O que é etilenoglicol e Monoetilenoglicol?

Perguntado por: Neuza Isabel Coelho Alves Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

Monoetilenoglicol ou etilenoglicol é um liquido incolor, ligeiramente viscoso com odor suave, miscível com água e com a maioria dos solventes orgânicos.

Qual a diferença de etilenoglicol e Monoetilenoglicol?

A grande diferença está no ponto de congelamento, onde o aditivo de base orgânica como o monoetilenoglicol no sistema de arrefecimento pode chegar a cerca de -15°C.

O que é o Monoetilenoglicol?

“O monoetilenoglicol é um anticongelante padrão na indústria. Ao fabricá-lo, usa uma molécula que se chama óxido de etileno em contato com a água.

O que é etilenoglicol e para que serve?

Descrição e usos

É produzido industrialmente a partir do etileno. Quando adicionado à água eleva o ponto de ebulição da mistura ao mesmo tempo que reduz o ponto de congelamento, por isso é utilizado como anticongelante em diversas aplicações, como aditivo para água em radiadores de veículos.

Para que serve o Monoetilenoglicol no radiador?

O MEG (também conhecido como monoetilenoglicol ou etilenoglicol) garante que o sistema de arrefecimento trabalhe com temperatura e pressão adequadas.

Qual a diferença? Monoetilenoglicol e Dietilenoglicol Prof Alexandre Oliveira

23 questões relacionadas encontradas

Qual aditivo tem Monoetilenoglicol?

aditivo para radiadores 1 litro com monoetilenoglicol meg - Senior Quimica. aditivo para sistema de arrefecimento Sênior para radiadores, fabricado segundo os padrões da NBR 17595 da ABNT, com monoetilenoglicol como principio ativo.

Qual o melhor aditivo para o radiador?

Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:
  • DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.
  • KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.
  • ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.

Como é feito o etileno glicol?

O etilenoglicol é produzido a partir do etileno, através do intermediário de etanal - o óxido de etileno reage com a água para produzir etilenoglicol, de acordo com a equação química C2H4O + H2O → HOCH2CH2OH.

O que é envenenamento por anticongelante?

A ingestão desse anticongelante é perigosa porque, no corpo humano, ele sofre uma reação de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Aí é que começam os problemas. O ânion oxalato (C2O42-) combina-se com os íons cálcio do sangue, formando um precipitado.

Qual o antídoto para fluido de radiador?

O médico toxicologista Délio Campolina explicou que o antídoto para intoxicações com o dietilenoglicol é álcool etílico. “É feita uma diluição adequada e se aplica uma injeção”, explicou.

Qual a diferença das cores dos aditivos?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Para que é usado o etilenoglicol?

Devido a ser higroscópico, é utilizado como agente umectante e plastificante nas indústrias de colas e adesivos, têxtil, tintas de impressão, couro, cosméticos, papel e defensivos agrícolas. É também usado como anti-congelante, produção de resinas alquídicas e poliéster.

Qual aditivo devo usar?

Saber qual aditivo para radiado é o mais adequado ao seu carro é simples: basta consultar o manual. “O proprietário deve sempre seguir a recomendação do fabricante do veículo”, afirma o engenheiro da Petrobras.

Para que serve um anticongelante?

O anticongelante serve para o seguinte: Proteger contra a congelação. Transferência térmica. Protecção de todos os elementos do circuito contra a corrosão, a cavitação*, as formações calcárias, etc.

Como funciona um anticongelante?

Os anticongelantes são compostos químicos que se adicionam aos líquidos para reduzir seu ponto de solidificação (ponto de fusão), logrando desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa.

Como o organismo reage a uma intoxicação?

Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Qual a substância utilizada nos radiadores das máquinas pesadas?

RADI 500 Aditivo para radiador é o produto ideal para evitar formação de ferrugem e corrosão. Utilizado para proteger e refrigerar partes internas de máquinas pesadas, tratores, hyster, máquinas agrícolas e caminhões.

Qual é a substância utilizada nos radiadores das máquinas?

Entre as substancias utilizadas na composição dos aditivos de radiador automotivo estão o etilenoglicol e monoetilenoglicol sendo o primeiro mais utilizado nos países de clima frio.

Qual o melhor aditivo para radiador orgânico ou sintético?

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.

Qual a quantidade de aditivo para radiador?

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo.

Pode misturar marcas de aditivo para o radiador?

Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador

Não há nenhum problema em adicionar aditivos diferentes no radiador. ... O fluido de arrefecimento do radiador pode trazer vários benefícios para seu carro e, por isso, é um baixo investimento que vale muito a pena!

Qual a diferença de aditivo orgânico e inorgânico?

Como o próprio nome diz, os aditivos orgânicos são fabricados a partir de componentes de origem orgânica, ou seja, são biodegradáveis e não oferecem risco de poluição ao meio ambiente. Do mesmo modo que sua durabilidade é maior que o inorgânico, justamente devido as suas características orgânicas.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.

Artigo anterior
Quais são as praias mais perigosas do Brasil?
Artigo seguinte
O que precisa para fazer um crediário?