O que é espasticidade no AVC?

Perguntado por: Mariana Lopes de Macedo  |  Última atualização: 5. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

A espasticidade é o aumento involuntário do tônus muscular, apresentando-se como rigidez da musculatura envolvida. Esta alteração pode influenciar na qualidade de vida de pessoas que sofreram um AVC, prejudicando muito a reabilitação e recuperação.

O que é espasticidade Pós-AVC?

A espasticidade ocorre quando há uma interrupção da comunicação entre o cérebro, os músculos e os nervos na parte superior dos músculos responsáveis ​​pelo controle dos movimentos. Como resultado, seus músculos podem se contrair quando deveriam estar relaxados.

É normal ter espasmos após AVC?

Espasmos e rigidez muscular após AVC estão presentes em cerca de 60% dos casos. Dor e dificuldade de movimentação são os principais sintomas.

O que causa a espasticidade?

A espasticidade ocorre no acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, lesão medular e na paralisia cerebral. Também pode estar presente em neoplasias do sistema nervoso, em doenças heredo-degenerativas e desmielinizantes.

Quais os tipos de espasticidade?

Classificações: • Focal: afeta um único grupo muscular ou região fun- cional; • Segmentar: grupos musculares adjacentes afetados em um ou mais membros; • Generalizada: mais de dois membros são acometidos. Principais causas: acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla e paralisia cerebral.

COMO TRATAR A ESPASTICIDADE PÓS AVC - Ludmila Toni

15 questões relacionadas encontradas

O que fazer com paciente com espasticidade?

Dentre os tratamentos disponíveis incluem-se: a fisioterapia, os agentes farmacológicos (por via oral ou intratecal), a quimiodesinervação dos músculos com o uso de injeções de fenol, a utilização de injeções de toxina botulínica e os tratamentos cirúrgicos como o alongamento de tendões, transferência de tendões, ...

Qual a diferença de rigidez e espasticidade?

Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.

O que piora a espasticidade?

As principais causas de espasticidade são acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla e paralisia cerebral. Danos cerebrais hipóxicos ou traumáticos e danos da medula espinhal são menos frequentes, mas podem levar à espasticidade particularmente grave.

Qual médico trata de espasticidade?

O médico neurologista ou neurocirurgião realiza o diagnóstico, identifica a gravidade e a causa da espasticidade através do exame clínico numa consulta de rotina e, caso seja necessário, de alguns exames de imagem, como a Ressonância Magnética.

Como avaliar a espasticidade?

Na avaliação da espasticidade, são utiliza- dos indicadores quantitativos e qualitativos. Estes são utilizados para identificar a intensidade e sua influência no desempenho da função, sendo úteis na indicação de intervenções tera- pêuticas e análise de seus resultados.

Como tratar a espasticidade Pós-AVC?

O acompanhamento geralmente envolve medicamentos orais, fisioterapia, terapia ocupacional, aplicações de toxina botulínica e em alguns casos, também pode existir a necessidade de cirurgia.

Quando um AVC é irreversível?

O AVC é uma doença séria e pode causar seqüelas irreversíveis, principalmente se a pessoa não for atendida rapidamente. As conseqüências dependem da área do cérebro afetada, do tamanho da lesão e do tempo que a pessoa levou para ser atendida.

Qual AVC deixa mais sequelas?

Ao contrário do AVC hemorrágico, o AVC isquémico possui uma taxa menor de mortalidade mas as suas sequelas podem ser irreversíveis, ou seja, como o cérebro vai ter um défice grande de oxigénio durante segundos, podem morrer muitas células e por isso os danos podem ser graves e definitivos, a única forma de evitar este ...

Porque quem teve AVC fica gritando?

Após um AVC, existem mudanças emocionais e comportamentais, pois o acidente vascular cerebral afeta o cérebro, que controla nosso comportamento e emoções. Você ou seu ente querido podem apresentar irritabilidade, esquecimento, descuido ou confusão. Sentimentos de raiva, ansiedade ou depressão também são comuns.

Quem tem AVC isquêmico volta ao normal?

A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual. Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.

Como fica a cabeça depois de um AVC?

O AVC pode danificar áreas do cérebro responsáveis pelo que chamamos de funções cognitivas (memória, pensamento, raciocínio, aprendizagem, entre outros). Alguns pacientes podem ter dificuldade com a atenção, planejamento e execução de tarefas, aprendizagem de novas habilidades e memória de curto prazo.

Como evitar a espasticidade?

  1. Uso de apoios funcionais (órteses): Usados. para garantir posicionamento adequado e evitar. ...
  2. Fisioterapia: Exercícios prescritos por um. ...
  3. Hidroterapia. ...
  4. Oral: Uso de remédios para relaxamento da. ...
  5. Toxina Botulínica: Inativação de músculos. ...
  6. Tratamento Cirúrgico: Reservada para. ...
  7. Afastando os fatores que agravam a. ...
  8. Punho.

O que é espasticidade leve?

A espasticidade é um dos muitos problemas musculares que podem afetar uma pessoa. Trata-se de um distúrbio que faz com que se tenha dificuldade de controlar os próprios músculos. Esse distúrbio modifica o tônus, fazendo com que, em geral, ocorra rigidez em membros como as mãos, por exemplo.

Qual reflexo medular está exacerbado na espasticidade?

Uma das características do paciente com lesão medular é a espasticidade. Ela ocorre quando há uma lesão do neurônio motor superior causando um aumento do reflexo de estiramento, alterações do tônus muscular e, especialmente, uma maior resistência ao movimento passivo, entre outros.

O que está acontecendo quando um músculo sofre espasticidade?

Explicando de forma simples, a espasticidade provoca descontrole do tônus muscular, podendo causar rigidez e dificuldade de movimentar a região afetada, além de dor.

O que é espasticidade Como tratar?

A espasticidade muscular resulta de uma lesão no sistema nervoso central e cursa com o aumento de um reflexo num músculo ou grupo(s) muscular(es) por perda do controlo central que é feito pelo cérebro.

O que faz o músculo ficar duro?

O enrijecimento muscular costuma ocorrer em duas situações principais. Quando a pessoa passa muito tempo na mesma posição, sem se mexer, ou ainda quando a pessoa quer fazer um movimento rápido, brusco, após um longo período de repouso. Ambas essas situações podem causar dores agudas e espasmos.

O que fazer para melhorar a rigidez muscular?

A rigidez muscular pode ser tratada com aplicações de calor (por ex. as Faixas Térmicas ThermaCare®). Contudo, se a dor nos músculos estiver associada a edema, hematoma ou inflamação aguda, não se recomenda o uso de calor.

Qual é o lado mais perigoso do AVC?

Os acidentes vasculares cerebrais que comprometem a consciência ou que afetam uma zona extensa do lado esquerdo do cérebro (responsável pela linguagem) podem ser particularmente graves.

Qual o pior AVC lado direito ou esquerdo?

Lesões mínimas nesses locais são mais graves. Em áreas cerebrais menos utilizadas, os efeitos são menores. No caso de indivíduos destros, lesões no hemisfério esquerdo do cérebro são mais prejudiciais, pois esse é o lado que comanda o lado direito do corpo.

Artigo anterior
É possível um tumor desaparecer?
Artigo seguinte
Quais as principais causas para acontecer o erro no ambiente hospitalar?