O que é explicativas exemplos?
Perguntado por: Flávio Araújo | Última atualização: 8. Februar 2022Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)
A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.
O que é uma conjunção explicativa exemplos?
Conjunções Explicativas
Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.
O que é uma conjunção explicativa?
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
O que é conclusiva e explicativa?
d) conclusivas: quando expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. ... e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois).
Como saber se a frase é conclusiva?
As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções conclusivas são logo, pois, portanto e então.
Orações Coordenadas: Conclusiva, Explicativa e Alternativa
O que significa uma conjunção conclusiva?
De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical. Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração.
Quais são as conjunção conclusiva?
Conjunções coordenativas conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.
O que é aditiva adversativa alternativa explicativa é conclusiva?
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência.
Como saber se a conjunção pois é explicativa ou conclusiva?
3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
Quais são as expressões explicativas?
e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus. - Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.
Quais são as conjunções?
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Quais são os tipos de conjunção?
- Conjunções aditivas - expressam soma.
- Conjunções adversativas - expressam oposição.
- Conjunções alternativas - expressam alternância.
- Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
O que é explicativas?
Significado de Explicativo
adjetivo Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo).
Porque como conjunção explicativa?
Como conjunção explicativa
(explicação de não ter ido à praia)
O que é oração coordenada conclusiva exemplos?
As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que encerram a dedução ou conclusão de um raciocínio lógico em relação a um fato expresso na oração anterior: A garota estudou a matéria, portanto pode fazer as provas. Estávamos bem preparados, por isso não temíamos a miséria.
Qual a diferença do porque causal e explicativo?
Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese. É isso!
Como identificar uma oração coordenada explicativa?
Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa
A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.
O que é aditiva e adversativa?
A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. A oração coordenada sindética adversativa, por sua vez, transmite ideia de oposição à oração anterior. A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior.
O que é uma frase aditiva?
As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.
Qual é o significado da palavra aditiva?
Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos). 5. [ Aritmética ] Parcela de uma soma que vem depois do sinal de adição.
Quais são as conjunções de explicação?
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
Qual a palavra a seguir é uma conjunção adversativa?
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é ou más?
As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
O que é ser uma pessoa conclusiva?
Aquele que tem a habilidade de concluir um pensamento ou uma situação. Poder de síntese, consegue avaliar situações e cenários e gerar uma conclusão com opinião dirigida à solução.
O que é previsão data de conclusão?
O que são generos literarios e quais são eles?