O que é data de verificação na multa?

Perguntado por: Diego Vieira  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Essa prática consiste na verificação precisa e rigorosa dos instrumentos de medição de velocidade, garantindo que os radares operem de maneira correta e confiável. A aferição deve ser feita a cada 12 meses e é uma garantia de que o radar está calibrado adequadamente, proporcionando leituras precisas e consistentes.

O que é data de verificação multa?

A aferição anual garante a validade do radar e evita que a velocidade constatada por ele esteja equivocada, o que significa que ele pode, sim, apresentar falhas no seu funcionamento. Por esse motivo, o art. 2° dessa mesma resolução define que o aparelho deve conter a data da última verificação realizada.

Como saber a data de aferição de um radar?

Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento, clique em consulta de instrumentos e defina Medidores de Velocidade. Tenha em mãos o número do INMETRO e número de Série do instrumento que deseja consultar.

Como preencher formulário de transferência de multa?

Para passar a multa (valor e penalização com pontos na CNH) para o nome de outra pessoa, o motorista que recebeu a notificação deve acessar o campo da infração no aplicativo, selecionar a opção “Real Infrator” e, em seguida, a opção “Indicar”. Então, basta informar o CPF do condutor responsável pela autuação.

Como saber detalhes de uma multa?

Você deve entrar no Portal de Multas de Trânsito do DNIT e realizar a consulta informando a placa e o renavam do veículo.

DICAS. Recursos de Multas por Radar. Saiba os Requisitos de Validade da Notificação para recorrer.

43 questões relacionadas encontradas

Como puxar multa que não aparece no sistema?

Multas municipais devem ser checadas no site ou aplicativo desenvolvido por cada município além de ser necessário consultar o site da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte para averiguar multas emitidas por agentes de órgãos federais.

Quanto tempo demora para cair uma multa no sistema?

Quantos dias a multa demora para entrar no sistema do Detran? A infração pode levar até 30 dias para constar no sistema do Detran. Não há um prazo específico definido por lei para que isso ocorra.

O que colocar na data da identificação do condutor infrator?

Inicialmente, você deverá preencher os campos do proprietário com os seus dados. Depois, informe no campo destinado ao condutor infrator os dados do motorista que estava dirigindo o veículo no momento da infração. É imprescindível que a letra esteja legível e os dados corretos.

Qual aplicativo para transferir multa para outro condutor?

Atenção: A indicação do real infrator de veículos com registro de propriedade de pessoas naturais (física) a partir de 01/01/2024 deverá ser realizada através do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito ou Portal SENATRAN – Secretaria nacional de Trânsito, conforme regras estabelecidas pelo órgão.

Como fazer transferência de multa pelo aplicativo?

Através do aplicativo, o motorista consegue passar o valor e os pontos da multa, de maneira rápida e fácil, para o nome de outra pessoa. Para isso, basta acessar o app Carteira Digital de Trânsito, clicar em “infrações”, depois em “real infrator” e informar o CPF do condutor responsável pela autuação.

O que significa aferição de radar?

A aferição do radar eletrônico é um procedimento que verifica se o equipamento está medindo corretamente a velocidade dos veículos.

Qual o prazo de aferição de radares?

De acordo com o item 6.4.1.1 do Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria Inmetro nº 158 de 2022, os medidores de velocidade devem ser verificados obrigatoriamente a cada doze meses.

Qual o prazo para aferição de radar fixo?

Aferição a cada 12 meses

O Contran é o órgão que estipula que a margem de erro dos aparelhos, que mesmo assim devem ser aferidos a cada 12 meses pelo Inmetro. O instituto testa os aparelhos para que eles mantenham a credibilidade no momento de registrar uma infração.

Qual é a tolerância do radar de 40 por hora?

Então, se a velocidade máxima em uma rua ou avenida for de 40 quilômetros por hora, não é considerado uma infração se você passar até 47 por hora. Isso porque existe uma tolerância de sete quilômetros. Se a velocidade máxima indicada for de 90 por hora, você pode passar até 97.

Qual radar pega sinal vermelho?

Radar de semáforo – este tipo de radar controla os veículos que desrespeitam a sinalização nos semáforos.

Qual a tolerância de um radar de 50 km por hora?

Para as vias onde a velocidade máxima permitida é de até 100 km/h, por exemplo, os radares geralmente têm uma tolerância de 7 km/h. Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h.

Pode transferir os pontos depois de pagar a multa?

A partir do momento em que você recebe a notificação de autuação, já é possível indicar outro condutor e transferir os pontos da multa. A transferência da infração deve acontecer quando não era você quem estava dirigindo o carro no momento da infração.

É possível transferir multa pela internet?

​A transferência dos pontos pode ser realizada presencialmente, ou pela internet. A transferência de pontos da multa por meio da internet é possível em algumas regiões, dessa forma basta realizar a conferência no site do departamento de trânsito do estado.

Como indicar o real infrator na carteira digital?

Para obter o formulário, onde será indicado o real infrator, clique no botão "Informar Real Infrator". Este formulário deve ser preenchido e encaminhado ao Órgão autuador. Instrução - clique para editar o texto.

Como indicar o real infrator da multa?

A indicação do real infrator de veículos com registro de propriedade de pessoas naturais (física) a partir de 01/01/2024 deverá ser realizada através do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito ou Portal SENATRAN – Secretaria nacional de Trânsito, conforme regras estabelecidas pelo órgão.

Tem como transferir multa de blitz?

Então, não é preciso nem explicar muito: nesse tipo de infração, não é possível transferir os pontos da CNH e nem indicar algum outro responsável. Além dessas situações, não é possível indicar um motorista infrator quando as multas são relacionadas a irregularidades no veículo.

Quando o proprietário do veículo não tem habilitação para quem vai a multa?

Simples: a pontuação irá para o condutor, pois esta infração é de sua responsabilidade. Todavia, o pagamento da multa (que também é uma penalidade) SEMPRE será de responsabilidade do proprietário do veículo, conforme preceitua o art. 1º da Resolução n 108 do CONTRAN, cito: Art.

O que acontece se a multa não cair em 30 dias?

Se a notificação da autuação não chegar no prazo de 30 dias, o que acontece? Tendo em vista que você observou todas as datas corretamente, com esse erro sendo confirmado, é muito provável que a multa possa ser anulada com um recurso!

O que fazer quando a multa chega depois de 30 dias?

Mas o que fazer se você verificar que sua notificação foi expedida mais de 30 dias depois da data da infração? É a sua chance de fiscalizar o trabalho do órgão. Neste caso, você deve recorrer, alegando atraso na expedição da notificação.

Qual a tolerância do radar de 80 km por hora?

De acordo com o CTB, os radares de velocidade devem considerar uma tolerância de até 7 km/h para velocidades de até 100 km/h. Para velocidades acima de 100 km/h, a tolerância é de 7%. Exemplo: Se o limite de velocidade em uma via for de 80 km/h, o veículo poderá estar a uma velocidade de até 87 km/h.

Artigo anterior
Como consultar dívida ativa MEI?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de danos morais?