O que é face palatina?

Perguntado por: Martinho Vítor Fonseca Santos Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.

Quais dentes tem forame cego?

Conclusão: Os resultados encontrados demonstram a importância de se alertar o cirurgião dentista ao se deparar com a presença de forame cego na face lingual dos ILS, pois é provável que também esteja presente o dens in dente, frequentemente o tipo I.

Como saber o que é mesial e distal?

mesial é o mais próximo a linha mediana do corpo. e distal, mais distante da linha mediana do corpo.

Como saber o número dos dentes?

O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva. Ou seja, numeramos no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.

Quais são as faces livres dos dentes?

As faces livres são as faces dos dentes que não mantêm contato com outros dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o lábio e bochechas (vestíbulo bucal) e para a língua ou palato.

Faces dos Dentes - Vestibular, Lingual, Palatina, Mesial, Distal, Incisal, Oclusal | Anatomia Dental

38 questões relacionadas encontradas

O que é forame cego no dente?

FORAME CEGO: depressão profunda, semelhante a uma fosseta que pode surgir entre a fossa lingual e o cíngulo dos incisivos superiores (típico do IL).

Onde se localiza o forame cego?

O forame cego pode ser encontrado entre o osso frontal e o osso etmoide, e nele cursa a veia emissária da cavidade nasal para o seio sagital superior.

Quais dentes tem Cingulo?

1.1): Cíngulo: saliência arredondada de origem do esmalte, que se localiza no terço cervical da face lingual dos dentes pertencentes ao grupo dos incisivos e caninos; Cúspide: saliência de formato piramidal, considerada uni- dade funcional dos dentes posteriores.

O que são vertentes dos dentes?

Vertentes Triturantes (ou internas): planos e arestas situados na face oclusal propriamente dita (entre as cúspides vestibulares e linguais) ao longo das quais se movem as cúspides de suporte.

Quais são os dentes permanentes?

Dentes permanentes

Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso). A maioria das pessoas tem um conjunto completo de dentes permanentes assim que chega na adolescência.

É normal ter dentes pontudos?

E quando o aspecto ondulado não some? A dentista esclarece que o normal é que a superfície incisal seja desgastada com o tempo e, por isso, deixa de ser observada na maioria dos adultos. Ainda assim, se isso não acontece, não é preciso se preocupar.

Onde está localizado o forame supra orbital?

Localização: parte superior da órbita ou parte medial e intermédia da margem supra-orbital.

Onde se localiza o forame oval do coração?

O forame oval é um orifício que comunica o lado direito com o lado esquerdo do coração. Durante a gestação, é essa comunicação que possibilita que o feto receba o sangue oxigenado da mãe para se desenvolver, uma vez que seus pulmões ainda não funcionam.

Onde está localizado o forame jugular?

O forame jugular (FJ) é considerado uma grande abertura ou hiato irregular localizado na parte posterior da sutura occipitomastóidea entre o processo jugular do osso occipital e a fossa jugular da parte petrosa do osso temporal, o FJ permite a passagem de uma série de estruturas importantes: a veia jugular interna ( ...

Qual elemento dentário tem como característica a presença de um forame cego?

O cíngulo, apesar de alto e bem formado, é mais estreito. Entre o cíngulo e a fossa lingual surge frequentemente uma depressão em forma de fosseta, o forame cego.

Quais os dentes que tem ponte de esmalte?

D O primeiro molar superior possui como característica a ponte de esmalte, que une a cúspide disto-lingual à cúspide mésio- vestibular, interrompendo o sulco mésio-distal.

O que é sulco escurecido?

Por vezes, nesses sulcos acabam surgindo pigmentos escurecidos. Por isso, pensamos, eventualmente, que estamos com lesão de cárie. Mas, na verdade, é apenas um selamento biológico, isto é, minerais e corantes que são incorporados à estrutura do dente.

O que é forame oval prévio?

O forame oval pérvio é uma comunicação entre o átrio direito e o átrio esquerdo. Durante a gestação esta comunicação é obrigatória, sendo essencial para a sobrevivência do feto. Após o nascimento, normalmente este forame oval fecha-se sozinho, mas nem em todas as pessoas isso acontece logo após o nascimento.

Quem tem forame oval patente no coração?

O forame oval patente (FOP) é uma condição clínico-patológica caracterizada pela persistência de uma comunicação entre o átrio direito e o átrio esquerdo, que atinge cerca de 27% da população em geral.

Como se forma o forame oval?

Como a formação do septum secundum é incompleta ocorre a formação do forame oval. Assim, o septum secundum divide incompletamente o átrio e a parte distal do septum primum funciona como uma válvula(válvula do forame oval). A fossa oval é um vestígio(remanescente) do forame oval.

O que passa na lâmina Cribiforme?

A lâmina cribriforme é parte do osso etmoide localizada na base do crânio. Possuindo uma forma de placa fina ou lâmina perfurada, permite a passagem de pequenas fibras nervosas olfativas que se dirigem para o bulbo olfatório a partir do teto da cavidade nasal.

Onde fica o osso orbital?

A órbita é uma cavidade do esqueleto da face em forma de pirâmide onde estão inseridos o bulbo do olho, músculos, nervos, vasos e o aparelho lacrimal.

Quais ossos que formam a fossa orbital?

Os ossos da órbita, que podem ser únicos (esfenóide, etmóide, frontal) ou duplos (maxilar superior, zigomático, lacrimal e palatino), são inteiramente forrados pelo periósteo, que nesse local toma o nome de periórbita.

Porque o dente fica afiado?

Abfração. Outro tipo de desgaste, a abfração é causada pelo estresse oclusal acima do normal, ou seja, problemas de oclusão do dente. Essa pressão errada rompe os cristais do esmalte, facilitando o surgimento de erosão na área.

É normal ter dente de vampiro?

As principais causas para uma pessoa ter dentes grandes são: gigantismo, fatores hereditários, processos inflamatórios, endócrinos, mecânicos ou causas idiopáticas. Assim, anomalias como o “dente de vampiro real” acabam sendo formadas.

Artigo anterior
Como é a dor da neurite intercostal?
Artigo seguinte
O que significa lógica dedutiva?