O que é conjunção explicativa?
Perguntado por: Nádia Gaspar Abreu | Última atualização: 31. Oktober 2024Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
O que é conjunção explicativa exemplos?
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.
Como é conjunção explicativa?
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira. São várias: que, pois, porque, porquanto. Normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo: «Compra o casaco, porque está frio.»
Como identificar uma frase explicativa?
→ Conjunções explicativas: apresentam um motivo, uma razão, ou seja, uma das frases justifica o conteúdo da outra. A festa foi um desastre, pois a energia elétrica foi cortada.
Qual é o exemplo de conjunção?
Como exemplos temos “antes que”, “primeiro que”, “depois que”, “quando”, “assim que”, “desde que”, “sempre que”, “a cada vez que”, “enquanto”, entre outros.
CONJUNÇÃO: O que é Conjunção? Conjunções Coordenativas ou Subordinativas?
Quando a conjunção pois é explicativa?
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
Como identificar as conjunções?
As conjunções são classificadas com base na relação de dependência ou de independência estabelecida entre os elementos ou as orações unidos por elas. Orações que são compreensíveis isoladamente são chamadas de coordenadas, e, portanto, as conjunções que as ligam são as conjunções coordenativas.
Como diferenciar conjunção conclusiva de explicativa?
Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula. e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração.
Como identificar uma conjunção?
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Quando é explicativa?
e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Conclusivas : Exprimem conclusão ou consequência referentes á oração anterior. Explicativas : Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior.
O que é uma expressão explicativa?
Expressões explicativas e retificativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, por exemplo, por assim dizer, ou melhor, antes disso, digo, dizendo de outra forma, e outras. Expressões continuativas e conclusivas: além disso, aliás, então, a meu ver, com efeito, enfim, outrossim, portanto, e outras.
Porque é conjunção explicativa?
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Qual a diferença entre conjunção causal e explicativa?
RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa.
Quando o pois é conclusivo e explicativo?
A diferença entre o pois conclusivo e o explicativo está pautada em como são colocados na frase, uma vez que o acompanhamento e o posicionamento de sinais de pontuação são determinantes para classificá-los como conjunção ou advérbio.
Quais são as 5 conjunções?
Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Quais são as conjunções de conclusão?
As conjunções conclusivas típicas são: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso entre outras.
Qual é a conjunção da palavra é?
Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só...
Que explicativo é conclusivo?
Februar 2022 Pontuação: 4.9/5 ( 7 avaliações ) d) conclusivas: quando expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. ... e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois).
Pode usar a vírgula antes do e?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”
Tem vírgula depois de portanto?
4. Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.