O que é ergonomia em geral?

Perguntado por: Bárbara Pinheiro de Guerreiro  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (3 avaliações)

O que é ergonomia? Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos.

Qual é o conceito de ergonomia?

Em linhas gerais, ergonomia é uma ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. As normas foram criadas para que os colaboradores sejam submetidos a menos riscos no ambiente de trabalho e tenham conforto para executar suas atividades.

Quais são os 5 pilares da ergonomia?

Quais são os 5 pilares da ergonomia? Entendemos que podemos moldar hoje o futuro do espaço de trabalho com base em 5 pilares principais: (1) Mobilidade, (2) Flexibilidade, (3) Colaboração, (4) Sustentabilidade, (5) Saúde e Bem Estar e Qualidade de Vida.

Quais os 4 componentes da ergonomia?

As 4 fases da história da ergonomia
  1. Ergonomia tradicional. Teve início na Segunda Grande Guerra. ...
  2. Ergonomia do meio ambiente. Percebeu-se que as interferências no trabalho do indivíduo iam além de suas limitações físicas ou mecânicas. ...
  3. Ergonomia cognitiva. A ergonomia é uma ciência multidisciplinar. ...
  4. Macroergonomia.

O que quer dizer a palavra ergonomia?

Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”. Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

Afinal, o que é Ergonomia?

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo da ergonomia?

O que é ergonomia? Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos.

Qual é a importância da ergonomia?

A ergonomia é um diferencial para as empresas e para os colaboradores. Ela promove um ambiente mais saudável e com condições mais apropriadas para o trabalho e o desenvolvimento das capacidades dos colaboradores. As consequências podem ser vistas no aumento da produtividade e em melhores resultados da empresa.

Quais são os 3 pilares da ergonomia?

Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.

O que diz a NR 17 sobre ergonomia?

A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que visa estabelecer práticas e condições de trabalho que favoreçam a saúde do colaborador na execução de suas obrigações. A ideia é possibilitar que seus esforços não gerem nenhum impacto na saúde física, como as LERs, dores ou qualquer dificuldade.

Quais são os 7 tipos de ergonomia?

São 7, por exemplo, os tipos de ergonomia no trabalho, conforme ilustra o spoiler a seguir:
  • Ergonomia física;
  • Ergonomia de conscientização;
  • Ergonomia organizacional;
  • Ergonomia de correção;
  • Ergonomia participativa;
  • Ergonomia cognitiva;
  • Ergonomia de concepção.

Onde a ergonomia pode ser aplicada?

A ergonomia se aplica em postos de trabalho onde o exercício das atividades exigem: Esforços repetitivos para levantamento, transporte ou descarga de materiais. Postura estática e com necessidade de emprego da força.

Quais os princípios de ergonomia?

Conheça alguns princípios da ergonomia

-Reduzir esforços físicos ou estáticos durante as atividades. -Assegurar posturas confortáveis. -Eliminar a repetição de tarefas e movimentos. -Garantir condições ambientais confortáveis e isentas de risco.

Porque a NR 17 foi criada?

A norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, de maneira a regulamentar os artigos 175, 176, 178, 198 e 199 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que alterou o Capítulo V (Da Segurança e da ...

Qual a importância da NR 17 para o trabalhador?

A NR 17 é a norma que diz respeito à ergonomia no ambiente de trabalho. Ela que trata dos parâmetros necessários para garantir conforto, segurança e saúde para os funcionários, com o intuito de evitar que ocorram doenças causadas por esforço repetitivo.

O que a ergonomia previne?

A ergonomia previne diversas doenças ocupacionais, melhora a postura e atua na prevenção de lesões. Quando um colaborador que trabalha na frente do computador diariamente sente muita dor nas costas, é preciso ajustá-lo na altura correta, posicionando suas pernas e seus braços corretamente.

Qual artigo da CLT fala sobre ergonomia?

O tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de cinco horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades conforme o artigo 468 da CLT, desde que não exijam movimentos repetitivos e esforço visual.

Quem é responsável pela ergonomia no trabalho?

Cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, a fim de avaliar a adaptação das condições de trabalho às características de cada trabalhador.

Qual é a norma que regulamenta a ergonomia?

A NR 17 é conhecida como norma da ergonomia. Isso porque, essa regulamentação trata sobre a saúde ocupacional do colaborador. A ergonomia, no entanto, pode ser aplicada em todo e qualquer local de trabalho.

Quais os tipos de ergonomia no trabalho?

Isso mesmo, há três tipos de ergonomia: ergonomia física, cognitiva e a organizacional.

Quais são os tipos de ergonomia no trabalho?

Veja quais são elas a seguir.
  • Ergonomia de correção. Atua de maneira parcial e restrita, modificando pontualmente elementos como a iluminação, os ruídos, a temperatura, as dimensões e posicionamento do mobiliário etc.
  • Ergonomia de concepção. ...
  • Ergonomia de conscientização. ...
  • Ergonomia participativa.

Quais são os principais benefícios da ergonomia?

Quais os benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho?
  • Melhora a produtividade. ...
  • Reduz as faltas. ...
  • Proporciona um ambiente de trabalho adequado. ...
  • Aumenta o engajamento. ...
  • Evita processos trabalhistas. ...
  • Cumpre a legislação. ...
  • Valoriza a segurança. ...
  • Aumenta a credibilidade.

O que quer dizer a sigla PPRA?

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.

O que é ergonomia postura inadequada?

Postura inadequada

Uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros, coluna e lombar. Assim, há um comprometimento do sistema osteomuscular, que pode desencadear o surgimento de LER/DORT.

Quais os riscos da ergonomia no trabalho?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Artigo anterior
Quanto tempo demora uma transferencia internacional para o brasil?
Artigo seguinte
Como consultar mandado de levantamento eletrônico TJSP?