O que é Escala de Braden e Norton?

Perguntado por: Alice Mónica Faria  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

A escala de Braden avalia a percepção sensorial,umidade, atividade, mobilidade, nutrição, fricção e cisalhamento. A pontuação máxima é de 23 pontos ecanto menor for a pontuação maior será risco parau.

O que diz a escala de Braden?

A escala de Braden fornece seis parâmetros para avaliação, pelas suas subescalas: 1- percepção sensorial; 2- umidade; 3- atividade; 4- mobilidade; 5- nutrição; 6- fricção e cisalhamento.

Para que é usada a escala de Norton?

A Escala de Norton, consiste na avaliação de cinco itens: condição física, nível de consciência, atividade, mobilidade e incontinência. O valor total pode variar de 5 a 20 pontos8. A utilização das escalas, permite estimar o risco, o que proporciona a implementação de medidas preventivas precocemente.

Quais são as 8 categorias avaliadas na escala de Braden Q?

A escala de Braden Q foi traduzida e adaptada para a cultura brasileira e é composta por oito subescalas: mobilidade, atividade, percepção sensorial, umidade, fricção e cisalhamento, nutrição, perfusão tecidual e oxigenação8,9,13.

Quais são as escalas de lesão por pressão?

Atualmente, as escalas de predição de risco disponíveis para esta avaliação e validadas para o português são as de Braden, Waterlow e Norton.

Escalas de Braden e Norton - Entenda como avaliar o risco de lesões!

36 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 tipos de classificação de lesões?

Veja abaixo quais são eles:
  • grau 1: pele íntegra com hiperemia que não embranquece;
  • grau 2: perda da pele em sua espessura parcial;
  • grau 3: perda da pele em sua espessura total;
  • grau 4: perda total da pele com exposição de camadas profundas (músculo, tendão, ossos).

O que é a escala de Fugulin?

A escala de Fugulin, totalmente implementada no HC Adulto e que atualmente segue para o Hospital Materno Infantil, é um instrumento utilizado na gestão de serviços de saúde que possibilita a distribuição de profissionais de enfermagem de acordo com o grau de dependência dos pacientes.

O que significa Braden?

A escala de Braden é um recurso utilizado nas UTIs para medir o risco dos pacientes críticos desenvolverem lesões por pressão. A partir do registro, os enfermeiros conseguem aplicar medidas preventivas e promover um tratamento mais eficaz, além de oferecer mais bem-estar para os pacientes.

Quando se aplica escala de Braden?

A avaliação de risco para esse tipo de lesão deverá ser realizada o mais precocemente (recomendável dentro das primeiras 8 horas) após a admissão do usuário na unidade. A escala de Braden deverá ser aplicada para todos os pacientes acima de 5 (cinco) anos (SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA, 2020).

O que significa Braden Q?

A Escala Braden Q é uma versão pediátrica da Escala Braden, sua aplicação considera os fatores de risco específicos para o desenvolvimento de LP em crianças e seu uso como instrumento de avaliação favorece a identificação dos pacientes em risco.

Como é composta a escala de Norton?

A escala de Norton verifica cinco parâmetros para grau de risco sendo elas: incontinência; condição física; atividade; nível de consciência; mobilidade. Com valores de 1 a 4, variando de 5 a 20 pontos a soma dos cinco níveis, interpretados da seguinte forma: < 12 alto risco.

Qual é a escala da dor?

Dentre as escalas de dor, existem três categorias que costumam ser confiáveis — e são validadas pela ciência — para a autoavaliação da dor nos consultórios e hospitais2: a escala visual analógica1-4 (também conhecida como escala EVA3), a escala de avaliação verbal1,2,4 e a escala de classificação numérica1,2,4.

O que é uma LPP na enfermagem?

Lesões por pressão (LPP) causam dano considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade.

Quantos pontos tem a escala de Braden?

O escore mínimo dessa escala é seis e o máximo 23. A classificação do risco é definida pelos pontos de corte que são: ≤9 risco muito alto, entre 10 e 12 risco alto, entre 13 e 14 risco moderado, entre 15 e 18 risco brando e acima deste valor sem risco.

Quem é o profissional responsável por aplicar a escala de Braden?

Conclui-se que a utilização da Escala de Braden é necessária, precisa ser compartilhada pelos enfermeiros nos diversos turnos de trabalho e deve subsidiar a prescrição de enfermagem na prevenção de LP em UTI.

Como a escala de Braden é utilizada na prática clínica?

A utilização da Escala de Braden de forma adequada pode avaliar, planejar e prevenir o desenvolvimento de lesão por pressão, identificando antecipadamente o paciente predisposto ao desenvolvimento lesões por pressão devido às ações fisiológicas ou ambientais identificadas e assim, planejar uma assistência sistematizada ...

Quais os tipos de escalas de enfermagem?

Quais são os tipos de escala de enfermagem no Brasil?
  • Diária. Pouco comum, a escala diária normalmente está inserida em outro modelo, como o semanal. ...
  • Mensal. ...
  • Anual. ...
  • Escala 6 por 1. ...
  • Escala 12 por 36. ...
  • Escala 12 por 60. ...
  • Escala 24 por 48. ...
  • Qual o limite de horas seguidas que um enfermeiro pode trabalhar?

Como fazer a escala de Morse?

A escala de Morse é composta por seis critérios para a avaliação do risco de quedas. Cada critério avaliado recebe uma pontuação que varia de zero a 30 pontos, totalizando um escore de risco, cuja classificação é a seguinte: risco baixo, de 0 – 24; risco médio, de 25 – 44 e risco alto, ≥452.

O que é escala de Braden PDF?

A Escala de Braden (EB) é a mais utilizada no Brasil para medir o risco que o usuário dos serviços de saúde tem de apresentar uma LP. É constituída de seis variáveis para avaliação em seis subescalas: Percepção Sensorial, Umidade, Atividade, Mobilidade, Nutrição, Fricção e força de Cisalhamento.

Quais os cuidados para evitar a lesão por pressão?

Além de limpa, a pele também deve estar sempre seca. Caso o paciente faça uso de fraldas, é necessário que ela seja trocada sempre que estiver com urina ou fezes. Cremes ou sprays de barreira são indicados para prevenir as lesões. Dica: A pele do paciente deve estar sempre hidratada.

O que é a escala de Dini?

Tem como objetivo medir a complexidade dos cuidados de enfermagem em pacientes internados em uma unidade clínica pediátrica por meio de um Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos (ICPP).

Para que serve a escala de Ramsay?

O escore para avaliação do nível de sedação mais utilizado atualmente(7-9) foi proposto por Ramsay et al. em 1974, e baseia-se em critérios puramente clínicos para classificar o nível de sedação, seguindo a numeração de 1 a 6 para graduar de ansiedade, agitação ou ambas, até coma irresponsivo.

O que é a escala de manchester?

O Sistema de Triagem Manchester (STM), utilizado na nossa Emergência, é uma metodologia científica que tem por objetivo organizar a demanda de pacientes que procuram atendimento de emergência, identificando as prioridades clínicas antes da avaliação médica.

O que é a Npuap?

Segundo esta última atualização realizada pela National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP, 2016) lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionado a um dispositivo médico ou outro artefato.

O que é um esfacelo?

Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).

Artigo anterior
Qual a Lei do MEI 2021?
Artigo seguinte
Qual a origem da integração e da diferenciação?