulsionando o conhecimento sempre adiante.

Quais são os fundamentos da filosofia?

A Filosofia é um estudo relacionado à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem. Seus métodos estão caracterizados pela argumentação.

É correto afirmar que a filosofia *?

(UEL) Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia: Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. ... Estabeleceu-se como um discurso acrítico e teve suas teses endossadas pela força da tradição.

O que é filosofar 30 linhas?

Filosofar é pensar por conta própria; mas só se consegue fazer isso de um modo válido apoiando-se primeiro no pensamento dos outros, em especial dos grandes filósofos do passado. ... A filosofia não é uma ciência, nem mesmo um conhecimento; não é um saber a mais: é uma reflexão sobre os saberes disponíveis.

Qual era o pensamento de Sócrates Platão e Aristóteles?

Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.

Quais as diferenças entre Platão e Sócrates?

O principal legado de Sócrates é colocar o homem como centro da investigação filosófica, no que foi seguido por seu discípulo, Platão, responsável por transmitir suas ideias por meio de manuscritos e em suas aulas na Academia, espaço idealizado por ele próprio para a disseminação do conhecimento filosófico.

O que têm em comum entre Sócrates Platão e Aristóteles?

Esses três filósofos da Grécia Antiga são referência básica para os conhecimentos filosóficos que fundamentam a ética, a política e a moralidade. Curiosamente, Sócrates foi professor de Platão; e Platão, professor de Aristóteles.

Qual a importância da filosofia primeira Segundo Aristóteles?

Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual a principal ideia de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Artigo anterior
Qual o melhor tipo de transferência TED ou DOC?
Artigo seguinte
Qual a importância biológica da reprodução?