O que é espécie em ecologia?

Perguntado por: Sara Helena Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Espécie = Organismos semelhantes capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis. Habitat = Local em que determinada espécie vive. Nicho ecológico = Papel ecológico de uma espécie em uma comunidade. Envolve seus hábitos alimentares, sua reprodução, suas relações ecológicas e outras atividades.

Qual o conceito ecológico de espécie?

De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Isso quer dizer que, para organismos serem considerados de uma mesma espécie, eles devem ter capacidade de reproduzir-se em ambiente natural.

O que se entende por espécie?

Espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis. Esse conceito, que propõe que mecanismos de isolamento reprodutivo sejam os responsáveis pela existência das espécies, também é conhecido como conceito biológico de espécie.

O que é espécie e espécime?

Espécie é um termo da biologia, que se refere a um «grupo de seres vivos muito semelhantes e capazes de se reproduzir entre si»: – Existem várias espécies em vias de extinção. Espécime é um indivíduo desse grupo: – Foi salvo um espécime de umas das espécies em vias de extinção.

O que é espécie na taxonomia?

Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

ECOLOGIA - INTRODUÇÃO E CONCEITOS | Biologia com Samuel Cunha

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de espécies?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Como se classificam as espécies?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente.

O que é espécie e exemplos?

Como exemplos de classificação de espécies têm-se:
  • Cavalo: gênero Equus, espécie Equus ferus e subespécie Equus ferus caballus.
  • Couve-flor: gênero Brassica, espécie Brassica oleracea, variedade Brassica oleracea botrytis.
  • Bactéria usada na produção de biopesticida: gênero Bacillus, espécie Bacillus thuringiensis.

Como identificar uma espécie no ambiente?

A identificação das espécies é realizada com base na comparação do observado com o que é descrito para organismos idênticos ou semelhantes ao amostrado. Podem ser consultados livros, manuais ou chaves de identificação, impressos ou por meio de consultas à internet.

O que significa uma espécie rara?

Uma espécie pode ser considerada rara quando apresenta uma destas três características: ocupa estreita amplitude geográfica; ocupa apenas um ou poucos habitats especializados; é sempre encontrada em pequenas populações (Primack, 1993).

Quais são os três conceitos de espécie?

Sistemática: o relacionamento evolutivo (padrão de ancestralidade comum) entre grupos de organismos que permite sua classificação hierárquica. Taxonomia: dar nomes aos grupos de organismos e colocá-los nas categorias nomeadas. Espécies deveriam ser as menores unidades evolutivamente independentes!

O que é uma espécie Brainly?

A espécie é uma categoria biológica que agrupa indivíduos que se reproduzem entre si, formando descendência fértil, e são geneticamente distintos de outros grupos de seres vivos. A espécie é o nível básico de classificação da biodiversidade e é considerada a unidade fundamental da evolução.

O que é habitat em Ecologia?

O habitat é o local onde uma espécie vive, e o nicho ecológico são suas interações. Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive.

Quantos conceitos de espécie existem?

Atualmente, existem mais de 25 conceitos, mas a maior parte deles possui limitações. O mais difundido é o conceito biológico de espécie, que define espécies como grupos de populações que estão potencialmente isolados reprodutivamente de outros.

Como definir uma espécie como diferente da outra?

Que critérios restam, então, para distinguir uma espécie da outra? Um dos mais básicos é a chamada morfologia: diferenças na cor, no tamanho e no aspecto geral do organismo, tanto em seu exterior quanto em suas estruturas internas.

Qual é a importância da classificação das espécies?

A classificação das espécies possibilita compará-las, ressaltando semelhanças e diferenças. Além disso, a nomeação das espécies, segundo um código universal, faz com que seja imediato o reconhecimento da espécie em qualquer lugar do mundo.

Como saber se o animal é da mesma espécie?

Atualmente, aceita-se que organismos de uma mesma espécie são aqueles encontrados em uma mesma população, que se cruzam ou possuem potencial para cruzar e produzem descendentes férteis em condições naturais. Esse conceito foi proposto pelo biólogo Ernst Mayr (1904-2005).

Como identificar o nome de uma espécie?

- Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). O primeiro nome deve ter sua inicial maiúscula e diz respeito ao gênero. O segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula.

Como identificar espécies florestais?

Normalmente, a identificação ocorre por meio do material botânico. Contudo, a depender da época do levantamento florestal, as árvores podem não apresentar flores e frutos, sendo necessário recorrer às folhas e outras características morfológicas, como o tronco.

O que são espécies não autoctones?

Por espécie exótica (não-nativa, não-autóctone) se entende a espécie ou subespécie que ocorre fora de sua área natural (passada ou atual) e de dispersão potencial (que não poderia ocupar nova área sem uma introdução direta ou indireta provocada pelo homem) (UICN, 2000).

Que animais pertencem à mesma espécie?

OBS: Indivíduos de mesma espécie são aqueles que apresentam grandes semelhanças físicas e fisiológicas e são capazes de cruzar-se entre si em condições naturais, gerando descendentes férteis. OBS: FILO, nos vegetais, também pode ser chamado DIVISÃO.

O que podemos falar sobre a biodiversidade?

A biodiversidade, ou diversidade biológica, refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade de ecossistemas, espécies e genes. Ela abrange a diversidade dentro das espécies (diversidade genética), entre as espécies (diversidade de espécies) e entre os ecossistemas (diversidade de ecossistemas).

Quantas espécies existem no mundo?

Estima-se que existam entre 10 e 50 milhões de espécies no mundo, mas apenas 1,5 milhãofoi classificada e nomeada até agora. A vida humana –e de todo planeta- depende diretamente da biodiversidade.

Quais são as principais características das espécies?

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.

Artigo anterior
O que é ravina?
Artigo seguinte
Quais os tipos de secagem de alimentos?