Como se deve chamar o surdo?

Perguntado por: Nicole Cátia Andrade Valente  |  Última atualização: 28. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

O fator preponderante para a escolha de um ou outro termo é a participação na comunidade surda. As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.

Qual a forma correta de chamar um surdo?

Para se referir a uma pessoa com perda total de audição, o certo é dizer que ela é surda e não surda-muda.

Como se chama uma pessoa surda?

Portanto, o uso correto dos termos são: Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total.

É correto dizer que alguém é surdo e mudo?

Sim, quem não é surdo é ouvinte. O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”.

Quais os termos corretos para designar a pessoa com surdez?

surdinho

TERMOS CORRETOS: surdo; pessoa surda; pessoa com deficiência auditiva. O diminutivo “surdinho” denota que o surdo não é tido como uma pessoa completa. Os próprios cegos gostam de ser chamados “cegos” e os surdos de “surdos”, embora eles não descartem os termos “pessoas cegas” e “pessoas surdas”.

TODO SURDO É MUDO? É ERRADO CHAMAR DE SURDO-MUDO?

25 questões relacionadas encontradas

Qual a forma correta de se referir a uma pessoa com deficiência?

O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”. A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD. Também é importante se atentar ao plural: pessoas com deficiência e não, pessoas com deficiências, a não ser que, elas tenham, de fato, mais de uma deficiência.

Qual é o termo correto para deficientes?

A resposta é muito simples: Pessoa Com Deficiência, que é a forma correta e oficial. O termo Pessoa com Deficiência foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, sendo aprovado em 13 de dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU.

É errado falar deficiente auditivo?

Como visto, os termos não são errados, desde que a sua aplicação seja congruente à situação da pessoa a qual você está se referindo. Surdez determina, do ponto de vista clínico, a condição da pessoa que sofre com uma perda auditiva severa, impossibilitando a audição de qualquer som.

Qual terminologia já foi utilizada para se referir a pessoa com surdez deficiência auditiva?

surdo-mudo

É uma forma antiga de se referir aos surdos, mas que já caiu em desuso e hoje em dia, gera desconforto da grande maioria dos surdos. Pouquíssimas pessoas que têm perda auditiva também são mudas, pois é raro que elas tenham algum problema nas cordas vocais.

Por que o termo surdo-mudo não deve ser utilizado?

O termo surdo-mudo é incorreto e nunca deve ser usado.

A pessoa ter uma deficiência auditiva não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitas pessoas surdas, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.

Como se chama a pessoa que é surda e muda?

"Surdo-mudo" é um termo incorreto e ultrapassado, que era usado para se referir a surdos alguns séculos atrás. Infelizmente, ele ainda continua a ser empregado por muitas pessoas, hoje em dia. Porém, este termo é errôneo e capacitista, pois pressupõe que os surdos são, naturalmente, mudos.

Por que os surdos eram chamados de Surdos-mudos?

O primeiro a usar o termo surdo-mudo foi Aristóteles, que acreditava que os surdos eram incapazes de raciocinar ou aprender algo. A partir desse pensamento, muitas pessoas passaram a acreditar que um indivíduo que não podia ouvir normalmente também não pudesse usar sua voz.

Como se chama a pessoa que fala em Libras?

Quem é intérprete úe lingua de sinais? É o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que é qualificado para desempenhar a função de intérprete. No Brasil, o intérprete deve dominar a língua brasileira de sinais e língua portuguesa.

Qual o termo mais aceito pela comunidade surda?

O fator preponderante para a escolha de um ou outro termo é a participação na comunidade surda. As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.

Quando a pessoa é considerada deficiente auditivo?

Atualmente, o Decreto 5.296/04 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.

Como é que fala com mudo?

Utilizar recursos visuais, como imagens e gestos, pode facilitar a comunicação com mudos. Também é importante manter contato visual e evitar interrupções durante a conversa. Dessa forma, é possível estabelecer uma comunicação efetiva e inclusiva. A comunicação com mudos é uma forma de inclusão e respeito.

É correto falar aluno especial?

No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.

É correto chamar de cego?

Para se referir a uma pessoa com perda total da visão ou com pouquíssima capacidade visual, isto é, com cegueira, utilizamos a palavra cego. Dizer que uma pessoa é cega não é depreciativo!

Por que o mudo não fala?

As principais causas de mudez são físicas, podem estar relacionadas com a garganta, cordas vocais, língua, boca, pulmões ou outros. A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar.

Porque surdo não é deficiente auditivo?

Do ponto de vista clínico, o deficiente auditivo e o surdo se distinguem de acordo com o grau da perda de audição. Isso reflete a capacidade de escutar que a pessoa ainda apresenta e a forma como o problema se desenvolveu.

Qual o termo correto utilizado para pessoa que tem perda total ou parcial da audição?

O termo correto para tratar de pessoas com perda auditiva é “surdo ou surda”. Tanto o Decreto 5.626/205 quanto a lei 10.436/2002, que tratam da Língua Brasileira de Sinais - Libras, utilizam como termo para tratamento de pessoas com perda de audição a palavra surda.

Qual dessas terminologias está correta para pessoa com deficiência auditiva de grau severa ou profunda?

Já as que têm surdez severa, profunda ou anacusia preferem ser consideradas surdas.

Quais são os 4 tipos de deficiência?

As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:
  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

Quando falamos de inclusão falamos de?

Quando falamos em inclusão, não se trata apenas de incluir uma pessoa a um grupo restrito. O conceito abrange a adesão de todos os que estão envolvidos no ensino. Dessa forma, família, comunidade, educadores, gestores escolares e demais pessoas relacionadas precisam fazer parte deste processo.

Qual a deficiência de uma pessoa que não fala?

Mudez ou afonia é uma deficiência que indica incapacidade total ou parcial de produzir fala.

Artigo anterior
Quantos anos caduca o Imposto de Renda?
Artigo seguinte
O que não fazer no primeiro dia de trabalho?