O que é uma competencia?

Perguntado por: Lucas Matias Almeida Mendes Pinho  |  Última atualização: 13. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

Competência, em administração, refere-se à posse, por parte de um indivíduo ou de uma organização, das características necessárias para se realizar uma determinada atividade. A competência integra as diversas dimensões humanas quando se trata de desenvolver uma atividade.

Qual é a definição de competência?

O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da instituição.

O que é competência exemplo?

Uma competência é um conjunto de habilidades, comportamentos, atitudes e conhecimentos inter-relacionados, dos quais uma pessoa precisa para ser eficaz na maioria das ocupações profissionais e gerenciais. A competência é uma combinação de saber (conhecimento), saber ser, aptidões e traços de personalidade.

Quais são as 7 competências?

7 competências mais procuradas pelas empresas
  • Trabalho em equipe.
  • Flexibilidade.
  • Comunicação eficaz.
  • Desenvoltura para resolver problemas.
  • Aceitar feedback.
  • Autoconfiança.
  • Pensamento criativo.

Quais são as duas formas do conceito de competência?

Podemos dizer ainda que competências se dividem em duas classificações: técnicas e comportamentais.

O que é competência? | RH Academy

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os três pilares da competência?

Conhecimentos, habilidades e atitudes sempre andam juntas. Esses 3 pilares da competência tornam os profissionais capazes de dominar um assunto, saber como colocar em prática e ter o hábito de tomar a iniciativa por conta própria.

Quais são os três tipos de competências?

Existem três tipos principais de competências:
  • Organizacionais. As competências organizacionais referem-se às técnicas utilizadas para destacar uma organização em relação à concorrência. ...
  • Técnicas. São as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da formação do colaborador. ...
  • Comportamentais.

Quais são as competências básicas?

Competências básicas: são aquelas relacionadas ao pensamento lógico-matemático e comunicação. Esses são essenciais para que os indivíduos possam ter aprendizado constante e serem capazes de realizar diferentes atividades nos diferentes ambientes em que se encontram.

O que é uma competência profissional?

O que são competências profissionais? De modo geral, a descrição de competências profissionais está relacionada à capacidade que uma pessoa tem de executar determinada tarefa. Isso quer dizer que ela está diretamente ligada aos termos, como: aptidão, habilidade e qualificação.

Quais são as competências essenciais?

As competências essenciais são aquelas que contribuem de maneira decisiva para a geração de valor dos seus produtos e serviços e impactam diretamente na forma com que esse valor é percebido pelos clientes. Para ser considerada essencial, uma competência precisa possibilitar que a marca expanda produtos e mercados.

Quais exemplos de competências?

15 exemplos de habilidades para se colocar no currículo
  • Relacionamento. Saber se comunicar é importante para praticamente todo trabalho que você quiser desenvolver. ...
  • Pensamento criativo. ...
  • Autoconfiança. ...
  • Proatividade. ...
  • Trabalho em equipe. ...
  • Conhecimento técnico e aprendizado contínuo. ...
  • Liderança. ...
  • Foco em resultados.

Qual palavra substitui competência?

1 capacidades, aptidões, habilidades, perícias, conhecimentos, know-how, capacitações, saberes, mestrias, maestrias, eficiências, níveis, qualificações, habilitações, suficiências, idoneidades, méritos, talentos, educações, culturas, erudições, sabedorias, destrezas, práticas.

Quais são as 3 três habilidades comportamentais?

Alguns exemplos de competências comportamentais incluem habilidades de comunicação efetiva, trabalho em equipe colaborativo e resolução de problemas. Essas competências são essenciais para o desenvolvimento profissional e o sucesso das organizações.

Qual é o objetivo da competência?

Competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Como se determina a competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial.

O que são competências e habilidades?

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade.

Qual é a diferença entre competência e habilidade?

Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, competências são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas. As habilidades, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa.

Quais são os 4 tipos de competências?

Ela as enumera: cognitivo, social, afetivo, psicomotor e cultural. “Para que essas competências sejam alcançadas, é necessário desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que vão capacitar o estudante para tal”, diz a gerente da BEĨ Educação.

Quais são as 12 competências?

Estas são as 12 competências para se destacar em qualquer...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Habilidade para tomada de decisões. ...
  • Pensamento complexo para a resolução de problemas. ...
  • Aprendizado contínuo e adaptabilidade. ...
  • Pensamento crítico. ...
  • Criatividade. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Confiabilidade.

Quais são as 10 competências?

Quais são as 10 competências gerais da BNCC
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Senso estético e repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Autogestão. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

Quais são as cinco competências pessoais?

As cinco macrocompetências (abertura ao novo, amabilidade, autogestão, engajamento com os outros e resiliência emocional) e as 17 competências (determinação, foco, organização, persistência, responsabilidade, empatia, respeito, confiança, tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração, iniciativa social ...

O que são competências funcionais?

As competências funcionais estão relacionadas a características importantes para o desempenho de determinada função. Por exemplo, para o cargo de gestora de RH é importante ter habilidades de comunicação e gestão bem desenvolvidas.

Quais são as competências executivas?

E entre as suas peculiaridades, devem estar a capacidade de analisar cenários, visão estratégica para planejar, organização, poder de negociação, liderança, controle de recursos e engajamento para traçar planos e metas alcançáveis.

O que é competência e conhecimento?

A competência fala também que não adianta só saber, é preciso aplicar. Ela valoriza, portanto, a utilização prática do conhecimento, que pode ocorrer por meio da elaboração de textos com destinatários reais, cartaz, vídeos, propostas, apresentações e outros produtos.

Como são classificadas as competências?

A CLASSIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

Para Ruas (2001) o modelo de competências possui três categorias definidas como essenciais (ou organizacionais), funcionais e individuais.

Artigo anterior
Como calcular a área construída de uma planta?
Artigo seguinte
Quem tem esquizofrenia pode trabalhar normalmente?