O que é fato gerador do tributo?

Perguntado por: Gustavo Hélder Gonçalves Figueiredo Costa  |  Última atualização: 27. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

FATO GERADOR DO TRIBUTO. O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

Quais são os fatos geradores?

O fato gerador nada mais é que a origem de uma obrigação de pagar tributo. Os impostos que as empresas arcam tem uma origem de cobrança (chamada fato gerador). Dessa maneira, só pode ser exigido se o fato gerador estiver ocorrido. Um exemplo clássico é o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Quando se dá o fato gerador?

Ou seja, fato gerador é uma situação que está prevista em lei (hipótese de incidência), que quando ocorre na prática da origem a uma obrigação tributária. O fato gerador é quando alguém realiza a hipótese de incidência prevista em lei.

Quais são os tipos de fato gerador?

E existem três tipos de fato gerador: o instantâneo, o complexivo e o periódico ou continuado.

Como identificar o fato gerador?

O fato gerador de um imposto é exatamente o que o nome diz: a ação ou ocorrência que dá origem ao imposto cobrado pelo governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Considere, por exemplo, o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Fato Gerador do Tributo | Papo Express | T3E100

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os três fatores geradores dos tributos nacionais?

São eles: a legalidade, que estipula a necessidade do tributo em lei; a economicidade, que está relacionada com à cobrança financeira, e por fim, a causalidade, que se refere à obrigação tributária como consequência do fato gerador.

Qual é o fato gerador do IPVA?

Artigo 2° - O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA, devido anualmente, tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor.

Quais os 5 elementos do tributo?

Fato Gerador; Contribuinte; Base de Cálculo; e. Alíquota.

Qual é o fato gerador do IPTU?

O fato gerador do IPTU é a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município (art. 32 do CTN ).

Qual é o fato gerador do INSS?

Como se sabe, fato gerador do tributo é aquele descrito em lei que, em ocorrendo, gera a obrigação do seu recolhimento.

O que diz o artigo 142 do CTN?

Regularmente constituído, o crédito tributário goza da presunção relativa de certeza (acerca de sua origem) e liquidez (quanto ao seu montante).

Quais os principais efeitos jurídicos do fato gerador?

A ocorrência do fato gerador também determina a lei a ser aplicada, visto que lhe é aplicada a norma vigente no momento de sua ocorrência, cujos efeitos não retroagem (efeitos são ex nunc).

Qual é o fato gerador do ICMS?

O fato gerador é a saída da mercadoria do estabelecimento do contribuinte, fornecimento de refeições, prestação de serviços de transporte, entre outros.

Quais são os exemplos de geradores?

Os geradores elétricos fornecem energia elétrica aos circuitos elétricos. São exemplos de geradores elétricos: pilhas, placas solares e baterias elétricas. As baterias dos carros são exemplos de geradores elétricos químicos.

Qual a relação entre o lançamento tributário é o fato gerador?

Basicamente, o lançamento tributário é a materialização da cobrança de impostos. Nele, consta-se o fato gerador, a data em que a dívida foi gerada, a quantia a ser paga e até mesmo o sujeito passivo - para quem o boleto foi gerado.

O que são geradores como podem ser de exemplo?

Os geradores elétricos são dispositivos que transformam qualquer tipo de energia em energia elétrica e são os responsáveis por fornecê-la e mantê-la. Os geradores podem ser de corrente contínua, como as pilhas e baterias, ou de corrente alternada, que é a energia fornecida pelas empresas de eletricidade.

Qual é o fato gerador do ITBI?

"O fato gerador do ITBI é o registro imobiliário da transmissão da propriedade do bem imóvel. A partir daí, portanto, é que incide o tributo em comento", declarou Herman Benjamin no AREsp 215.273.

O que significa o valor venal?

O valor venal do imóvel é uma estimativa de preço que o Poder Público faz nos casos de transação de propriedade. O objetivo principal dessa medida é compor o cálculo de impostos de propriedade, como o ITBI e o IPTU.

Qual o fato gerador é qual o sujeito passivo do ITBI?

O fato gerador do ITBI e sua forma de lançamento

35 do CTN, tem como fato gerador “a transmissão da propriedade ou de direitos reais imobiliários ou a cessão de direito direitos relativos a tais transmissões”, a qual é juridicamente efetivada mediante um negócio jurídico entre pessoas vivas.

Quais são os 4 tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Quais são as três espécies de tributos?

Enquanto o Código Tributário Nacional classifica três espécies pertencentes ao gênero tributo: impostos, taxas e contribuições de melhoria, a Constituição Federal classifica outras espécies não codificadas: empréstimos compulsórios, contribuições sociais interventivas econômicas e contribuições profissionais.

Qual a diferença entre fato gerador e hipótese de incidência?

“a expressão hipótese de incidência designa com maior propriedade a descrição, contida na lei, da situação necessária e suficiente ao nascimento da obrigação tributária, enquanto fato gerador diz a ocorrência, no mundo dos fatos, daquilo que está descrito na lei.

Quais são os tipos de impostos municipais?

Impostos Municipais

Confira alguns deles: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): incide sobre propriedades urbanas; Imposto sobre Serviços (ISS): aplicado na prestação de serviços; Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): é cobrado na transmissão de propriedades.

De quem é a responsabilidade do IPVA?

A Secretaria da Fazenda é responsável pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de São Paulo. Para mais informações sobre débitos, restituições, dispensa ou isenção do pagamento do IPVA acesse o portal www.fazenda.sp.gov.br ou ligue para 0800 0170 110 e (11) 2930-3750.

Que tipo de imposto e o IPVA?

O que é IPVA? O IPVA é um imposto estadual cobrado anualmente de quem tem um veículo terrestre, seja um carro, moto, van ou caminhão, por exemplo. A sigla significa Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores.

Artigo anterior
Como fazer o teste de cotonete?
Artigo seguinte
Quando capar o boi?