O que é esterilização na enfermagem?

Perguntado por: Juliana Nicole de Cunha  |  Última atualização: 26. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

Esterilização: É o processo de destruição de todos os microorganismos, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los através de testes microbiológicos padrão. Um artigo é considerado estéril quando a probabilidade de sobrevivência dos microorganismos que o contaminavam é menor do que 1:1.000.000.

Quais os 3 tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).

O que é esterilização para que serve?

A esterilização é um processo que visa a destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos. São eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

Como é feita a esterilização?

É realizado por meio da autoclave, que é um aparelho utilizado para esterilizar instrumentos cirúrgicos, odontológicos e outros materiais através do calor úmido sob pressão e temperatura controladas.

O que é a esterilização humana?

Nos seres humanos, a esterilização consiste no ato de empregar técnicas especiais, cirúrgicas ou não, no homem e na mulher, para impedir a fecundação. Antônio Chaves classifica a esterilização em eugênica, cosmetológica, terapêutica e de limitação de natalidade.

Métodos de Esterilização - Prof. Lorena Raizama | INTERVALO DO PLANTÃO

25 questões relacionadas encontradas

O que é esterilização e quais os tipos?

A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.

Qual é a diferença de desinfecção e esterilização?

A desinfeção é a completa desintegração de microrganismos, que pode ser feita de maneira química (uso de desinfetantes) ou física (radiação ultravioleta). Um passo a mais seria a esterilização, que é feita em laboratório através do uso de autoclaves e estufas. Selecione como prefere utilizar estes recursos.

Quais são os 4 métodos de esterilização?

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

Quais os métodos de esterilização mais utilizados?

Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.

Qual o método de esterilização mais eficaz?

Óxido de etileno (ETO)

É um dos métodos mais eficazes e utilizados no processamento. A autoclave é um tipo de esterilização por óxido de etileno e sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução do microrganismos.

Onde é usado a esterilização?

Utilizado preferencialmente para o processamento de produtos de alto volume/baixa densidade, como seringas médicas, ou produtos de baixo volume/alto valor, como dispositivos cardiotorácicos. Além disso, pode ser utilizado para produtos biológicos e tecidos.

Qual a temperatura ideal para esterilização?

Os valores usuais de pressão são da ordem de 3 a 3,5 bar e a temperatura atinge 135ºC. Tendo a vantagem de ser relativamente simples e poder ser utilizada para esterilizar diversos tipos de materiais hospitalares.

Como esterilizar material hospitalar?

O óxido de etileno (ETO) é um gás esterilizante utilizado no processamento de esterilização de artigos médico-hospitalares, termossensíveis e termorresistentes. Os parâmetros utilizados para a realização desse processo são: temperatura, pressão, tempo, umidade relativa, concentração do gás e disposição da carga.

Qual a principal forma de esterilização hospitalar?

Métodos Físicos de esterilização

Para isso, as autoclaves são as mais indicadas para uso hospitalar. São eles: Vapor saturado sob pressão: usado principalmente em hospitais para esterilização de materiais termorresistentes. Provoca a coagulação das proteínas dos microrganismos e, consequentemente, sua destruição.

Quais materiais devem ser esterilizados?

Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas. Exemplos: estufa, flambagem e incineração.

Qual é a função da autoclave?

Esterilização: A função principal da autoclave é esterilizar instrumentos e materiais. Isso é feito expondo-os a vapor de alta pressão a uma temperatura geralmente em torno de 121°C por um período específico.

Qual é a diferença entre esterilização química e física?

A esterilização física é feita com de autoclaves, radiação ultravioleta, flambagem, estufas, raios Gama e pasteurizadoras. Já a esterilização química é obtida com aldeídos como glutaraldeído e formaldeído, ou com ácido peracético.

Qual a temperatura e tempo de esterilização em autoclave?

Para esterilizar material metálico com vapor sob pressão em autoclave a temperatura e o tempo de uso recomendados são: 115 ºC cerca de meia hora. 121 ºC, 15 minutos.

Quais são os testes de esterilização?

Indicadores de Esterilização
  • Liberador de Carga Tipo 5 MLGT5-12. ...
  • Teste Desafio 20min MTD20M-10. ...
  • Teste Desafio 1hrs MTD1H-10. ...
  • Teste Desafio 3hrs MTD3H-10. ...
  • Teste Bowie & Dick 7kg TBD7KG-12. ...
  • Teste Bowie & Dick 4kg TBD4KG-25. ...
  • Indicador Químico IQVT6-250 Tipo 6 Vapor 4 minutos.

Quais são os tipos de desinfecção?

Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química. E para uma higienização eficaz de utensílios hospitalares, é muito importante selecionar o tipo e o método que for mais adequado!

Quais são os meios físicos de esterilização?

Os métodos de esterilização físicos são aqueles que geralmente utilizam o calor em temperaturas variadas e alguns tipos de radiação. Para isso, as autoclaves são as mais indicadas para uso hospitalar.

Quais são os tipos de embalagens para esterilização?

Polietileno (PET), Polipropileno (PP), Poliéster(PE), Poliamida ou Nylon, Policloreto de Vinila (PVC), Poliestireno, Acetado de Celulose, Surlyn, Etil Vinil Acetato ( EVA) , Polietileno Tereftalato Glicol (PETG).

Qual é a diferença de assepsia e antissepsia?

Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.

Qual a ordem correta da limpeza e desinfecção?

4 etapas do processo de higienização de empresas
  1. Etapa 1: Pré-lavagem. A primeira etapa do processo de higienização de empresas consiste na remoção de resíduos grosseiros das superfícies em geral. ...
  2. Etapa 2: Lavagem com detergente. ...
  3. Etapa 3: Enxágue. ...
  4. Etapa 4: Sanitização.

Quem pode fazer esterilização de materiais?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem estabelece as diretrizes para o funcionamento de um Centro de Material Esterilizado. As normas abrangem todas as áreas e ações relacionadas ao setor. Na constituição da equipe da CME, por exemplo, deve haver enfermeiros e técnicos ou auxiliares de enfermagem.

Artigo anterior
O que garante a imparcialidade do juiz?
Artigo seguinte
Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso fazer plástica?