É correto dizer oficiala?

Perguntado por: Núria Teixeira  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Qual é o feminino da palavra oficial? A palavra oficial é um adjetivo de gênero masculino, portanto seu feminino é oficiala. É importante ressaltar que o feminino da palavra oficial não é oficializa, como alguns podem pensar, mas sim oficiala.

Qual é o feminino de oficial de justiça?

Em tempo: no feminino, o SINDOJUS/MG já usa [desde sempre] a expressão" Oficiala "de Justiça Avaliadora. "Em que pese os dicionários, em regra, registrarem oficiala como feminino de oficial, é raro encontrarmos esse uso, o que, aliás, ocorre com as funções em que a participação da mulher é fato recente.

Qual o feminino de oficial de justiça?

20) Ora, se não é comum-de-dois gêneros, seu feminino não pode ser a oficial, de modo que se há de cair na regra comum de flexão de gênero, formando-se, de modo correto, a oficiala.

O que é oficiala de cartório?

O oficial de registro, oficial registrador ou registrador é um profissional da área do Direito, dotado de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade de registro. É conhecido genericamente como tabelião, termo que abrange também os notários.

Como se referir a um oficial de cartório?

O Oficial, seja de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Registro de Títulos e Documentos, ou de Registro de Imóveis, é, como cediço, “registrador”.

É correto dizer MUITO POUCO?

40 questões relacionadas encontradas

Como se dirigir a um oficial de cartório?

“Vossa Senhoria” é o tratamento que deve ser empregado para as demais autoridades e para particulares.

Qual é o feminino de fiscal?

3) E conclui que "o mesmo processo perdurou no português", razão pela qual, "se uma mulher entrar para os quadros da fiscalização de rendas do Estado, chamar-se-á ela a fiscal", sendo fiscala o que ele considera uma "solução inferior", portadora de "conotação depreciativa ou jocosa".

Como é o feminino de coronel?

Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.

É soldado ou soldada?

10) Ora, se o VOLP não registra soldado como um substantivo comum-de-dois gêneros, isso, no mínimo, quer significar que seu feminino não pode ser a soldado, de modo que se há de cair na regra comum de flexão de gênero, formando-se, de modo correto, o soldado para o masculino e a soldada para o feminino.

O que não é oficial?

O contrário de oficial é: 1 privado, pessoal, particular. 2 acessório, acidental, desimportante, secundário. 3 clandestino, furtivo, secreto, informal, proibido, confidencial, ilegal, extralegal, ilegítimo, ilícito.

Qual é o substantivo feminino de folião?

Feminino: foliona ou foliã. Plural: foliões. Origem etimológica:folia + -ão. Feminino: foliona ou foliã.

Como se diz sargento no feminino?

A forma sargentaé [feminino singular de sargento] .

O que é o feminino de cupim?

Consulta: Qual o feminino de ”cupim”? Resposta: Cupim é substantivo epiceno, o que significa que o mesmo nome (o mesmo gênero) designa os seres dos dois sexos. Quando se quer fazer a distinção ou especificar o sexo desse animal, usa-se a expressão macho ou fêmea: vi um cupim macho, vi um cupim fêmea.

Como se referir a Polícia Militar?

Vossa Excelência (V. Ex.

Qual o feminino de gerente financeiro?

No português do Brasil, a forma correta de se referir a uma mulher que exerce a atividade de gestão na área financeira é "gerente financeira".

Qual o feminino de técnico administrativo?

É usada para se referir a qualquer profissional técnico versado na área administrativa. Sua forma no feminino é 'técnica administrativa' (em geral evitada, devido à palavra 'técnica', que possui mais de um significado) e, no plural, 'técnicos administrativos' / 'técnicas administrativas'.

Qual é o Qual é o feminino de tabelião?

Feminino: tabelioa ou tabeliã. Plural: tabeliães.

Como se chama um dono de cartório?

Não existe “dono” de cartório

Pois é. A expressão é muito usada, porém, formalmente falando, o Titular de um cartório não é o seu dono. Ele é alguém que foi delegado a essa função pelo Estado. É por isso que o concurso público é necessário e obrigatório.

Quando se usa ilustríssimo senhor?

A ele corresponde o tratamento Vossa Excelência. 7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Artigo anterior
Porque o CRLV 2021 não foi emitido?
Artigo seguinte
Qual a maneira mais rápida de perder barriga?