O que é estabilidade farmacêutica?

Perguntado por: Érika Branco de Martins  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

A estabilidade é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica ou mesmo a matéria- prima considerada isoladamente, mantém dentro dos limites especificados e durante todo o período de estocagem e uso, as mesmas condições e características que possuía quando da época de sua fabricação.

O que é o estudo de estabilidade?

Resumo : O Estudo de Estabilidade é um importante parâmetro para avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto. ... Sem este prazo não saberíamos até quando o medicamento estaria agindo em nosso organismo de forma segura e eficaz.

Quais são os tipos de estudos de estabilidade?

Os tipo de estabilidade são: física, química , microbiológica , terapêutica e toxicológica. E os ensaios podem ser acelerados, de acompanhamento ou de longa duração. Ao longo deste trabalho abordaremos cada conceito e discutiremos a importância da avaliação do estudo de estabilidade de medicamentos.

O que é estabilidade de acompanhamento?

ESTUDO DE ESTABILIDADE DE ACOMPANHAMENTO

Estudo realizado para verificar que o produto farmacêutico mantém suas características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas conforme os resultados obtidos nos estudos de estabilidade de longa duração.

Para que devem ser realizados os estudos de estabilidade?

O Estudo de Estabilidade serve ao propósito de avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto. Por meio dele determinamos o prazo de validade do medicamento para sabermos se ele está agindo em nosso organismo de forma segura e eficaz.

Estudo de Estabilidade de Medicamentos

29 questões relacionadas encontradas

O que é zona IVb?

O Brasil situa-se na Zona Climática IVb (quente/muito úmida).

O que é um estudo de estabilidade acelerado?

Estudo de estabilidade acelerado – Estudo projetado para acelerar a degradação química e/ou mudanças físicas de insumos farmacêuticos e veterinários ativos em condições forçadas de armazenamento (54ºC-40ºC x 75%UR-50ºC x 90%UR).

Quais são os testes para verificação da estabilidade e prazo de validade?

Estudos de estabilidade devem incluir testes para atributos físicos, químicos e microbiológicos em produtos que são suscetíveis a alterações que influenciam sua qualidade, segurança e/ou eficácia, durante o armazenamento.

Qual a forma farmacêutica com maior estabilidade?

As suspensões podem ser administradas pelas vias oral, parenteral e tópica. As principais vantagens das suspensões são a possibilidade de empregar princípios ativos insolúveis em veículos mais comuns, além da maior estabilidade se comparadas às soluções, bem como melhor odor e sabor.

O que é estabilidade física?

Estabilidade é um conceito próprio da resistência dos materiais. É a resistência que o material possui a sua degradação face a agentes físicos, tais como a luz, temperatura, pressão, energia ou outras variáveis físicas. ... Conceito similar a homeostase.

Qual forma farmacêutica age mais rápido?

Sabemos, por exemplo, que uma injeção é sempre incômoda e muitas vezes dolorosa. No entanto, seu efeito é mais rápido.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

Quais as principais formas farmacêuticas?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

Como é feito o teste de estabilidade?

Teste de Estabilidade Preliminar

Geralmente as amostras são submetidas a aquecimentos em estufas, resfriamentos em refrigeradores e ciclos alternados de aquecimento e resfriamento. As amostras são avaliadas, inicialmente, no tempo zero e durante todos os dias em que estiverem submetidas às condições do estudo.

Qual a frequência dos testes de estabilidade?

Para os Estudos de Estabilidade de Longa Duração devem ser realizados, no mínimo, os mesmos testes previstos no art. 79, no tempo inicial, a cada 3 (três) meses durante o primeiro ano, a cada 6 (seis) meses durante o segundo ano, e anualmente, após o 24º mês, até o final do Prazo de Validade ou Prazo de Reteste.

Quais testes devem ser aplicados para avaliar as embalagens?

Os tipos de teste de embalagem e sua importância para reduzir desperdícios
  • Testes mais aprofundados em embalagens. ...
  • Resistência ao impacto. ...
  • Resistência ao impacto por queda livre (drop test) ...
  • Temperatura de armazenamento. ...
  • Resistência à compressão dinâmica. ...
  • O que é importante avaliar em pacote pronto?

Qual o objetivo do teste de prateleira e o teste de estabilidade acelerado?

A seqüência sugerida de estudos (preliminares, acelerados e de prateleira) tem por objetivo avaliar a formulação em etapas, buscando indícios que levem a conclusões sobre sua estabilidade.

O que é medicamento multidose?

Recipientes multidose de medicamentos ou recipientes para doses múltiplas são recipientes herméticos que possibilitam a retirada de porções sucessivas de seu conteúdo, sem modificar a concentração, a pureza e a esterilidade da porção remanescente (BRASIL, 2012).

O que é estudo de fotoestabilidade?

O Estudo de Fotoestabilidade tem como objetivo demonstrar que uma exposição à luz não resulta em alterações significantes no produto. São recomendados testes no produto exposto e no produto em sua embalagem primária.

Como é determinado a data de vencimento de medicamentos?

EXEMPLO 1: Medicamento aberto em 01/2017, com validade até 01/2020: faltam 36 meses para vencer. Logo, 36/4 (25% do tempo) = 9 meses. Logo, consideraremos 6 meses ,porque é o máximo de tempo que permitido após ruptura do lacre.

Quais as formas farmacêuticas e suas diferentes vias de medicação?

As formas farmacêuticas podem ser sólidas, semissólidas, líquidas ou gasosas. Podem ser classificadas também pela via de administração do medicamento sendo parenteral, oral, oftálmica, retal, vaginal, cutânea, pulmonar, nasal, sublingual, entre outras.

Quais são os 3 tipos de medicamentos no mercado?

O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares.

Quais são as principais vias de administração de medicamentos?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Qual é a via de administração mais rápida?

1) Via Parenteral

A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Qual a via mais segura de administração de medicamento?

A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.

Artigo anterior
Faz 2 horas ou fazem duas horas?
Artigo seguinte
O que é box blindex?