O que é expiação segundo a doutrina espírita?

Perguntado por: Violeta Gabriela de Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

Expiação decorre de faltas cometidas pelo Espírito. Segundo a questão 998 d´O Livro dos Espíritos, a expiação se cumpre durante a existência corporal mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.

Qual a diferença de prova e expiação?

Prova podemos dizer ser uma experiência, um ensaio, uma demonstração evidente. Expiação é cumprimento de pena, consequência da prática de ato equivocado. Em síntese, é o que nos elucida o Novo Aurélio – Dicionário da Língua Portuguesa.

O que significa provação no espiritismo?

O dicionário Houaiss definiu provação como “situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põe à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo” e ao definir prova ele coloca como sinônimo de provação. Aceitar este conceito tem uma consequência importante no entendimento espírita da vida.

O que é mundo de provas e expiações?

Mundos de Provas e Expiações correspondem a mundos que ainda predomina o mal. A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que eles não são um mundo primitivo.

O que é prova expiação?

A expiação implica necessariamente a ideia de um castigo mais ou menos penoso, resultado de uma falta cometida. A prova implica sempre a de uma inferioridade real ou presumível, porque o que chegou ao ponto culminante a que aspira, não mais necessita de provas.

Esclarecimentos Oportunos 205 - Doenças: prova ou expiação?

29 questões relacionadas encontradas

O que é expiação segundo a Bíblia?

Cumprimento da pena ou castigo (que se reputa equivalente à culpa ou delito). 3. Sacrifício expiatório; penitência.

Como é o mundo de regeneração?

Nosso planeta já está em processo de regeneração. Vão ocorrer mudanças nos aspectos físico e espiritual, no processo de desencarnação e reencarnação, e nosso planeta terá uma nova cara entre 2057 e 2060, após a transição que está acontecendo, como já anunciado pelo médium Francisco Cândido Xavier.

Quantos mundos existem Segundo o Espiritismo?

No concerto universal encontramos mundos de diferentes categorias: mundos primitivos, mundos de provas e expiações, mundos de regeneração, mundos ditosos, mundos celestes ou divinos, etc.

Por que sofremos tanto nessa vida?

Por que sofremos tanto com angústias, depressões, dores afetivas, frustrações, traumas e outras tantas emoções? Em essência, as pessoas sofrem porque tendem a interpretar tudo sob uma ótica dramática. E também em função de fatores educacionais: não aprenderam a gerar confiança em si mesmas.

Qual a diferença entre prova e expiação Segundo o Espiritismo?

“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime.” Ou seja, as provas são como obstáculos, testes, que impulsionam o Espírito para o progresso.

Por que sofremos na visão espírita?

É a aplicação da lei de causas e efeitos. Allan Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” explica que a origem da nossa dor, parte de duas fontes distintas: as que são geradas na vida presente e as que têm origem em existências pretéritas.

O que é um planeta de expiação?

Há os mundos primitivos, os mundos de expiação e provas, os mundos de regeneração, os mundos felizes ou ditosos e os mundos celestes. Nos chamados mundos de expiação e provas, que é a atual condição da Terra, o mal predomina e é essa a razão por que neste planeta o homem vive a braços com tantas misérias.

Deve-se pôr termo às provas do próximo?

Deve alguém pôr termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso?

Porque tem pessoas que sofrem tanto na vida?

Basicamente, as pessoas sofrem porque se recusam a aceitar situações que lhes causam dor. Parece paradoxal sofrer exatamente por desejar evitar o sofrimento e realmente é. Afinal de contas, o ser humano é complexo e paradoxal por natureza.

Por que Deus permite o sofrimento?

O sofrimento pode ter sido enviado por Deus não como uma punição, mas apenas e tão somente como uma lição que Ele entende necessário que passemos em nossa existência terrena. Nunca sabemos os infinitos desdobramentos que cada situação pode causar, por isso jamais devemos julga-Lo ou acusá-Lo de injusto.

Quais são os mundos espirituais?

Existem dois mundos distintos, o corporal composto de Espíritos encarnados e o Espiritual formado pelos Espíritos desencarnados. Enquanto os homens, devido à materialidade do corpo, estão na Terra, o mundo espiritual ostenta se por toda parte, em nosso redor ou no espaço.

Quais os tipos de mundos?

Saiba a classificação dos mundos habitados segundo o Espiritismo!
  • Mundos primitivos. ...
  • Mundos de provas e expiações. ...
  • Mundos regeneradores. ...
  • Mundos felizes. ...
  • Mundos celestes.

Quais são os mundos primitivos?

Mundos Primitivos: destinados às primeiras encarnações do Espírito. São os mundos formados há menos tempo. Neles se encontram todos os seres nas suas fases iniciais de progresso. Nesses mundos, os espíritos ainda estão em estado primitivo, com senso moral pouco desenvolvido.

O que esperar do mundo de regeneração?

Devemos Esperar que o Mundo de Regeneração negue todo o primitivismo. A regeneração é contrária à violência, egoismo, individualismo e o materialismo presente no estágio de Provas e Expiações. O Mundo de Regeneração parte do avanço moral da sociedade, evolução esta que vai em busca da fraternidade dos povos.

Como é a contagem do tempo no mundo espiritual?

O tempo é algo muito valioso na vida do espírito. Quando encarnados seguimos um cronograma estabelecido por nós e nossos mentores e podemos atingir o que nos propomos ou nos afastar de acordo com nosso livre arbítrio.

Qual o planeta mais evoluído do nosso Sistema Solar?

Kapteyn b é uma “super-Terra” que fica a (só) 13 anos-luz de nós e possui 5 vezes mais massa que o nosso planeta.

O que era a expiação?

No sentido de cobrir, a expiação significava, no antigo Israel, tomar um cordeiro e sacrifica-lo para cobrir o pecado (cf. Lv 4, 13-21). A expiação em Israel começava pelo sacerdote e sua casa, que oferecia um novilho em sacrifício pelo pecado.

Porque não consigo esquecer uma pessoa Espiritismo?

Não conseguir esquecer uma pessoa, segundo espiritismo, pode ocorrer devido a um apego emocional que criou cordões energéticos difíceis de serem rompidos. Dependendo do motivo do término da relação, essa prisão energética fica ainda mais forte, como é o caso da rejeição.

Porque precisamos sofrer?

A primeira coisa que precisamos definir aqui é que sofrimento não é dor. É um sentimento que apenas causa dor, mas sua maior função é comover os demais e fazê-los sofrer. É um tipo de manipulação inconsciente, uma forma que descobrimos de ter atenção e nos sentir amados.

Porque é importante encarar o sofrimento?

Mesmo que não desejado, o sofrimento pode trazer grandes ensinamentos, despertando nas pessoas a perseverança, a experiência em lidar com determinadas situações, a capacidade de superar conflitos e dores, e a resiliência (habilidade de se adaptar aos problemas que surgem na vida).

Artigo anterior
Como se raspa B * * * * *?
Artigo seguinte
Como faço o pareamento do fone de ouvido Bluetooth?