O que é fermentação láctica e exemplos?

Perguntado por: Leandro Joel Soares  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose.

O que é fermentação exemplo?

A fermentação é um fenômeno que serve para obter energia sem precisar de oxigênio para isso. Esse tipo de processo normalmente é usado em fungos e bactérias, mas também no nosso corpo, nas células musculares esqueléticas. O local onde acontece esse procedimento é no citosol (principal componente do citoplasma).

Quais são os tipos de fermentação lática?

A natureza dessa molécula orgânica depende do organismo que está realizando a fermentação, podendo ser o ácido lático ou o etanol. Assim temos dois tipos de fermentação: lática e alcoólica. Na fermentação lática, o NADH transfere seus elétrons diretamente para o piruvato, gerando ácido lático (C3H6O3) como subproduto.

São exemplos de alimentos que sofrem fermentação láctica?

É aplicado na produção de diversos alimentos, tanto de origem vegetal, como picles, chucrute e azeitonas, quanto de origem animal, como queijos, io- gurtes e salames. A fermentação láctica é assim chamada porque produz o ácido láctico como composto principal.

O que ocorre na fermentação láctica?

A fermentação lática é um processo que ocorre em consequência do metabolismo das bactérias láticas e da interação entre as cepas selecionadas, através da utilização de substratos fermentescíveis (lactose, glicose, frutose, entre outros) e proporciona a redução do pH do meio, acidificando e promovendo o espessamento ou ...

Fermentação láctica

29 questões relacionadas encontradas

O que ocorre durante o processo de fermentação?

A fermentação é um processo bioquímico, que diferentemente da respiração celular, não depende de oxigênio para a obtenção de energia. Sendo assim, ela ocorre no citosol e é iniciada na glicólise, etapa em que a glicose é quebrada em duas moléculas de piruvato.

O que ocorre na fermentação?

Fermentação é um fenômeno químico, sem a presença de oxigênio, que transforma matérias orgânicas em outras, liberando energia. Fermentação é um processo químico, com a ausência de gás oxigênio (O2), no qual fungos e bactérias realizam a transformação de matéria orgânica em outros produtos e energia.

Quais são os alimentos que passam pelo processo de fermentação?

Pães, cervejas, vinhos, iogurte, queijos e vinagre são os alimentos fermentados mais comuns. Mas existem outros alimentos que são de consumo mais regionalizado como o missô: pasta de soja típica da culinária asiática; e o kimchi: iguaria coreana, feita com acelga e condimentos.

Quais são os produtos da fermentação?

Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc. Vinho, cerveja e pães são alguns dos produtos que podemos obter a partir da fermentação. A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio.

Quais os produtos liberados no processo de fermentação?

Fermentação
  • 1 glicose → 2 álcool etílico + CO2 + 2 ATP.
  • 1 glicose → 2 ácido láctico + 2 ATP.
  • 1 glicose → 2 ácido acético + CO2 + 2 ATP.

O que acontece na fermentação acética?

A fermentação acética corresponde à transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias, conferindo o gosto característico de vinagre. ... As principais espécies de bactérias acéticas são: Acetobacter aceti, Acetobacter pasteurianus, Acetobacter xylinum, Acetobacter schützenbachii e Gluconobacter oxydans.

O que é produzido pela fermentação acética e láctica?

Por meio da fermentação, a glicose é parcialmente degradada na ausência de oxigênio, originando substâncias mais simples, como o ácido lático, o ácido acético e o álcool etílico, produtos respectivamente da fermentação lática, acética e alcoólica.

Quais são os seres vivos que realizam a fermentação?

A fermentação é um processo anaeróbio realizado por alguns organismos, como a levedura Saccharomyces cerevisae, bastante utilizada na indústria. Esse processo é realizado por algumas espécies de fungos, bactérias, protistas, bem como por alguns tecidos animais e vegetais.

Qual é o tipo de fermentação do pão?

A maioria dos pães são fabricados utilizando leveduras como agentes de fermentação, essas leveduras são conhecidas como Saccharomyces cerevisiae. ... A produção de dióxido de carbono é responsável pelo crescimento da massa, e por ocorrer produção de álcool, esse processo é conhecido como fermentação alcoólica.

Como é feita a fermentação do leite?

Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose.

Quais são os produtos finais da fermentação alcoólica e o saldo final de ATP?

A fermentação de álcool tem duas etapas: glicólise e regeneração de NADH. Durante a glicólise, uma molécula de glicose é convertida em duas moléculas de piruvato, produzindo um saldo líquido de dois ATP e dois NADH.

Quais são as frutas que fermentam?

Frutas como pêssego, ameixa e damasco são escolhas populares para fermentação, pois elas são saborosas e mantêm bem a cor. Lave a fruta, tire a casca e remova qualquer caroço. Frutas exóticas como mangas e abacaxis fermentam bem e podem ser usadas para fazer chutney.

Quais são os legumes fermentados?

É possível fermentar pepinos, cenouras, rabanetes, beterrabas, couve-flor, brócolis, azeitonas, repolho, entre outros. A fermentação dos legumes e vegetais além de ter um resultado delicioso, é também uma maneira de os conservar, mantendo suas vitaminas e outras propriedades nutritivas.

Como ocorre o processo de fermentação alcoólica?

Basicamente, a fermentação alcoólica ocorre quando microrganismos, chamados de leveduras, transformam açúcares em etanol (álcool), energia (calor) e gás carbônico, além de produtos secundários. Elas são encontradas na natureza, mas nem todas são adequadas para a produção desse tipo de bebida.

Quais são os seres vivos que realizam a quimiossíntese?

Os principais organismos que realizam a quimiossíntese são as bactérias e arqueas. Os organismos que realizam a quimiossíntese são denominados de quimioautotróficos, quimiolitotróficos ou quimiolitoautotróficos. Podemos observar também, ainda que mais raramente, alguns fungos realizando a quimiossíntese.

Que tipos celulares realizam fermentação?

A fermentação láctica é comum em células musculares, bactérias, protozoários e fungos, sendo usada para a produção de iogurte, coalhada e queijos.

Quem realiza a fermentação lática?

A fermentação lática é realizada de maneira exclusiva por bactérias, especificamente por lactobacilos, ocorre quando a glicólise tem como principal mediador a glicose ou a galactose, obtida a partir da quebra de uma molécula de lactose (açúcar presente no leite).

Qual é o S produto S da fermentação alcoólica?

Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.

O que produz ácido acético?

O ácido acético ou etanoico é o principal componente do vinagre, sendo responsável por seu sabor azedo. Sua principal obtenção é pela oxidação do etanol do vinho.

O que acontece quando o vinho vira vinagre?

Uma forma de fabricar o vinagre é deixar o vinho azedar, mas não somente isso: ele tem que oxidar. ... Para que isso ocorra, o álcool presente no vinho (etanol) reage com as moléculas de oxigênio do ar e é oxidado a ácido etanóico (acético), principal componente do vinagre.

Artigo anterior
O que é estrofe e versos exemplos?
Artigo seguinte
Como tratar tremor por ansiedade?