O que é espaço de aprendizagem?
Perguntado por: Luís Amorim de Pinho | Última atualização: 15. März 2022Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)
Espaço de aprendizagem é o lugar da realização da aprendizagem dos sujeitos orientado pela ação intencional do outro. Esta intencionalidade é conseguida por meio das atividades orientadoras de ensino.
Quais são os ambientes de aprendizagem?
Tipos de ambientes de aprendizagem. Dependendo das suas características, encontramos até 4 tipos de ambientes de aprendizagem: físico, virtual, formal e informal.
Qual a importância do espaço escolar para o aprendizado?
Nesse sentido, o espaço escolar se torna uma ferramenta que ajuda crianças e adolescentes a muito mais do que aprender a ler e contar: é o local onde aprendem a se comunicar, fazer amigos, resolver problemas, ou seja, iniciam seu desenvolvimento socioemocional.
Como se dá a escola como espaço de aprendizagem?
A escola é um deles. O espaço de aprendizagem é importante também para socialização, articulação sobre temas e grupos e para desenvolver o protagonismo estudantil. É nela que as relações e as primeiras redes de apoio, para além da família, geralmente se formam, segundo a pesquisa.
Quais são os espaços da escola?
Existem muitos espaços em uma escola, e é indispensável torná-los ambientes que promovam e revelem aprendizagens: as paredes, fachadas, salas de aula, corredores, pátios, banheiros, refeitório e tantos outros podem se transformar em verdadeiros locais que circulam conhecimentos.
O que são espaços de aprendizagem? | ZÉ DA FÍSICA
O que é o espaço escolar?
Para começar, vale conhecer conceitualmente o que é espaço escolar, que consiste no local onde são realizadas as atividades, também referente ao mobiliário, objetos de decoração e recursos didáticos.
O que são espaços escolares e Não-escolares?
O ambiente não-escolar diferente da escola, não possui o interesse de promover a educação diretamente, ou seja, não tem a educação como objetivo principal, mas se sustenta nela para se desenvolver e findar suas estruturas, ou seja, é com base na educação que eles se fundamentam. Concorda-se com Libâneo (2002, p.
Como deve ser o ambiente de uma escola?
O ambiente escolar deve ser organizado com o objetivo de oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para o aluno em todas as fases, desde os primeiros anos da Educação Infantil até o final do Ensino Médio.
Como deve ser o espaço escolar na Educação Infantil?
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.
Como deve ser o ambiente escolar na Educação Infantil?
Por ser um ambiente de convívio diário onde as crianças passam a maior parte do tempo, o espaço físico do ambiente escolar precisa ser descontraído para que os alunos sintam-se à vontade, principalmente na educação infantil onde as crianças começam a exercer sua capacidade de questionamento.
Qual é a importância do espaço escolar para o aprendizado a presença física o convívio social?
O ambiente escolar - como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo - é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve.
Qual a influência do ambiente na aprendizagem?
Estudo comprova a influência do ambiente escolar na aprendizagem. ... A presença de espaços de apoio ao ensino permite um ambiente escolar mais adequado e uma postura diferenciada do docente, trazendo mais qualidade para o ensino, o que resulta em um melhor desenvolvimento dos estudantes.
Quais são os ambientes virtuais de aprendizagem que você conhece?
São exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem dedicados (stricto sensu): Moodle, Teleduc, Chamilo, Claroline, Dokeos, Blackboard…
Como deve ser um ambiente de aprendizagem produtivo?
Tenha tudo o que for necessário para os estudos no seu ambiente. É importante ter fácil acesso aos materiais por conta da praticidade, mas também para evitar distrações. Assim, reserve estojo, caderno, dispositivos móveis, carregador, uma garrafa de água, entre outros objetos essenciais para o processo de aprendizagem.
Como deve ser a escola de educação infantil?
Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Como deve ser a organização do ambiente e do tempo na educação infantil?
Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (BARBOSA; HORN, 2001).
Como deve ser pensada a organização do tempo e espaço na educação infantil?
Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.
O que um bom ambiente escolar faz com os alunos?
A influência do ambiente escolar além do aprendizado
Uma sala com carteiras em bom estado, boa iluminação e com circulação de ar. Um ambiente que atende as necessidades de quem usa irá parece mais estimulante. Evitar comportamentos que causam conflitos entre os alunos é uma forma de manter o um bom ambiente.
O que é um ambiente educativo?
ambiente educativo – um espaço construído com a finalidade de promover aprendizagem (BARBOSA, FARAH E CARLBERG, 2007, p. 35).
Como o aluno deve se comportar no ambiente escolar?
Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.
O que são práticas educativas não escolares?
A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.
Quais são os espaços Não-escolares de atuação do pedagogo?
O mercado de trabalho para Pedagogos está cada vez mais amplo e diverso. Este profissional pode atuar em editoras, ONGs, brinquedotecas, centros de reabilitação de jovens e adolescentes, empresas, hospitais e até mesmo em fóruns ou tribunais de justiça, integrando as equipes técnicas ou multidisciplinares.
Quais são os espaços não formais de ensino?
é aquele tipo de educação sistematizada e organizada, porém com flexibilidade quanto ao tempo e espaço que podem ser utilizados para esta educação. ... São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.
O que é um espaço pedagógico?
Os ambientes pedagógicos são espaços de convivência, de educação social, de aperfeiçoamento das capacidades cognoscitivas, devem, portanto, ser ambientes/espaços motivadores de (re)construção do conhecimento, descobertas, criatividade, respeito mútuo, intercâmbio e trabalho cooperativo entre os pares, troca de ...
O que são espaços?
Significado de Espaço
substantivo masculino [Astronomia] Região localizada além do sistema solar e da atmosfera terrestre. Extensão limitada; lugar: não tinha espaço para sentar. Intervalo de tempo: no espaço de um ano. Intervalo entre um ponto e outro; distância.
Qual é o melhor arco de One Piece?
Qual radiação é mais perigosa alfa beta ou gama?