O que é espaço urbano na sociologia?

Perguntado por: Gabriel Faria  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 5/5 (25 avaliações)

O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.

O que é a sociologia urbana?

Sociologia urbana é o ramo da sociologia que trata do estudo das relações sociais (entre indivíduos, grupos e agentes sociais) dentro do espaço urbano.

O que é uma sociedade urbana?

É importante ressaltar que, no Brasil, é considerada urbana – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – aquela sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes.

Quais os objetivos da sociologia urbana?

Proporcionar o entendimento da cidade como espaço físico onde se processam diversos aspectos da vida social e como aí se produzem e reproduzem relações entre actores, instituições e grupos sociais.

Quais são as características do espaço urbano?

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Sociologia Urbana - Brasil Escola

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as características do espaço urbano e rural?

O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Quais são as duas abordagens que existem na sociologia urbana?

O primeiro chamado de Gemeinschaft, que são os vínculos sociais estáveis, duradouros e cotidianos, o segundo chamado de Gesellschaft, que são os vínculos temporários, efêmeros e que se esvaem rapidamente.

Qual a origem da sociologia urbana?

Entre 1915 e 1940, a Escola de Chicago produziu um vasto e variado conjunto de pesquisas sociais, direcionado à investigação dos fenômenos sociais que ocorriam especificamente no meio urbano da grande metrópole norte-americana. ... Foram eles que elaboraram o primeiro programa de estudos de sociologia urbana.

Em que consiste o desenvolvimento urbano?

O conceito de desenvolvimento urbano, que vem sendo pauta constante da vida das grandes cidades brasileiras, pode ser definido como um conjunto de ações, estratégias e instrumentos necessários para a transformação da cidade, tendo como objetivo principal o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Qual é a diferença entre cidade e urbano?

Primeiramente, é importante estabelecer a diferença entre a cidade e o urbano. ... Já a cidade é a obra, o objeto localizado no tempo e no espaço. O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano.

O que é uma sociedade urbano industrial?

O desenvolvimento urbano-industrial do Brasil, baseado na substituição de importações, visava, sobretudo, à implantação de uma estrutura produtiva completa. ... Foi marcante neste período a participação do Estado como empreendedor dos setores de infra-estrutura e de transformação.

O que é urbanização da sociedade contemporânea?

Urbanização é o processo mediante o qual uma população se instala e multiplica numa área dada, que aos poucos se estrutura como cidade. ...

É considerado o pai da sociologia urbana?

Esta é a primeira publicação em português sobre um dos maiores sociólogos americanos do início do século XX, considerado o “pai” da sociologia urbana. ...

O que é sociedade e espaço urbano?

O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. ... Para o IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço rural.

Quais os principais problemas sociais do espaço urbano?

Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.

Como foi o surgimento das cidades?

As cidades surgiram como centro das civilizações, e acompanharam a história humana desde a Antiguidade até os dias atuais. ... As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas.

Como foi reconhecida a partir da sociologia urbana a cidade?

Para Weber, a cidade é pré-condição da existência do capitalismo e pressuposto de seu desenvolvimento. ... É, portanto, no contexto da anatomia da sociedade, em seus aspectos marcadamente estruturais, que a cidade surge como substrato da vida social, acumulando e concentrando parcelas significativas da população.

Como foi desenvolvida a teoria do meio urbano?

A descrição das formas de ocupação e apropriação do espaço em meio urbano foi promovida pela chamada Escola de Chicago. Aplicando os princípios teóricos da ecologia vegetal e animal às comunidades humanas, os seus cultores procuraram explicar o uso seletivo que os grupos humanos fazem do espaço urbano.

Quais são as duas abordagens representada pela Escola de Chicago?

A Escola de Chicago inicia um processo que aborda os estudos em antropologia urbana, em que o "outro" torna-se o "próximo".

O que é ordem e conflito?

Usualmente na sociologia, como no senso comum, os pa res conceituais indivíduo e sociedade, ordem e conflito são entendidos como opostos, independentemente das diferentes concepções sobre a natureza das oposições e das suas inter- relações. No pensamento de Hobbes aquelas noções são também concebidas como opostas.

O que é gentrificação urbana?

Em sua definição primeira, o termo refere-se a processos de mudança das paisagens urbanas, aos usos e significados de zonas antigas e/ou populares das cidades que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de rendas mais elevadas.

Quais são as características da zona rural?

Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.

Quais são as características do meio rural?

O espaço rural envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele está ligado a práticas agrárias e não agrárias. ... São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.

Qual a diferença da zona rural para a zona urbana?

NAS CIDADES AS CASAS OU APARTAMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS BEM JUNTOS UNS DOS OUTROS. A ZONA RURAL, TAMBÉM CHAMADA DE CAMPO, É A REGIÃO QUE FICA FORA DA CIDADE. AS PESSOAS VIVEM NO CAMPO EM SÍTIOS, CHÁCARAS, FAZENDAS, ETC. AS CASAS DA ZONA RURAL NÃO SÃO CONSTRUÍDAS PERTO UMA DAS OUTRAS.

Artigo anterior
Porque engordamos no fim de semana?
Artigo seguinte
Qual a importância do trabalho de campo para a antropologia?